segunda-feira, dezembro 31, 2007

Feliz 2008...


DESEJO A TODOS
UM FELIZ E PRÓSPERO
ANO NOVO
.
Ernesto Feliciano

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Comunicado dos membros da Assembleia de Freguesia eleitos na lista do PS...

Comunicado de Boas Festas

Os membros da assembleia de freguesia de S. Martinho do Porto eleitos pelas listas do PS vêem desejar a todos os saomartinheses umas boas festas e um próspero ano novo.
É com um sentido de dever cumprido e com esperança que vemos chegar o final de mais um ano.
De dever cumprido porque, não tendo obtido a maioria dos votos nas eleições de 2005, sentimos a responsabilidade de representar no orgão deliberativo da freguesia uma grande parte da população que confiou o seu voto no nosso grupo. Nesse sentido criticámos quando entendemos não estar correcto, sugerimos quando considerámos que mais podia ser feito, e denunciámos quando não nos restou alternativa.
Com esperança porque é notório que São Martinho do Porto está a ficar diferente, está numa Onda de Mudança. A Junta regularizou a sua situação fiscal, finalmente o problema das instalações do Posto Médico está a semanas de ser resolvido, conseguimos, em conjunto com a população, manter o posto dos CTT em S. Martinho e uma força de segurança na vila.
Nós, continuaremos em 2008 a trabalhar para que a nossa freguesia atinga o lugar que merece.
Bem haja a quem nos tem apoiado.
São Martinho do Porto, 28 de Dezembro de 2008.
.
OS MEMBROS DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA
DE SÃO MARTINHO DO PORTO
ELEITOS NA LISTA DO PARTIDO SOCIALISTA

Centros Históricos publicados em Diário da República...



Está publicada desde a semana passada em Diário da República a delimitação dos Centros Históricos de Aljubarrota e de São Martinho do Porto.
A partir de agora acções como construir, fazer obras, pintar ou demolir dentro destes Centros Históricos vão passar a obedecer a um Regulamento que já está em preparação na Câmara de Alcobaça. O vereador do urbanismo, Carlos Bonifácio, promete “rigor na actuação dos serviços” para que a história se mantenha ao lado da modernização.
A publicação dos dois Centros Históricos em Diário da República já foi comentada pelos dois vereadores da oposição na Câmara. O vereador socialista, Daniel Adrião, acredita que, agora, o património e as características históricos destas duas vilas estão realmente a salvo.
Igualmente satisfeito com o reconhecimento oficial dos dois centros, o vereador da CDU, Rogério Raimundo, pede rapidez à Câmara para o mesmo tratamento de outros centros históricos, como o de Cós.
Alcobaça passa a ser um dos poucos concelhos do país com três centros históricos delimitados e sujeitos a regras de ordenamento e urbanístico. A intenção da Câmara é avançar, entretanto, com a mesma operação para Cós onde está em preparação a requalificação da envolvente ao Mosteiro.
A constituição dos centros históricos estava em Plano Director Municipal (PDM) desde 1997 mas só agora entram em vigor devido ao seu reconhecimento em Diário da República.

In www.cister.fm

Antiga estação do Comboio americano vai ser uma unidade de apoio ao turismo...



A antiga estação do comboio americano em São Martinho do Porto vai passar a ter três pisos.
O edifício mandado construir em 1862 pelo Duque de Loulé foi, até à construção da linha de ferro do oeste, a principal estação de recepção de madeiras que, depois, eram transportadas ao destino através do único Porto marítimo activo na altura, o de São Martinho do Porto.
O projecto de arquitectura, que levou dois anos a ser aprovado, prevê um Restaurante no rés-do-chão e dois pisos novos destinados ao apoio turístico de outra unidade do mesmo proprietário. O vereador das obras, Carlos Bonifácio, garante que as intervenções não vão desrespeitar a “memória” do edifício.
Apesar de satisfeito com a reabilitação do edifício, o Presidente da Junta de São Martinho do Porto, Antunes Pereira, já se manifestou preocupado com as novas características esperadas devido aos dois pisos a construir que vão, segundo adiantou à Rádio Cister, desvirtuar o prédio que, assim, não vai parecer o mesmo.
O projecto foi aprovado na Câmara de Alcobaça por unanimidade. O vereador do PS, Daniel Adrião, habitualmente crítico em relação às urbanizações ou alterações em edifícios com história, aprovou este projecto por considerar que respeita o interesse municipal.
A preservação da memória daquele edifício é também uma preocupação da CDU. O vereador Rogério Raimundo sugeriu que o historial da antiga estação faça parte da decoração futura do Restaurante.
A estação recebia a madeira transportada pela linha de caminhos-de-ferro americano entre Leiria e a Marinha Grande. Os vagões eram puxados por junta de bois. É propriedade privada (dos mesmos donos do Challet que venceu o Prémio Arquitectura Eugénio dos Santos) mas por estar dentro do centro histórico terá de respeitar as características originais, nomeadamente a cor.
.
in www.cister.fm

