quarta-feira, dezembro 19, 2007

A festa de Natal foi um sucesso...


Decorreu no passado domingo, dia 16 de Dezembro, no Pavilhão Gimno-Desportivo de São Martinho do Porto, a Festa de Natal das crianças da Freguesia.
Marcada para as 15h30m, ainda não eram 14:00h e já algumas famílias se concentravam aos portões do Gimno-Desportivo.
Pelas 15h 30m, abriram-se as portas do recinto e foi ver um mar de gente a entrar ordeiramente e em fila indiana, cumprindo assim os pedidos da organização, pois era necessário que todos se registassem, confirmando a presença e obtendo uma senha que daria aos pequenos a possibilidade de levantar o seu brinquedo e um pequeno lanche.
Das mãos de um Pai Natal sentado na sua poltrona natalícia, os miúdos não perderam a ocasião de uma foto ao colo daquele por quem sonham nesta época do ano.
Como nenhum falhou neste propósito, ou melhor, poucos fizeram o seu choro perante a figura do “velhinho de barbas”, a entrada fez-se a um ritmo lento mas delicioso.
Depois foi vê-los espalhados pelo Pavilhão, em loucas correrias brincando com as palhaças ou saltando no insuflável que estava estrategicamente localizado no extremo do recinto.
Nos vários ateliers, formaram-se filas que chegaram a demorar duas horas, no intuito dos pais verem os seus rebentos de cara pintada por três palhaças que não se cansaram de os satisfazer.
Num outro atelier de pintura, desta vez mural, fez a imaginação da pequenada saltar para o painel que ficou completamente coberto de pinceladas religiosamente colocadas de forma indefinida, ou até desejando um bom natal ou escrevendo o seu próprio nome.
Num outro canto do pavilhão, um novo atelier de dança Hip-Hop, fez a criançada mostrar os seus dotes de dançarinos que nos deixaram a certeza de que é de pequenino que melhor se aprende. Nalguns casos, ficou claro que dançar está dentro de cada um, tais as habilidades.
Durante a tarde, o Presidente da Junta de Freguesia, Antunes Pereira, o líder da oposição, Dr. Ernesto Feliciano e um representante da mesa da Assembleia de Freguesia, Lurdes Agostinho, usaram da palavra desejando a todos os presentes um Santo e Feliz Natal e um Novo Ano cheio de coisas boas para todos.
Em cima do palco, outras duas palhaças enchiam balões e com eles faziam os mais variados bonecos que alegraram muitos dos garotos que se apinhavam na sua frente esperando levar para casa mais uma recordação do que esteve a acontecer em toda aquela tarde.
Veio então a hora do espectáculo em palco e todos as palhacinhas e um duende ofereceram a todos um animado teatro, onde a interacção entre a miudagem, os adultos e os artistas foi uma constante.
No fim da tarde e já com a luz artificial, porque a noite cai rápido nesta altura do ano, um espectáculo de Magia encerrou um memorável acontecimento de franco convívio, com muita paz, amizade, fraternidade e espírito natalício, deixando as crianças que teimosamente resistiram até ao fim, de olhos abertos e saltitantes.
Cerca de 800 pessoas estiveram presentes neste evento, das quais 300 foram crianças, na sua maioria de idades compreendidas entre um e os onze anos. A organização saiu feliz, e de coração cheio, pois como primeira iniciativa do género na freguesia, foi um verdadeiro sucesso.
Este evento foi uma iniciativa dos membros da oposição na Assembleia de Freguesia, mas desde logo teve o apoio e a colaboração activa do executivo da Junta que tudo fez para que se conseguisse atingir os objectivos propostos.
No final, ficou no ar o desejo de que no próximo ano se repita a festa.

Adaptado do texto de José Gonçalves em Por entre Montes e Vales

4 comentários:

aramis disse...

Amigo Ernesto,
Sem duvida que foi mesmo um sucesso!
Fiquei tão contente que até fiz um artigo no meu blog como podes ver...

Passa no "Aramis-Cavalgada", tens lá algo para ti!
Beijinhos muitos

Isamar disse...

Um dia que ficará na memória de todos os "martinenses"? com certeza. A actividade que vos propusestes levar a cabo não era fácil mas quando a vontade é grande, como no vosso caso,até montanhas move.
Todos estão de parabéns pela grandiosidade do evento e por ele ter ocorrido num período de magia e encantamento para a pequenada. Associar-me-ia a vós se aí estivesse. Afinal , o melhor do mundo são as crianças e tudo quanto façamos por elas não é demais.
Beijinhos para ti e para o José Gonçalves. A vossa dedicação e empenho merecem uma classificação de excelente.

António Inglês disse...

Bom dia Ernesto

Tenho andado um pouco afastado dos comentários aqui pelo seu blog, mas estou de volta.
A "nossa" festa foi espectacular e correspondeu aos nossos anseios. A pequenada tão depressa não esquecerá tal evento, nem o Pai Natal.
Foi uma tarde memorável, pois também eu não a irei esquecer.
Um abraço
José Gonçalves

Ernesto Feliciano disse...

É verdade, caros amigos, esta festa foi um enorme êxito, e continua diariamente a ser falada.

É um evento que tem forçosamente que continuar.

Um abraço.