sábado, agosto 30, 2008

Mancha de gasóleo obriga a hastear bandeira vermelha...

A praia de São Martinho do Porto está hoje fechada devido a uma mancha de gasóleo proveniente de uma embarcação atracada no porto, disse à agência Lusa o comandante do porto da Nazaré, tenente Pais Neto.
Segundo a mesma fonte, apesar de a mancha de gasóleo afectar apenas as zonas um, dois e três da praia de São Martinho do Porto, a bandeira vermelha foi hasteada em toda a praia impedindo os banhos "por uma medida de precaução". "Solicitámos também à junta de freguesia de São Martinho do Porto que limpe o areal ao final do dia de hoje quando as pessoas abandonarem a praia e pensamos que na próxima preia-mar a situação já esteja normalizada", concluiu Pais Neto.
In SicOnline

sexta-feira, agosto 29, 2008

A freguesia precisa de mais eleitores...


São Martinho do Porto é uma freguesia onde a relação residente/ eleitor é ainda muito desproporcional.
Muitos são os que residindo há vários anos na freguesia, ainda não são eleitores da freguesia.
Mas a freguesia precisa que todos façam o correcto recenseamento.
Deste modo fortalecemos a nossa freguesia.
É um acto simples, pelo que apelo a todos, que o façam a Bem da Freguesia.
.
A 27 de Agosto, foi publicada a Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto, que estabelece o novo regime do recenseamento eleitoral e consagra medidas de simplificação e modernização que asseguram a actualização permanente do recenseamento através de novos meios tecnológicos.
De acordo com o
Ministério da Administração Interna (MAI), a nova lei pretende, no âmbito do Programa Simplex, assegurar a inscrição automática no recenseamento eleitoral dos cidadãos nacionais residentes no território nacional, para os quais a inscrição é obrigatória, com base na plataforma do Cartão de Cidadão.
Além de promover a simplificação e modernização de procedimentos, esta medida visa facilitar a relação dos cidadãos com a administração eleitoral e melhorar o acesso das comissões recenseadoras à Base de Dados do Recenseamento Eleitoral (BDRE) via SIGREweb (Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral).

Mais de 4000 participantes no “Abraço à Baía”...


Realizou-se no passado domingo mais um Abraço à Baía de S. Martinho do Porto.
A iniciativa, organizada pela Associação Verão de São Martinho com o apoio da Águas do Oeste contou com mais de 4.000 participantes.
Trata-se de uma iniciativa de carácter simbólico que pretende sensibilizar a opinião pública e as entidades competentes para a preservação do equilíbrio ambiental da Baía de S. Martinho do Porto e que todos os anos conta com alguns milhares de participantes. Este ano não foi excepção e, apesar do tempo pouco convidativo, o número de participantes superou o de 2007.
A Águas do Oeste, empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Oeste, que apoiou pelo oitavo ano consecutivo o Abraço à Baía, realizou um grande investimento na despoluição da bacia hidrográfica em causa. Para mostrar o trabalho até agora realizado, a Águas do Oeste voltou este ano a abrir as portas da ETAR de S. Martinho durante a manhã e recebeu cerca de 50 visitantes.Entre as 10h00 e as 12h00, na praia de São Martinho do Porto, a Águas do Oeste levou a cabo acções lúdico-pedagógicas destinadas sobretudo aos mais novos, dando a conhecer o papel da empresa como gestora do Ciclo Urbano da Água e educando para a utilização racional dos recursos hídricos e preservação dos mesmos. No total, durante as acções realizadas durante seis dias do mês de Agosto nesta praia, cerca de 200 crianças participaram nas actividades propostas pela empresa.

Programa de Acção para os Municípios do Oeste...

Resolução do Conselho de Ministros que adopta o «Programa de Acção para os Municípios do Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda Dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas Da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e Municípios da Lezíria do Tejo (Azambuja, Cartaxo, Rio Maior e Santarém), a realizar entre 2008 e 2017», confirmando-o como um instrumento de carácter estratégico para as intervenções a realizar pela Administração Central na região abrangida pelo referido Programa.