quinta-feira, dezembro 27, 2007

Hoje há Assembleia de Freguesia...


Está marcada, para hoje, a Assembleia de Freguesia Ordinária pelas 21:30 horas.
.
A ordem de trabalhos é a seguinte:
- Actividade da Junta de Freguesia no período de 12 de Setembro a 13 de Dezembro de 2007;
- III Revisão Orçamental;
- Actualização de taxas para 2008;
- Plano e Orçamento para 2008;
- Festas de Sto. António 2008;
- Prosposta de Toponímia;
- Norma de controlo interno e regulamento interno e cadastro patrimonial;
.
Nota: A presença e a participação dos eleitores e demais habitantes, é extremamente importante nas Assembleias de Freguesia.

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Um Santo e Feliz Natal...

ZWANI.com - The place for myspace comments, glitters, graphics, backgrounds and codes



UM SANTO E FELIZ NATAL
PARA TODOS

Ernesto Feliciano


quarta-feira, dezembro 19, 2007

A festa de Natal foi um sucesso...


Decorreu no passado domingo, dia 16 de Dezembro, no Pavilhão Gimno-Desportivo de São Martinho do Porto, a Festa de Natal das crianças da Freguesia.
Marcada para as 15h30m, ainda não eram 14:00h e já algumas famílias se concentravam aos portões do Gimno-Desportivo.
Pelas 15h 30m, abriram-se as portas do recinto e foi ver um mar de gente a entrar ordeiramente e em fila indiana, cumprindo assim os pedidos da organização, pois era necessário que todos se registassem, confirmando a presença e obtendo uma senha que daria aos pequenos a possibilidade de levantar o seu brinquedo e um pequeno lanche.
Das mãos de um Pai Natal sentado na sua poltrona natalícia, os miúdos não perderam a ocasião de uma foto ao colo daquele por quem sonham nesta época do ano.
Como nenhum falhou neste propósito, ou melhor, poucos fizeram o seu choro perante a figura do “velhinho de barbas”, a entrada fez-se a um ritmo lento mas delicioso.
Depois foi vê-los espalhados pelo Pavilhão, em loucas correrias brincando com as palhaças ou saltando no insuflável que estava estrategicamente localizado no extremo do recinto.
Nos vários ateliers, formaram-se filas que chegaram a demorar duas horas, no intuito dos pais verem os seus rebentos de cara pintada por três palhaças que não se cansaram de os satisfazer.
Num outro atelier de pintura, desta vez mural, fez a imaginação da pequenada saltar para o painel que ficou completamente coberto de pinceladas religiosamente colocadas de forma indefinida, ou até desejando um bom natal ou escrevendo o seu próprio nome.
Num outro canto do pavilhão, um novo atelier de dança Hip-Hop, fez a criançada mostrar os seus dotes de dançarinos que nos deixaram a certeza de que é de pequenino que melhor se aprende. Nalguns casos, ficou claro que dançar está dentro de cada um, tais as habilidades.
Durante a tarde, o Presidente da Junta de Freguesia, Antunes Pereira, o líder da oposição, Dr. Ernesto Feliciano e um representante da mesa da Assembleia de Freguesia, Lurdes Agostinho, usaram da palavra desejando a todos os presentes um Santo e Feliz Natal e um Novo Ano cheio de coisas boas para todos.
Em cima do palco, outras duas palhaças enchiam balões e com eles faziam os mais variados bonecos que alegraram muitos dos garotos que se apinhavam na sua frente esperando levar para casa mais uma recordação do que esteve a acontecer em toda aquela tarde.
Veio então a hora do espectáculo em palco e todos as palhacinhas e um duende ofereceram a todos um animado teatro, onde a interacção entre a miudagem, os adultos e os artistas foi uma constante.
No fim da tarde e já com a luz artificial, porque a noite cai rápido nesta altura do ano, um espectáculo de Magia encerrou um memorável acontecimento de franco convívio, com muita paz, amizade, fraternidade e espírito natalício, deixando as crianças que teimosamente resistiram até ao fim, de olhos abertos e saltitantes.
Cerca de 800 pessoas estiveram presentes neste evento, das quais 300 foram crianças, na sua maioria de idades compreendidas entre um e os onze anos. A organização saiu feliz, e de coração cheio, pois como primeira iniciativa do género na freguesia, foi um verdadeiro sucesso.
Este evento foi uma iniciativa dos membros da oposição na Assembleia de Freguesia, mas desde logo teve o apoio e a colaboração activa do executivo da Junta que tudo fez para que se conseguisse atingir os objectivos propostos.
No final, ficou no ar o desejo de que no próximo ano se repita a festa.

