terça-feira, dezembro 18, 2007

Construção da primeira Etar para resolver problemas das suiniculturas já começou...


Já começaram as obras da estação de tratamento de águas residuais (Etar) de S. Martinho do Porto para resolver parte dos problemas de saneamento das suiniculturas da região Oeste, anunciou hoje o Governo Civil de Leiria.
"Assinalámos hoje o início das obras da Etar de S. Martinho do Porto e também o envolvimento do Estado (que comparticipa em 30 por cento do investimento) através da validação das primeiras facturas", disse Adelino Mendes, adjunto do Governador Civil de Leiria.
A Etar de S. Martinho do Porto, orçada em mais de seis milhões de euros, deverá começar a laborar no início de 2009.
O responsável do Governo Civil adiantou que no ano de 2008 ainda deverá entrar em obra a estação de tratamento de Tornada (orçada em cerca de 17 milhões de euros) já que nos primeiros meses do próximo ano será efectuada a adjudicação da empreitada.
Adelino Mendes falava após uma reunião da Comissão de Acompanhamento do projecto para o tratamento dos efluentes de suinicultura nas bacias hidrográficas dos rios Real, Tornada e Arnóia.
O responsável disse ainda que a empresa Águas de Portugal vai passar a fazer parte da Trevoeste, constituída para gerir as estações de tratamento.
O sistema de saneamento vai ser composto por três estações de tratamento (a última Etar a ser adjudicada ainda está em apreciação de propostas) e será gerido pela Trevoeste da qual são associados cerca de 600 suinicultores.
Os concelhos abrangidos pelo projecto são Alcobaça, Caldas da Rainha, Cadaval, Óbidos, Bombarral e Lourinhã. Segundo o vice-presidente da Trevoeste, Pedro Alves, "90 por cento das suiniculturas do Oeste utilizam Etar próprias" que manterão em funcionamento até que as estações de tratamento entrem em laboração.
No Oeste, existem cerca de 290 mil animais, a maior parte deles concentrados nos concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha.
In Público

4 comentários:

Isamar disse...

Congratulo-me com a notícia que nos acabas nos dar. Num momento em que nos debatemos com tantos problemas ambientais, esta notícia confirma que Leiria está preocupada com esse grave problema e tenta diminuir os níveis de poluição no distrito.
Beijinhos

António Inglês disse...

Espero sinceramente que esta nova ETAR resolva mesmo os problemas que os suinicultores nos criam com algumas descargas que poluem a nossa baía.
Quanto ao que já está construído, continuamos com o problema do cheiro por resolver e penso mesmo que não haverá solução, pelo menos não vejo vontade disso.
De qualquer das formas esta noticia é uma luz ao fundo do túnel.
Aguardemos pois.
José Gonçalves

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Sophia,

Temos de encarar os problemas ambientais de frente.
A questão da poluição pelas suiniculturas, é no distrito de Leiria, uma das principais fontes de poluição.
Em S. Martinho irá ser construída uma outra Etar para fazer face a este problema.
Beijinhos.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

O problema dos maus cheiros da Etar já existente ainda são uma realidade.

Quanto à nova, e com a construção dos outros meios já programados, penso que se dará um grande contributo para a despoluição da nossa pérola, que é a nossa baía.
Um abraço.