terça-feira, dezembro 18, 2007

Alunos de visita à Secil...



Alunos do 11º ano da EB 2,3/Secundária de S. Martinho do Porto visitaram a fábrica da Secil, em Pataias, no âmbito da disciplina de Economia.
Conhecer o funcionamento de uma unidade industrial, saber quais são e de onde vêm as matérias-primas que fazem o cimento, ver como este é produzido e assistir ao seu escoamento, foram alguns dos objectivos desta visita que deixou satisfeitos os jovens estudantes.
A turma do Curso Profissional de Contabilidade assistiu a uma explicação sobre o processo produtivo da fábrica e os alunos que, para o efeito, tiveram uma aula expressamente dedicada à preparação desta visita de estudo, fizeram várias perguntas.
Com os capacetes na cabeça (obrigatórios de acordo com as actuais normas de segurança no trabalho), os visitantes percorreram a fábrica, tendo ficado particularmente impressionados com a dimensão das instalações, os pneus que servem de combustível aos fornos, o armazém de pé de coque, os moinhos e a sala de comando que é um autêntico “cérebro” da fábrica.
Por fim, visitaram a zona de carregamento dos camiões e dos comboios, através dos quais o cimento é escoado.Os alunos e o professor viajaram de S. Martinho para Pataias de comboio, tendo obtido descontos da CP. A opção pelo modo ferroviário deve-se ao seu baixo custo, segurança e - neste caso concreto – rapidez. Aliás, uma das matérias abordadas nas aulas tem a ver precisamente com os Transportes e o seu impacto no meio ambiente.
A EB 2,3/Secundária de S. Martinho do Porto tem um plano de actividades que inclui várias visitas de estudo organizadas pelo Departamento de Matemática e Tecnologias a empresas da região para mostrar como estas funcionam e para que os alunos tomem contacto com o tecido económico da zona onde vivem.
.
In Oesteonline

4 comentários:

Isamar disse...

Uma visita de estudo importante para alunos do secundário e universitários.
Gostei de os ver de capacete, tendo em conta os aspectos da segurança que não são de descurar.
Beijinhos

António Inglês disse...

Excelente prática esta de levar os alunos aos locais que mais interessam aos cursos que estão a tirar.
Acção para continuar e penso mesmo que outras já teriam sido efectuadas a locais diferentes.
Agora não percebi foi aquela da Escola ter convidado a Presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão para vir à Escola EB 2+3/S de São Martinho do Porto proferir uma palestra aos alunos sobre administração autárquica...
Porque teria sido? Não temos por cá Presidente de Junta? Estará ele "gágá" ou não terá bagagem para a tal palestra? Ou será que andam a querer distâncias do senhor?
Provavelmente as boas relações que a Presidente de Alfeizerão tem com a Vereação da Cultura, Educação e Desporto a isso tenha levado, será?
Realmente a Escola de São Martinho é agora sede de agrupamento e por isso tanto faz que seja convidado, mas que achei estranho, achei...
Coisas do foro dos "SEM RESPOSTA"
Um abraço
José Gonçalves

Ernesto Feliciano disse...

Amiga Sophia,

Estas actividades desenvolvidas a este nível são importantissímas.

A escola EB 2-3 tem vindo ultimamente a fazer um bom trabalho nesta área.

Beijinhos.

Ernesto Feliciano disse...

Amigo José,

Não sei qual o critério para a escolha do autarca para a referida aula, mas acho-a normal.

A sfreguesia de Alfeizerão tem uma população estudantil na nossa escola muito grande.

Um abraço.