Adaptado do texto de José Gonçalves em Por entre Montes e Vales

terça-feira, dezembro 18, 2007

Construção da primeira Etar para resolver problemas das suiniculturas já começou...


Já começaram as obras da estação de tratamento de águas residuais (Etar) de S. Martinho do Porto para resolver parte dos problemas de saneamento das suiniculturas da região Oeste, anunciou hoje o Governo Civil de Leiria.
"Assinalámos hoje o início das obras da Etar de S. Martinho do Porto e também o envolvimento do Estado (que comparticipa em 30 por cento do investimento) através da validação das primeiras facturas", disse Adelino Mendes, adjunto do Governador Civil de Leiria.
A Etar de S. Martinho do Porto, orçada em mais de seis milhões de euros, deverá começar a laborar no início de 2009.
O responsável do Governo Civil adiantou que no ano de 2008 ainda deverá entrar em obra a estação de tratamento de Tornada (orçada em cerca de 17 milhões de euros) já que nos primeiros meses do próximo ano será efectuada a adjudicação da empreitada.
Adelino Mendes falava após uma reunião da Comissão de Acompanhamento do projecto para o tratamento dos efluentes de suinicultura nas bacias hidrográficas dos rios Real, Tornada e Arnóia.
O responsável disse ainda que a empresa Águas de Portugal vai passar a fazer parte da Trevoeste, constituída para gerir as estações de tratamento.
O sistema de saneamento vai ser composto por três estações de tratamento (a última Etar a ser adjudicada ainda está em apreciação de propostas) e será gerido pela Trevoeste da qual são associados cerca de 600 suinicultores.
Os concelhos abrangidos pelo projecto são Alcobaça, Caldas da Rainha, Cadaval, Óbidos, Bombarral e Lourinhã. Segundo o vice-presidente da Trevoeste, Pedro Alves, "90 por cento das suiniculturas do Oeste utilizam Etar próprias" que manterão em funcionamento até que as estações de tratamento entrem em laboração.
No Oeste, existem cerca de 290 mil animais, a maior parte deles concentrados nos concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha.
In Público

Alunos de visita à Secil...



Alunos do 11º ano da EB 2,3/Secundária de S. Martinho do Porto visitaram a fábrica da Secil, em Pataias, no âmbito da disciplina de Economia.
Conhecer o funcionamento de uma unidade industrial, saber quais são e de onde vêm as matérias-primas que fazem o cimento, ver como este é produzido e assistir ao seu escoamento, foram alguns dos objectivos desta visita que deixou satisfeitos os jovens estudantes.
A turma do Curso Profissional de Contabilidade assistiu a uma explicação sobre o processo produtivo da fábrica e os alunos que, para o efeito, tiveram uma aula expressamente dedicada à preparação desta visita de estudo, fizeram várias perguntas.
Com os capacetes na cabeça (obrigatórios de acordo com as actuais normas de segurança no trabalho), os visitantes percorreram a fábrica, tendo ficado particularmente impressionados com a dimensão das instalações, os pneus que servem de combustível aos fornos, o armazém de pé de coque, os moinhos e a sala de comando que é um autêntico “cérebro” da fábrica.
Por fim, visitaram a zona de carregamento dos camiões e dos comboios, através dos quais o cimento é escoado.Os alunos e o professor viajaram de S. Martinho para Pataias de comboio, tendo obtido descontos da CP. A opção pelo modo ferroviário deve-se ao seu baixo custo, segurança e - neste caso concreto – rapidez. Aliás, uma das matérias abordadas nas aulas tem a ver precisamente com os Transportes e o seu impacto no meio ambiente.
A EB 2,3/Secundária de S. Martinho do Porto tem um plano de actividades que inclui várias visitas de estudo organizadas pelo Departamento de Matemática e Tecnologias a empresas da região para mostrar como estas funcionam e para que os alunos tomem contacto com o tecido económico da zona onde vivem.
.
In Oesteonline

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Um abraço gostoso...




