
segunda-feira, dezembro 31, 2007
sexta-feira, dezembro 28, 2007
Comunicado dos membros da Assembleia de Freguesia eleitos na lista do PS...
Os membros da assembleia de freguesia de S. Martinho do Porto eleitos pelas listas do PS vêem desejar a todos os saomartinheses umas boas festas e um próspero ano novo.
É com um sentido de dever cumprido e com esperança que vemos chegar o final de mais um ano.
De dever cumprido porque, não tendo obtido a maioria dos votos nas eleições de 2005, sentimos a responsabilidade de representar no orgão deliberativo da freguesia uma grande parte da população que confiou o seu voto no nosso grupo. Nesse sentido criticámos quando entendemos não estar correcto, sugerimos quando considerámos que mais podia ser feito, e denunciámos quando não nos restou alternativa.
Com esperança porque é notório que São Martinho do Porto está a ficar diferente, está numa Onda de Mudança. A Junta regularizou a sua situação fiscal, finalmente o problema das instalações do Posto Médico está a semanas de ser resolvido, conseguimos, em conjunto com a população, manter o posto dos CTT em S. Martinho e uma força de segurança na vila.
Nós, continuaremos em 2008 a trabalhar para que a nossa freguesia atinga o lugar que merece.
Bem haja a quem nos tem apoiado.
Centros Históricos publicados em Diário da República...
Está publicada desde a semana passada em Diário da República a delimitação dos Centros Históricos de Aljubarrota e de São Martinho do Porto.
A partir de agora acções como construir, fazer obras, pintar ou demolir dentro destes Centros Históricos vão passar a obedecer a um Regulamento que já está em preparação na Câmara de Alcobaça. O vereador do urbanismo, Carlos Bonifácio, promete “rigor na actuação dos serviços” para que a história se mantenha ao lado da modernização.
A publicação dos dois Centros Históricos em Diário da República já foi comentada pelos dois vereadores da oposição na Câmara. O vereador socialista, Daniel Adrião, acredita que, agora, o património e as características históricos destas duas vilas estão realmente a salvo.
Igualmente satisfeito com o reconhecimento oficial dos dois centros, o vereador da CDU, Rogério Raimundo, pede rapidez à Câmara para o mesmo tratamento de outros centros históricos, como o de Cós.
Alcobaça passa a ser um dos poucos concelhos do país com três centros históricos delimitados e sujeitos a regras de ordenamento e urbanístico. A intenção da Câmara é avançar, entretanto, com a mesma operação para Cós onde está em preparação a requalificação da envolvente ao Mosteiro.
A constituição dos centros históricos estava em Plano Director Municipal (PDM) desde 1997 mas só agora entram em vigor devido ao seu reconhecimento em Diário da República.
Antiga estação do Comboio americano vai ser uma unidade de apoio ao turismo...

O edifício mandado construir em 1862 pelo Duque de Loulé foi, até à construção da linha de ferro do oeste, a principal estação de recepção de madeiras que, depois, eram transportadas ao destino através do único Porto marítimo activo na altura, o de São Martinho do Porto.
O projecto de arquitectura, que levou dois anos a ser aprovado, prevê um Restaurante no rés-do-chão e dois pisos novos destinados ao apoio turístico de outra unidade do mesmo proprietário. O vereador das obras, Carlos Bonifácio, garante que as intervenções não vão desrespeitar a “memória” do edifício.
Apesar de satisfeito com a reabilitação do edifício, o Presidente da Junta de São Martinho do Porto, Antunes Pereira, já se manifestou preocupado com as novas características esperadas devido aos dois pisos a construir que vão, segundo adiantou à Rádio Cister, desvirtuar o prédio que, assim, não vai parecer o mesmo.
O projecto foi aprovado na Câmara de Alcobaça por unanimidade. O vereador do PS, Daniel Adrião, habitualmente crítico em relação às urbanizações ou alterações em edifícios com história, aprovou este projecto por considerar que respeita o interesse municipal.
A preservação da memória daquele edifício é também uma preocupação da CDU. O vereador Rogério Raimundo sugeriu que o historial da antiga estação faça parte da decoração futura do Restaurante.
A estação recebia a madeira transportada pela linha de caminhos-de-ferro americano entre Leiria e a Marinha Grande. Os vagões eram puxados por junta de bois. É propriedade privada (dos mesmos donos do Challet que venceu o Prémio Arquitectura Eugénio dos Santos) mas por estar dentro do centro histórico terá de respeitar as características originais, nomeadamente a cor.
quinta-feira, dezembro 27, 2007
Hoje há Assembleia de Freguesia...
.
A ordem de trabalhos é a seguinte:
- Actualização de taxas para 2008;
- Prosposta de Toponímia;
- Norma de controlo interno e regulamento interno e cadastro patrimonial;
.
Nota: A presença e a participação dos eleitores e demais habitantes, é extremamente importante nas Assembleias de Freguesia.
quinta-feira, dezembro 20, 2007
quarta-feira, dezembro 19, 2007
terça-feira, dezembro 18, 2007
Construção da primeira Etar para resolver problemas das suiniculturas já começou...

Alunos de visita à Secil...

.
segunda-feira, dezembro 17, 2007
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Turismo: Oeste sai reforçado com excepção dada na reestruturação das regiões...

