quinta-feira, abril 02, 2009

Escola de S. Martinho entre as 50 mais degradadas do País...


A Escola Básica de S. Martinho do Porto, está entre os 50 estabelecimentos de ensino, a nível nacional, cujas instalações foram identificadas como sendo as mais degradadas.
O Conselho Executivo (CE) do Agrupamento de Escolas de S. Martinho do Porto, a que pertence a Escola Básica, reivindica há vários anos a realização de obras de remodelação nas instalações, com mais de três décadas, e esse pedido intensificou-se recentemente pelos encarregados de educação dos 130 alunos. Para além da necessidade de serem substituídas as canalizações e a parte eléctrica, a principal preocupação do CE é a falta de espaço físico, para resolver a questão relacionada com o desdobramento das turmas. “O nosso principal problema é que as actuais instalações são pequenas para o número de alunos, o que nos impede de concentrar todas as actividades curriculares no mesmo espaço”, afirma Sónia Lavadinho, vice-presidente do CE do Agrupamento de Escolas e representante do órgão de gestão na Escola Básica.
Como as instalações são exíguas, os alunos almoçam e frequentam as actividades de enriquecimento curricular num espaço que a Câmara arrendou, e, algumas das disciplinas, nomeadamente Inglês e Educação Física, têm de ser leccionadas alternadamente. “Algumas dessas disciplinas só são frequentadas pelos alunos da quarta classe, porque não temos capacidade para mais”, acrescenta a responsável.
O Programa de Requalificação das Escolas Básicas implementado pelo Ministério da Educação, com verbas provenientes do Programa Operacional de Valorização do Território e do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), prevê um investimento na ordem dos 175 milhões de euros que será gerido pelas 28 autarquias.
Esse investimento contempla qualificação de espaços, correcção de problemas de construção, melhoria das condições de acessibilidade e segurança e melhorar as instalações escolares para responder aos desafios que se apresentam à escola do futuro.
In Diário de Leiria

6 comentários:

Anónimo disse...

TRisteza!

Nao sobraram uns trocos das obras da Marginal?

Anónimo disse...

A Câmara, na pessoa da sua Vereadora que tem o pelouro das Escolas - A Drª Alcina - é totalmente insensível a esta situação e a outras que são vergonhosas. Estamos a falar das nossas crianças e da falta de condições que elas têm na escola, muitas delas nem sequer foram contempladas pela Câmara com atividades físicas (nem natação nem educação fisica ). Porque a Câmara não quis.É lamentável...

Rakel Macedo disse...

A ver vamos se algo melhora nos proximos 4 anos (tempo que falta para a Carolina ir para lá) hehhe

Anónimo disse...

A requalificação da Escola Básica de S. Martinho do Porto resulta igualmente do envolvimento de todos os Pais e Encarregados de Educação desta Escola.
No ano lectivo anterior os Representantes de Turmas após vários contactos conseguiram que a CMA requalificasse parte do Recreio da Escola.
Neste ano lectivo o novo Grupo de Representantes de Turmas desta Escola, após vários contactos com a CMA e com a Junta de Freguesia, pressionaram para que ocorresse esta requalificação.
Há a mencionar o esforço de um Grupo de Pais que iniciou o processo de pedido de fornecimento de almoços e que teve continuidade no trabalho efectuado pelos Representantes de Pais e Encarregados de Educação deste ano lectivo.
A escola em si está degradada, o Ginásio foi encurtado para que exista mais uma sala de apoio às Actividades Enriquecimento Curricular, após os contactos com a Sra. Vereadora da Educação, Dra. Alcina, foi possível alugar um espaço fora da Escola onde são servidos os almoços aos alunos que se inscreveram neste programa, bem como, onde são dadas outras Actividades de Enriquecimento Curricular. Nem todas as turmas são abrangidas na totalidade pelas Actividades por falta de espaço.
Na qualidade de Representante das Turmas que me elegeram, garanto que continuarei a efectuar todo o trabalho necessário para que os alunos, crianças da nossa freguesia, possam
usufruir de melhores condições e de uma maior oferta nas Actividades de Enriquecimento Curricular.
Em relação à Prof. Fernanada Beirão (Presidente do C. Executivo do Agrupamento), à Prof. Sónia Lavadinho (Coordenadora do 1º Ciclo) e à Prof. Mª José (Coordenadora desta Escola) tenho que agradecer pelo apoio que nos tem sido dado.

Suzana

Anónimo disse...

acho que a escola não tem condições para ter tantos alunos é uma escola já muito velha e que está degradada, mas apesar de tudo mercia umas obras para o bem estar dos alunos mas já se sabe que falam dizem que vão fazer obras e deois nao fazem eu sei bem o que digo tenho lá dois filhos na escola

Anónimo disse...

o diretcor da escoila não tem vergonha!!