terça-feira, setembro 11, 2007

São Martinho do Porto no Roteiro dos Desportos Náuticos e de Natureza

.
Alcobaça quer a realização de desportos náuticos na Baía para atrair mais turistas a São Martinho do Porto. O Governo garantiu que já está a trabalhar no assunto

A Câmara de Alcobaça voltou a pedir ao Secretário de Estado do Desporto que inclua a Baía de São Martinho do Porto no Roteiro dos Desportos Náuticos e de Natureza e, com isso, atraia mais turistas, em particular mais jovens, para esta freguesia do concelho que, desde sexta-feira, tem, de volta, a Pousada da Juventude de Alfeizerão que abriu completamente remodelada e com novos serviços.

O Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, aproveitou a presença do Secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, em Alfeizerão, onde assistiu à reabertura oficial da Pousada da Juventude, para pedir investimento numa área que pode desenvolver o turismo naquelas duas freguesias. Na mesma hora ficou a saber que a Federação de Desportos Náuticos já está a trabalhar num projecto para o desenvolvimento daqueles desportos na Baía.

A autarquia tem apoiado o clube náutico de São Martinho do Porto, nomeadamente na construção da sua sede, cujas obras estarão praticamente terminadas, e afirmado, publicamente, que é a favor da criação de uma escola de desportos náuticos na Baía que tenha “escala nacional” como uma forma de promover aquela vila como destino turístico e desenvolver uma área especifica ainda pouco explorada na Região.
.

13 comentários:

Anónimo disse...

Olá Amigo Ernesto,

O ra aqui está o que se chama de "uma boa noticia"! Esperemos agora que avançem com o plano, que não fique arrumado na gaveta...
S. Martinho precisa muito se ser valorizado, pois tem condições unicas de beleza natural e neste caso, uma Baía que tens condições para se poderem efectuar diversos desportos nauticos sem perigo, como a vela, a canoagem, o windsurf e até desportos motorizados.

Já estão a tratar do próximo encontro da "nossa" Tertulia???

Já falei com várias pessoas e estamos com muita vontade de recomeçar!

Beijinhos

Anónimo disse...

Bem vindo de férias meu caro amigo.

É verdade, essa é uma agradável noticia. Que saudades que eu tenho dos GP de motonáutica e jetski realizados na nossa bela baía.
Tenho por âmbito visitar anualmente a nauticampo, na FIL, numa destas visitas perguntei ao representante da Federação porque deixaram de fazer provas em S. Martinho e a resposta foi de que terão tentado contactar o Clube Náutico, parceiro nesta organização, sem resposta.
Eu próprio como praticante de mergulho contactei o clube, primeiro para tirar o curso uma vez que tinha visto numa revista que estavam abertas as inscrições para o curso de mergulho no Clube Náutico de S. Martinho, encaminharam-me para uma loja nas Caldas da Rainha. Mais tarde com o objectivo de explorar os fundos da entrada da barra para mais tarde puder criar percursos para mergulhadores foi-me dito que o clube não tinha pessoas para organizar. Eu disponibilizei-me a organizar se o clube disponibilizasse uma embarcação, disseram-me que sim se eu pagasse 50.000$ por embarcação !!!
Espero que agora haja outra dinâmica para vermos a nossa baía a ser palco de grandes eventos desportivos e objecto de admiração para quem escolheu o mergulho como prática desportiva.
Um dos meus sonhos é puder fotografar a apanha submarina de algas.

Um abraço
Paulo Fonseca

Anónimo disse...

No comentário anterior onde está âmbito deve ler-se hábito.
Desculpa pelo erro.

Ernesto Feliciano disse...

As obras da nova sede do Clube Náutico de São Martinho do Porto continuam paradas

O Presidente da Câmara mostrou-se surpreendido com este facto mas a Rádio Cister sabe que as obras estão paradas por causa de dinheiro da Direcção do Clube que aguarda, agora, o envio de algumas verbas que já lhe foram prometidas.

O vereador do Desporto, José Vinagre, voltou a garantir à Rádio Cister que o desenvolvimento do desporto náutico é uma ambição do actual executivo.

A Federação de Desportos Náuticos já anunciou que tenciona ajudar a Câmara de Alcobaça no desenvolvimento do desporto náutico na Baía de São Martinho do Porto.

In www.cister.fm

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Aramis,

A nossa baía é única, e com muita pena vejo que não está a ser valorizada em várias vertentes.

A sua possível inclusão neste roteiro é mais um passo, mas mais serão necessários para a caminha ter sucesso.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo Paulo,

Obrigado.
Já estou de volta aos afazeres profissionais e também ao blogue.

Lembro-me muito bem desses eventos, que chegaram a ser transmitidos directamente na televisão.
Outros se podem e devem desenvolver, face às condições únicas da nossa baía, como por exemplo a vela e o remo.
O mergulho era sem dúvida outro deporto que se poderia desenvolver em S. Martinho, e o Clube Náutico era sem dúvida a entidade que o poderia colaborar na sua concretização, não só ao nível da prática desportiva, como também de modo a desenvolver e potenciar o turismo.
E essa ideia de fotografar uma actividade tão marcante da nossa terra, como é a apanha das algas, é excelente.
Não desistas, e depois não te esqueças de partilhar as fotos.

Um abraço.