Esta Resolução visa a adopção do «Programa de Acção para os Municípios do Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda Dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas Da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e Municípios da Lezíria do Tejo (Azambuja, Cartaxo, Rio Maior e Santarém), a realizar entre 2008 e 2017», como um instrumento de carácter estratégico para as intervenções a realizar pela Administração Central na região abrangida pelo referido Programa.
O Programa de Acção resulta de uma reflexão e de um trabalho aprofundados entre o Governo e os municípios, no sentido de delinear um conjunto de projectos estruturantes capazes de promover a maximização dos investimentos já realizados, quer pela Administração Central, quer pela Administração Local, de tirar o maior partido da nova localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) e de contribuir decisivamente para que a região atinja um novo patamar de desenvolvimento.
O objectivo central deste Programa de Acção é, assim, o de construir um catalisador de desenvolvimento sustentável num território onde as oportunidades tendem a superar largamente as ameaças, mas onde se projectam, também, consequências apreciáveis resultantes da alteração da localização do NAL, nomeadamente pela longa vigência de medidas de excepção e de expectativas não concretizadas associadas à anterior localização avançada para esse mesmo projecto.
Estiveram envolvidos na elaboração do Programa de Acção 13 Ministérios, uma associação de municípios e 16 autarquias locais, tendo sido definidos como objecto de intervenção 59 projectos de iniciativa do Governo e 61 de iniciativa dos municípios, para um total global indicativo de investimento a rondar os dois mil milhões de euros.
A Resolução cria, também, a Comissão de Acompanhamento e Monitorização do Programa de Acção, composta por três representantes do Governo e por três representantes dos municípios, mandatando o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, coadjuvado pelos Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local e Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional para assegurar a representação do Governo.
A Resolução do Conselho de Ministros mandata, ainda, o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações para, em nome do Governo, celebrar com a Associação de Municípios do Oeste e com os quatro Municípios da Lezíria do Tejo envolvidos, um Protocolo de Colaboração Institucional que reflicta a vontade das partes em levar a bom termo o Programa de Acção acordado.

sexta-feira, agosto 22, 2008

Mamma Mia...


O musical deste Verão está a chegar a Portugal!
Inspirado nas canções e no imaginário dos ABBA, o musical Mamma Mia estreia no nosso país, com a Renascença, no dia 4 de Setembro.Donna e a filha Sophie vivem numa quase paradisíaca ilha grega. Mas, para o cenário ficar completo, Sophie precisa encontrar o pai que nunca conheceu.
Prestes a casar-se, Sophie decide que chegou o momento de conhecer o seu verdadeiro pai, aquele que a vai levar ao altar.
O problema é que, segundo o diário que descobriu da sua mãe, existem 3 candidatos possíveis... Por isso, Sophie decide convidá-los a todos para o casamento! O que vai acontecer a seguir é o que pode descobrir em Mamma Mia!Entre praias de água bem azul, sol e muita diversão, as canções dos ABBA são também protagonistas desta história que conta com actores como Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Colin Firth e Stellan Skarsgãrd.
Já falta muito pouco para que possa embarcar na inesquecível festa de casamento de Mamma Mia. Mas, ainda antes da estreia nacional, prepare-se para o Tour Nacional de Cinema Mamma Mia. Durante o mês de Agosto, o filme vai chegar em antestreia a localidades sem salas de cinema:
- 23 de Agosto, em Benfeita (Arganil);
- 25 de Agosto, em Cortegaça (Ovar);
- 27 de Agosto, em S. Martinho do Porto;
- 29 de Agosto, em Óbidos;
- 31 de Agosto, em S. Teotónio (Odemira);
- 2 de Setembro, Festa de Encerramento na Fortaleza de Cascais.
O filme vai ser projectado em versão digital e, melhor ainda, ao ar livre!
Todas as sessões têm início às 21h e vão ser seguidas de uma Festa Temática de Karaoke: há músicas dos ABBA, convidados especiais e muitas surpresas.
No final, também vai dizer Mamma Mia!

quinta-feira, agosto 07, 2008

Verão de S. Martinho...

Até 30 de Agosto, a Vila de São Martinho pode ser um dos destinos preferidos para as férias dos portugueses.
Para este fim-de-semana, 9 e 10 de Agosto, a Praça Engenheiro Frederico Ulrich acolhe Baía Azul Summer Fest com um cartaz de luxo: SUMMER JAZZ ORQUESTRA feat. RÃO KYAO (Dia 9) e SÉRGIO GODINHO (Dia 10).
Até dia 30 de Agosto, a vila conta com actividades desportivas como: Regatas (tradicional e windsurf), Workshop de Jumpers, com a “Jumpers Team” (16/08), 1ª Travessia da Baía a Nado (17/08), Torneios de Ténis e voleibol, a Festa da Praia do Salgado, o famoso e requintado Baile de Chitas, a Estafeta de Optimist, demonstração de Acrobacia Aérea, passeio de bicicletas “maçã de Alcobaça", e ainda o ”Abraço à Baía”.