Enviado pela amiga Aramis.
Para ti também amiga.

quinta-feira, dezembro 13, 2007

Turismo: Oeste sai reforçado com excepção dada na reestruturação das regiões...


A Região de Turismo do Oeste (RTO) defendeu hoje que a excepção dada na nova lei-quadro das regiões de turismo, aprovada pelo Governo, reforçará a própria identidade, onde estão em curso investimentos turísticos de 2,5 mil milhões de euros.
"O Oeste sai claramente reforçado ao ter um estatuto de autonomia porque não seremos uma ilha dentro de Lisboa"; disse o presidente da RTO, António Carneiro, em declarações à agência Lusa.
O Oeste vai manter-se enquanto região turística, o que para António Carneiro, facilitará a afirmação desta marca turística e reforçará a identidade regional, uma vez que a área da RTO passará a coincidir com a da Associação de Municípios do Oeste, composta pelos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Neste sentido, entram Nazaré e Alcobaça, concelhos que até aqui estavam excluídos do mapa turístico, e sai Rio Maior que passará para a actual Região de Turismo de Ribatejo, que será aglutinada a Lisboa.
Sobre o futuro, o presidente da RTO prefere aguardar pela reunião que as regiões de turismo vão ter sexta-feira de manhã com o secretário de Estado do sector, Bernardo Trindade.
O encontro deverá servir para esclarecer os responsáveis sobre as competências e a forma de financiamento das futuras entidades, uma vez que ainda permanecem muitas dúvidas, nomeadamente quanto à promoção externa e ao trabalho que deverá ser articulado com as agências promocionais.
Para já, António Carneiro aplaude o sistema de auto-financiamento, já revelado por Bernardo Trindade, e que se baseado na capacidade de cada região gerar receitas.
"Os empresários têm de se chegar à frente, como já acontece no Oeste com o golfe, e não podemos esperar vir a ter grandes prendas perante a situação das finanças públicas", disse.
"Foi uma enorme surpresa porque não contávamos com isto a curto prazo", sublinha ainda assim o responsável, que é presidente da assembleia da Associação Nacional das Regiões de Turismo (ANRET), discordando na generalidade com a redução das 19 para cinco, às quais se juntam as regiões do Alqueva, Litoral Alentejano, Região Oeste e Douro, consideradas como apostas prioritárias pelo Governo.
"Não é a solução que a ANRET apresentou", adiantou, recordando a proposta apresentada pelas regiões de turismo, que apontava para sete (as cinco regiões administrativas, juntamente com Lisboa e Porto).
"Sempre disse que no turismo não se deve fazer uma reorganização administrativa do país porque as marcas turísticas não podem coincidir com as NUTS II", sustentou.
.
Fonte: Lusa

Festa de Natal da Freguesia...



A Assembleia de Freguesia e a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto levam a efeito no próximo dia 16 de Dezembro de 2007, uma Festa de Natal para as crianças desta Vila.
O evento terá o seu início pelas 15h 30m e terá como palco o Pavilhão Gimno-Desportivo da Escola EB 2+3/S de São Martinho do Porto.
Durante as três horas do espectáculo, vários palhaços, pais natais, teatro, ateliers de dança, ateliers de pintura facial, ateliers de pintura mural, duende, muitos balões, insuflável e um espectáculo de magia farão as delícias da pequenada.
No decorrer das três horas do evento, às crianças até aos 11 (onze) anos, serão distribuidos brinquedos e um pequeno lanche.
Esta iniciativa conjunta da Assembleia de Freguesia e da Junta de São Martinho do Porto, terá o apoio e a colaboração dos Armazéns DeBorla de Porto de Mós (decoração do pavilhão e brinquedos).
Prevê-se uma participação elevada das crianças de São Martinho do Porto que rondará a três centenas.
À população em geral, a organização agradece a colaboração para que o espirito natalicio esteja presente nesta quadra que se apróxima e muito particularmente nesta Festa de Natal das nossas crianças.
Porque a zona envolvente ao Pavilhão vai ser altamente movimentada pelos muitos participantes do evento, pede-se a compreensão da população para que tudo possa decorrer da melhor maneira possível.
Do mesmo modo, solicita-se a todos os que nela vierem a participar o uso de sapatilhas ou calçado de piso sintético.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Jantar - Onda de Mudança...


