quarta-feira, dezembro 05, 2007

GNR na Escola de São Martinho do Porto


Como é que se entra na GNR?
Já alguma vez usou a arma de fogo?
Como se faz a despistagem das drogas?
Como são programadas as operações?
Estas algumas das perguntas que alunos do 11º e 12º ano da Escola de São Martinho do Porto fizeram ao comandante da GNR local numa sessão que teve lugar no dia 18 de Outubro, no âmbito da disciplina de Direito das Organizações.
A propósito da matéria relacionada com o Estado e o papel deste na sociedade o comandante da GNR aceitou conversar com os alunos tendo dado uma autêntica aula de cidadania.
Na palestra, as duas turmas ficaram a saber qual a missão da Guarda Nacional Republicana, o seu organigrama e incumbências das respectivas brigadas, bem como a missão, mais específica, daquela corporação nas freguesias de S. Martinho do Porto e de Alfeizeirão.
O sargento Teodoro Janela, que comanda o posto de São Martinho do Porto, explicou também como é financiada a GNR, tendo em conta que os alunos presentes pertencem ao curso profissional de Técnicos de Contabilidade.
No espaço destinado às perguntas e respostas, o militar contou algumas das suas experiências mais marcantes, explicou como se pode fazer carreira na Guarda, como funciona o posto que ele comanda e as características da criminalidade em São Martinho nos meses de Verão e de Inverno.
De salientar o interesse e a atenção com que as duas turmas acompanharam a intervenção do convidado e a forma entusiástica como participaram no debate.
.
In Oesteonline

8 comentários:

aramis disse...

Boa tarde amigo Ernesto!
Este tipo de interação entre a autoridade e os jovens é extremamente importante. Fico bem contente com a noticia...

Aproveito para te agradecer muito, pois finalmente descobri quem foi o autor do gesto do envio da nossa campanha de Natal para o Jornal Região de Cister e que foi publicado e já está a dar frutos!
Sinceramente achei muito estranho quando ao ler o jornal vejo a "nossa" noticia, pois não tinha pedido nada à Luci Pais... Falando ontem com ela, tirei a limpo e soube que foi o meu amigo...
Sempre atento,obrigada mais uma vez!
Beijinhos

Bichodeconta disse...

É salutar essa próximidade entre a juventude, entre o cidadão comum, e as nossas forças de autoridade..Espero que esses jovens não tenham sido dos que cresceram a ouvir dizer, se não comes a sopa chamo o guarda.. Claro que quando era precisa uma abordagem , era sempre dificil consegui-la satisfatóriamente..

Rakel Macedo disse...

Bom dia.
Acho que se deveriam até criar mais iniciativas desta. Não somente com forças da autoridade, mas até com profissionais de diversas áreas. Numa altura da vida em que os jovens têm de tomar decisões tão relevantes para o seu futuro profissional deveria ser dada a possibilidade de contactarem com diferentes profissões.
Lembro-me até que há certas escolas (não estou bem certa de isso se fazer em Portugal) se fazer a Semana das Profissões onde estão representadas diversas profissões de maneira a apresentar um leque variado de possibilidades ao alunos.
Obviamente que acho muito bom que exista uma aproximação real entre os nossos jovens e as forças da autoridade para estes aprenderem a dar valor e a respeitar os mesmos.

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Aramis,

É extremamente importante este tipo de iniciativas, nomeadamente para os jovens.
A formação deve ser integral, e este tipo de actividades serve para os tornar melhores cidadãos.

Quanto à divulgação da iniciativa da Conferência de S. Vicente de Paulo, uma iniciativa tão válida e importante para a freguesia tem forçosamente de ter ecos em várias frentes.

Um abraço.

Ernesto Feliciano disse...

Olá “bicho de conta”,
Seja bem-vinda a S. Martinho.

Tal como disse à amiga Aramis, este tipo de iniciativas são de aplaudir.
È importante esta inter-actividade.
Quando cada vez mais nos chegam notícias de acidentes, assaltos, … a juventude tem de ser formada para se invertam estes acontecimentos.

Ernesto Feliciano disse...

Olá Raquel,

È verdade, estas iniciativas pecam é por serem escassas.
Sem dúvida que deveriam existir mais iniciativas do género, não só com as forças policiais, mas com bombeiros, associações, autarcas, etc.

E também com profissionais de diversas áreas, estou a lembrar-me desde já da área da saúde.

Essa semana das profissões é uma excelente ideia.

Isamar disse...

A proximidade entre o cidadão comum e a força militarizada que tem como objectivo manter a ordem pública e o bem estar dos cidadãos é sempre louvável. Longe vão os tempos em que o respeito era imposto pelo temor. Agora a confiança que o cidadão deposita nas forças de segurança deve-se a uma correcta actuação junto dos residentes da área que têm a seu cargo defender. Uma aula bem interessante.
Beijinhosss

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Sophia,

É importantíssimo esta tipo de iniciativas.
É deste modo que se consegue fomentar a cidadania na nossa juventude.
Beijinho.