Outros eventos:

Dia 10 – Dom – Regata Aniversário
(Organização do Clube Náutico de São Martinho do Porto)
Dia 15 – 6ª f – Regata Tradicional
(Organização do Clube Náutico de São Martinho do Porto)
Colheita de Sangue (Clínica de São Martinho do Porto) das 09h00 às 13h00 (Organização Associação Gota de Amor)
Dia 16 – Sab – Workshop de Jumpers, com a “Jumpers Team”
(Praça Frederico Ulrich)
Dia 17 – Dom – 1ª Travessia da Baía a Nado
(Organização do Clube Náutico de São Martinho do Porto)
Dia 18 – 2ª f – Torneio de Ténis
Dia 19 – 3ª f – Torneio de Ténis
Dia 20 – 4ª f – Torneio de Ténis
- 16h00 “Concurso Perguntas e Respostas Infantil”
(Junto ao Bar da praia)
- Festa Pais e Filhos
(Discoteca Green Hill – Foz do Arelho)
Dia 21 – 5ª f – Torneio de Ténis
- 22h00 – Palestra “São Martinho do Porto no passado” (local a indicar)
Dia 22 – 6ª f – Torneio de Ténis - FESTA PRAIA DO SALGADO
Dia 23 - Sábado – Torneio de Ténis
- Regata de Windsurf (Organização do Clube Náutico de São Martinho do Porto)
· Workshop de Jumpers, com a “Jumpers Team” - (Praça Frederico Ulrich)
· Torneio de Voleibol de Praia - (Praia do Salgado)
· BAILE DE CHITAS “OLÁ! SEMANÁRIO”
Dia 24 – Dom – Torneio de Ténis (Final)
· Estafeta de Optimist (Organização do Clube Náutico de São Martinho do Porto)
· Torneio de Voleibol de Praia (Praia do Salgado)
· Visita ETAR de São Martinho – Portas abertas das 9h30 às 12h00 (Organização Associação de Defesa do Ambiente / Águas do Oeste)
15h30 – Demonstração de Acrobacia Aérea (a confirmar)
16h00 – ABRAÇO À BAÍA “ÁGUAS DO OESTE”
Dia 26 – 3ª f
10h00 – PASSEIO DE BICICLETAS “MAÇÃ DE ALCOBAÇA” - (Hotel Termas da Piedade-Alcobaça)
Demonstração de Jumpers
Dia 28 – 5ª f eira
– 22h00 – Palestra “São Martinho do Porto no passado” (local a indicar)
Dia 29 – 6ª feira - Festa do Ténis (Discoteca Green Hill – Foz do Arelho)
Dia 30 – Sábado - Regata de Encerramento (Organização do Clube Náutico de São Martinho do Porto)
19h00 – Missa Campal (Adro)
Festa de Encerramento do Verão de São Martinho (Discoteca Green Hill – Foz do Arelho)

sexta-feira, agosto 01, 2008

Comboio turístico...


Já se encontra a funcionar, um comboio turístico que percorre algumas das ruas da nossa Vila.
Há muito que se falava neste meio de transporte para o Verão.
Feito um bom planeamento, poderá fazer com que menos carros usem as ruas próximas da praia.

Dois feridos em colisão entre veículo ligeiro e comboio na Linha do Oeste...


Um homem e uma mulher ficaram feridos, esta quarta-feira, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e um comboio. A viatura envolvida no sinistro efectuava a distribuição de comida do apoio domiciliário da Fundação Manuel Francisco Clérigo.
A mulher de 45 anos foi transportada para Lisboa. O homem de 55 anos foi assistido no Hospital de Alcobaça.
A colisão entre o automóvel e o comboio ocorreu em Casal Pôr do Sol, entre São Martinho do Porto e Vale do Paraíso, numa passagem de nível sem guarda, mas com boa visibilidade. As causas do acidente estão por apurar.
Foi o segundo acidente do género registado nesta passagem de nível nos últimos. Há 5 anos, um outro acidente matou um homem e feriu gravemente uma criança, o filho que viajava com o pai de carro.
A REFER já mostrou vontade de fechar a passagem de nível mas a população saiu está contra e a ligação rodoviária continuou a realizar-se no Casal do Por do Sol. A passagem anterior, que se realizava por debaixo da ponte, obrigava os automobilistas a percorrerem vários quilómetros para efectuarem o atravessamento da linha de comboio.
O acidente desta quarta-feira obrigou à interrupção da ligação ferroviária durante uma hora, o tempo que os Bombeiros precisaram para efectuar os trabalhos de desobstrução da linha.