Decorreu na passada sexta-feira, no restaurante Cantinho da Serra, Serra dos Mangues o jantar anual dos membros eleitos na lista Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto, que concorreu em 2005 às eleições autárquicas sob o lema ONDA DE MUDANÇA.

Após o jantar, foi feito a todos os presentes um breve resumo da actividade dos membros eleitos na Assembleia de Freguesia nestes 2 anos, evidenciando-se a acção fundamental que o grupo tem desenvolvido na Freguesia, de modo a que as ilegalidades e irregularidades deixem de ser a prática que tem sido seguida pelos actuais e anteriores elencos autárquicos.

Foram ainda apresentadas as propostas, moções e iniciativas que o grupo tem vindo a desenvolver neste mandato.

Ficou patente perante todos os presentes, a intenção clara e decidida destes membros eleitos, de continuarem a sua luta pela transparência, pelo rigor e pela exigência que têm demonstrado, e optando sempre por uma oposição construtiva.

Como debate final do jantar, o tema centrou-se na possível instalação de uma superfície comercial nos terrenos em frente da escola EB 2-3 de São Martinho do Porto.

Em representação da Distrital do PS de Leiria, esteve a Dra. Alzira Henriques que usando da palavra, enalteceu a acção exemplar dos membros eleitos pelo Partido Socialista, passados que estão dois anos da sua eleição, e pondo em evidência a notável e meritória do seu líder, que muito tem contribuído para a moralização da vida pública da Freguesia.

Reafirmou o apoio que aquela Distrital pretende continuar a dar a este grupo de autarcas, falou também em seu nome pessoal deixando nos presentes o testemunho da satisfação que sentia por se encontrar entre amigos e verdadeiros defensores da verdade, do rigor e da transparência.

Enalteceu ainda a coragem, poucas vezes demonstradas por muitos autarcas, na prestação de contas da sua actividade aos seus eleitores, prática que só dignifica estes elementos que compõem os membros eleitos do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto.

sábado, dezembro 08, 2007

Um blogue de boas energias...


O blogue amigo Por entre montes e vales, considerou que este blogue lhe dá boas energias.
Obrigado amigo José Gonçalves, e espero que este blogue de São Martinho do Porto, nos continue a dar boas energias.

Um forte abraço com desejos de bom fim-de-semana.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

GNR na Escola de São Martinho do Porto


Como é que se entra na GNR?
Já alguma vez usou a arma de fogo?
Como se faz a despistagem das drogas?
Como são programadas as operações?
Estas algumas das perguntas que alunos do 11º e 12º ano da Escola de São Martinho do Porto fizeram ao comandante da GNR local numa sessão que teve lugar no dia 18 de Outubro, no âmbito da disciplina de Direito das Organizações.
A propósito da matéria relacionada com o Estado e o papel deste na sociedade o comandante da GNR aceitou conversar com os alunos tendo dado uma autêntica aula de cidadania.
Na palestra, as duas turmas ficaram a saber qual a missão da Guarda Nacional Republicana, o seu organigrama e incumbências das respectivas brigadas, bem como a missão, mais específica, daquela corporação nas freguesias de S. Martinho do Porto e de Alfeizeirão.
O sargento Teodoro Janela, que comanda o posto de São Martinho do Porto, explicou também como é financiada a GNR, tendo em conta que os alunos presentes pertencem ao curso profissional de Técnicos de Contabilidade.
No espaço destinado às perguntas e respostas, o militar contou algumas das suas experiências mais marcantes, explicou como se pode fazer carreira na Guarda, como funciona o posto que ele comanda e as características da criminalidade em São Martinho nos meses de Verão e de Inverno.
De salientar o interesse e a atenção com que as duas turmas acompanharam a intervenção do convidado e a forma entusiástica como participaram no debate.
.
In Oesteonline