"O Oeste sai claramente reforçado ao ter um estatuto de autonomia porque não seremos uma ilha dentro de Lisboa"; disse o presidente da RTO, António Carneiro, em declarações à agência Lusa.
O Oeste vai manter-se enquanto região turística, o que para António Carneiro, facilitará a afirmação desta marca turística e reforçará a identidade regional, uma vez que a área da RTO passará a coincidir com a da Associação de Municípios do Oeste, composta pelos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Neste sentido, entram Nazaré e Alcobaça, concelhos que até aqui estavam excluídos do mapa turístico, e sai Rio Maior que passará para a actual Região de Turismo de Ribatejo, que será aglutinada a Lisboa.
Sobre o futuro, o presidente da RTO prefere aguardar pela reunião que as regiões de turismo vão ter sexta-feira de manhã com o secretário de Estado do sector, Bernardo Trindade.
O encontro deverá servir para esclarecer os responsáveis sobre as competências e a forma de financiamento das futuras entidades, uma vez que ainda permanecem muitas dúvidas, nomeadamente quanto à promoção externa e ao trabalho que deverá ser articulado com as agências promocionais.
Para já, António Carneiro aplaude o sistema de auto-financiamento, já revelado por Bernardo Trindade, e que se baseado na capacidade de cada região gerar receitas.
"Os empresários têm de se chegar à frente, como já acontece no Oeste com o golfe, e não podemos esperar vir a ter grandes prendas perante a situação das finanças públicas", disse.
"Foi uma enorme surpresa porque não contávamos com isto a curto prazo", sublinha ainda assim o responsável, que é presidente da assembleia da Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET), discordando na generalidade com a redução das 19 para cinco, às quais se juntam as regiões do Alqueva, Litoral Alentejano, Região Oeste e Douro, consideradas como apostas prioritárias pelo Governo.
"Não é a solução que a ANRET apresentou", adiantou, recordando a proposta apresentada pelas regiões de turismo, que apontava para sete (as cinco regiões administrativas, juntamente com Lisboa e Porto).
"Sempre disse que no turismo não se deve fazer uma reorganização administrativa do país porque as marcas turísticas não podem coincidir com as NUTS II", sustentou.
Festa de Natal da Freguesia...

O evento terá o seu início pelas 15h 30m e terá como palco o Pavilhão Gimno-Desportivo da Escola EB 2+3/S de São Martinho do Porto.
Durante as três horas do espectáculo, vários palhaços, pais natais, teatro, ateliers de dança, ateliers de pintura facial, ateliers de pintura mural, duende, muitos balões, insuflável e um espectáculo de magia farão as delícias da pequenada.
No decorrer das três horas do evento, às crianças até aos 11 (onze) anos, serão distribuidos brinquedos e um pequeno lanche.
Esta iniciativa conjunta da Assembleia de Freguesia e da Junta de São Martinho do Porto, terá o apoio e a colaboração dos Armazéns DeBorla de Porto de Mós (decoração do pavilhão e brinquedos).
Prevê-se uma participação elevada das crianças de São Martinho do Porto que rondará a três centenas.
À população em geral, a organização agradece a colaboração para que o espirito natalicio esteja presente nesta quadra que se apróxima e muito particularmente nesta Festa de Natal das nossas crianças.
Porque a zona envolvente ao Pavilhão vai ser altamente movimentada pelos muitos participantes do evento, pede-se a compreensão da população para que tudo possa decorrer da melhor maneira possível.
Do mesmo modo, solicita-se a todos os que nela vierem a participar o uso de sapatilhas ou calçado de piso sintético.
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Jantar - Onda de Mudança...
Após o jantar, foi feito a todos os presentes um breve resumo da actividade dos membros eleitos na Assembleia de Freguesia nestes 2 anos, evidenciando-se a acção fundamental que o grupo tem desenvolvido na Freguesia, de modo a que as ilegalidades e irregularidades deixem de ser a prática que tem sido seguida pelos actuais e anteriores elencos autárquicos.
Foram ainda apresentadas as propostas, moções e iniciativas que o grupo tem vindo a desenvolver neste mandato.
Ficou patente perante todos os presentes, a intenção clara e decidida destes membros eleitos, de continuarem a sua luta pela transparência, pelo rigor e pela exigência que têm demonstrado, e optando sempre por uma oposição construtiva.
Como debate final do jantar, o tema centrou-se na possível instalação de uma superfície comercial nos terrenos em frente da escola EB 2-3 de São Martinho do Porto.
Em representação da Distrital do PS de Leiria, esteve a Dra. Alzira Henriques que usando da palavra, enalteceu a acção exemplar dos membros eleitos pelo Partido Socialista, passados que estão dois anos da sua eleição, e pondo em evidência a notável e meritória do seu líder, que muito tem contribuído para a moralização da vida pública da Freguesia.
Reafirmou o apoio que aquela Distrital pretende continuar a dar a este grupo de autarcas, falou também em seu nome pessoal deixando nos presentes o testemunho da satisfação que sentia por se encontrar entre amigos e verdadeiros defensores da verdade, do rigor e da transparência.
Enalteceu ainda a coragem, poucas vezes demonstradas por muitos autarcas, na prestação de contas da sua actividade aos seus eleitores, prática que só dignifica estes elementos que compõem os membros eleitos do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto.
sábado, dezembro 08, 2007
Um blogue de boas energias...

Obrigado amigo José Gonçalves, e espero que este blogue de São Martinho do Porto, nos continue a dar boas energias.
Um forte abraço com desejos de bom fim-de-semana.
sexta-feira, dezembro 07, 2007
quarta-feira, dezembro 05, 2007
GNR na Escola de São Martinho do Porto
