sexta-feira, dezembro 28, 2007

Centros Históricos publicados em Diário da República...



Está publicada desde a semana passada em Diário da República a delimitação dos Centros Históricos de Aljubarrota e de São Martinho do Porto.
A partir de agora acções como construir, fazer obras, pintar ou demolir dentro destes Centros Históricos vão passar a obedecer a um Regulamento que já está em preparação na Câmara de Alcobaça. O vereador do urbanismo, Carlos Bonifácio, promete “rigor na actuação dos serviços” para que a história se mantenha ao lado da modernização.
A publicação dos dois Centros Históricos em Diário da República já foi comentada pelos dois vereadores da oposição na Câmara. O vereador socialista, Daniel Adrião, acredita que, agora, o património e as características históricos destas duas vilas estão realmente a salvo.
Igualmente satisfeito com o reconhecimento oficial dos dois centros, o vereador da CDU, Rogério Raimundo, pede rapidez à Câmara para o mesmo tratamento de outros centros históricos, como o de Cós.
Alcobaça passa a ser um dos poucos concelhos do país com três centros históricos delimitados e sujeitos a regras de ordenamento e urbanístico. A intenção da Câmara é avançar, entretanto, com a mesma operação para Cós onde está em preparação a requalificação da envolvente ao Mosteiro.
A constituição dos centros históricos estava em Plano Director Municipal (PDM) desde 1997 mas só agora entram em vigor devido ao seu reconhecimento em Diário da República.

In www.cister.fm

2 comentários:

Isamar disse...

O PDM levou dez anos a sair em Diário da República? Ena!
Mas mais vale tarde do que nunca e essa zona tem edifícios de grande valor monumental. Não me refiro apenas aos conventos, mosteiros, palácios mas a um conjunto que se enquadra na arquitectura urbana privada que representa uma época muito importante.Estou a lembrar-me de investimentos feitos por emigrantes que no século XIX enriqueceram no Brasil e voltaram à sua terra onde construíram palacetes, como à burguesia enriquecida com o desenvolvimento industrial que deve ter construído belas moradias de férias e não só.
Não conheço bem a zona mas não devo estar muito longe da verdade.

Beijinhossss

Bom Ano Novo!

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Sophia,

Não está nada longe da verdade.

Os imóveis desta zona têm características que devem ser preservadas.

Beijinhos.