Lúcia Duarte disse...

olá ernesto
bem vindo de volta dessas férias merecidas.
eu gostava muito de acreditar nas promessas do dr sapinho como gostaria de acreditar que o pai natal ainda existe. era sinal que ainda era crente nas palavras dos outros e nas promessas dos politicos (de alguns, claro!) mas, infelizmente, nenhuma das promessas do nosso presidente se tornaram em realidade.
mas adorava que, uma vez, pelo menos, ele conseguisse concretizar uma e esta era, decerto uma mais-valia para s. martinho.
vamos ter esperança!...

António Inglês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ernesto

Há muito tempo que não fazia um comentário no seu blog.
Hoje apeteceu-me mesmo, por isso cá estou.
Queria dizer-lhe que me saiu o Euromilhões e que esse tem sido o motivo da minha ausência...
Acreditou? Claro que não, mas ficou na dúvida e como diz o velho ditado, uma mentira dita várias vezes acaba por se tornar verdade.
Pois meu amigo, nesta linda Baía, foram televisionadas provas de motonáutica de nível nacional e penso mesmo que internacional. Velhos tempos e isto foi antes da despoluição da Baía e das obras de requalificação...
Eu, por mim estou de acordo com uma nova revitalização da nossa Baía com provas náuticas, desde que não sejam poluentes. A Baía agradece, São Martinho também e a população "idem idem aspas aspas".
Ao Dr. Sapinho não o podemos acusar de tudo porque de facto ele vai tentando, pelo menos faz promessas o que já não é mau. E se no meio delas todas vier concretizada uma ou outra, pois tanto melhor.
Bem ou mal, critique-se ou não, ele lá vai fazendo algumas coisas...
As nossas Associações deveriam tomar nas suas mãos a iniciativa de organizar esses eventos, nomeadamente o Clube Náutico que é a entidade mais apropriada para o efeito.
Provavelmente têm despendido muita energia nas obras da Sede do Clube, que mesmo assim nunca mais acabam, e por isso lhes têm faltado coragem para deitarem mãos à obra.
Pelos vistos, e a avaliar pela informação que o nosso amigo Paulo Fonseca no transmite, nem mesmo quando são os outros a querer fazê-las, eles facilitam.
Já agora amigo Paulo, se os 50.000$00 que lhe pediram era para lhe venderem um barco, lamento que não nos tivesse informado pois eu teria sido um dos que participaria na compra...
Um grande abraço para vocês e vamos ver até onde chegarão as ousadias náuticas na nossa Baía.
António Inglês

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Lúcia,

Obrigado, as férias foram curtinhas, mas sempre deram para descansar um pouco.
Soube que também teve de férias, espero que tenham sido igualmente boas.

Nesta questão de tornar (ou não) a baía de S. Martinho num pólo desportivo ou num roteiro de referência, não basta apenas a acção da CMA.

A pressão tem de nascer logo nas entidades de São Martinho, com a Junta de Freguesia que deveria ter um papel fundamental na reivindicação deste e de outros direitos.

Infelizmente a Junta não tem iniciativas deste género.

E a baía tal como a freguesia têm de ter outra dinâmica.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

É verdade amigo António, há muito tempo que não o “via” por estes lados…

Claro que a revitalização da nossa baía terá que ser via desportos não poluentes.

Temos tão boas condições para a prática e o ensino da vela e do remo…

Um abraço.

Anónimo disse...

Amigo Ernesto, e permita que lhe chame assim uma vez que há sou assídua visitante do seu blogue e finalmente tocaram no ponto que é muito necessário a S.M.P. Ou seja actividades náuticas. Fui sócia do Clube Náutico durante bastantes anos (com quotas em dia) enquanto ele foi Clune Náutico. Estão a fazer dois anos que o Clube "foi tomado" por um grupo de "festivaleiros" que só serve para os amigos dos amigos velejadores!!! e para os filhos dos ditos festivaleiros terem onde andar entretidos a apregoar arrogância (isto no Verão) como filhos dos dirigentes. O Ernesto como contabilisata do Clube (penso que ainda o é) deve saber o que o Clube movimentava, as actividades que tinha - chegou a ter 3 funciionárias a tempo inteiro (2 ainda não há muitos anos) e no Cais chegou a ter 2 pessoas. Falta actividades que não sejam só para uma élite. Vamos à Motonáutica, remo, canoagem e criem-se condições para as embarcações de Recreio. Se não ... a CMA não pode sustentar um clube que para mim e não só há quase dois anos que está moribundo. E os preços sooooobem!!!! Preços de élite. Não tenho o mail de nenhum dirigente do Clube para poder enviar isto. Claro que para o Clube não envio uma vez que a funcionária poderia ter medo de entregar. Aliás medo nota-se muito nem no tempo dos coronéis era tão visível.

Obrigada e agradeço se tiver o mail de algum dirigente mo faça chegar

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Teresa,

Desde já o meu obrigado pelo seu comentário.
Tem a porta aberta do blogue, para entrar sempre que queira.
E obviamente que me pode tratar por amigo.

Quanto à questão que levanta, penso que os sócios terão que abordar essas questões junto da direcção, ou em Assembleia-geral.

Algumas das questões que refere … ouvem-se em surdina, mas tanto quanto sei, ninguém as abordou em local próprio.

As associações são dos associados, e elas regem-se também pela democracia.

Por certo que aquando das eleições, estes corpos sociais, apresentaram as suas propostas para o seu mandato, e também por isso, presumo que tenham sido eleitos.

Quanto ao email dos dirigentes, não possuo, mas acredito que também lêem o blogue.

Cumprimentos.