sábado, julho 12, 2008

Noites de Verão...


No passado sábado fiquei agradavelmente surpreendido quando ao comprar o jornal “Expresso”, como faço habitualmente, me deparei com um Dossiê Especial sobre Alcobaça.
Um dos aspectos que logo me chamou a atenção foi o logotipo, o mosteiro estilizado. Na minha opinião mais bonito que o da Câmara.
É de salutar este investimento, com uma página inteira sobre S. Martinho. Aliás, já à mais de um ano que foi aprovada uma proposta da oposição na assembleia de freguesia no sentido de se organizar “animação de verão”.
Pena é que feito o mais dificil, o investimento, não se tenha aproveitado esse investimento para convidar todas as organizações da terra para “encher” a agenda com actividades.
Outro dos pontos que considero menos positivo é que continuem a ser publicitados eventos do “verão de S. Martinho do Porto” que afinal são realizados noutras freguesias.
E por fim, infelizmente, desperdiçou-se uma página inteira a publicitar o evento de Luís de Matos que afinal se veio a revelar uma desilusão.
http://alcobacasummernights.terradepaixao.net/

Por: Paulo Fonseca

11 comentários:

aramis disse...

Amigo Paulo,
Acredita que não é por colaborar sempre com a Direção da Associação Verão de S. Martinho que te vou dizer algumas palavras, mas estou certa, que se não fosse este grupo de carolas que estão em férias a organizar alguma coisa, nada era feito... pelo menos são eventos que trazem gente e são falados na comunicação social.
Em relação aos que são agendados e não se realizam cá, é porque não temos as infrastruturas, como o campo de golf - onde durante o torneio o nosso nome está espalhado pelo campo da Praia d'El Rei, a Praça de Touros, cuja corrida tem de ser nas Caldas. De resto não estou a ver a que te referes. Ilucida-me por favor.
Dou imenso valor a esta equipa que se queres saber andam à duas semanas em verdadeira luta com a Camara, pois como sempre, não disponibilizam aquilo que prometem... Daí, atraso nos impressos dos programas e não só. São pessoas que tem a sua profissão e não ganham monetariamente absolutamente nada. E andam de Lisboa para cá e para lá, tem umas férias bem cansativas, e tudo isto por amor a S. Martinho.
Aproveito para mencionar tambem que de ha 3 anos para cá se conseguiu chegar a acordo com os patrocinadores para as festas não serem privadas, daí que pelo menos no Turismo, tens sempre "entradas" à disposição para todos os eventos. Claro que alguns tem um valor minimo de entrada, mas de outra forma não seria possivel realizar.
Um grande abraço para ti amigo Paulo,

Anónimo disse...

Cara Aramis,

Permita-me discordar consigo...
Se verdade que não temos campo de golfe e, como tal, esse evento é feito fora de S.Martinho, como é que justifica o torneio de volei de praia a festa que vai haver no Salgado? e o passeio de bicicletas em Alcobaça? que infraestruturas são precisas para que este evento fosse em S.Martinho?
Porque é que há 2/3 anos o Verão da Foz e os Concertos em Óbidos levaram o simbolo do Verão de S.Martinho?
Concordo que os eventos fazem publicidade a S.Martinho e trazem alguma (pouca)animação a S.Martinho,mas parece-me pouco...muito pouco...
Até porque, segundo ouvi dizer,recebem apoios da CMA...


cumprimentos

João Carlos

Anónimo disse...

Claro, a marca é a de S Martinho, mas parte dos eventos sao fora. Efectivamente alguns mais podiam cá ser feitos. Mérito também dos organizadores, tanto de Lisboa como da Terra, que colaboram para fazer alguma coisa, sacrificando as férias e a vida profissional.
A Câmara tenta sempre apanhar boleia para, com o trabalho dos outros, aparecer na Comunicaçao Social.
Nao se esqueçam do já célebre Abraço à Baía, que conseguiu passar para os orgaos de Comunicaçao nacionais, o problema da poluiçao da Baía.
Pode-se melhorar, mas já se conseguiu bastante com o esforço de todos que os que colaboram.
É um bom exemplo!
AReis

Anónimo disse...

Minha cara amiga Aramis,

Obrigado pelo comentário.
Como deve ter percebido pelas minhas palavras, não foi minha intenção desvalorizar o trabalho feito. Como penso que sabe tambem eu trabalho em Lisboa e sei dar valor ao tempo que tiramos às nossas vidas para trabalhar para o bem da terra.
No seu caso particular aprecio muito as iniciativas que desenvolve, algumas delas não tendo a divulgação que merecem.
Eu referi-me em concreto ao investimento feito, pensei que pela Camara, no "dossier" do expresso e que poderia ter tido mais conteúdo. A minha critica elogia a iniciativa mas sugere que poderia incluír mais iniciativas, como por exemplo a "BRINCAR NA AREIA" que penso que não consta.
Quanto às iniciativas fora de S. Martinho, o comentário anterior do João Carlos dá os exemplos. É verdade que não temos muitas estruturas mas podemos aproveitar melhor o pouco que temos.
Soube este fim-de-semana que houve reuniões de preparação das actividades da Associação com o Clube Náutico, o que fez com que a agenda de actividades tivesse bastantes actividades naúticas, que me agradou muitissimo.
Não me leve a mal o querer o mais possivel para S. Martinho, sei que tambem é isso que quer. Essa minha ambição nunca porá em causa o trabalho dos que fazem o que fazem de uma forma desinteressada, como eu sei que é o caso da minha amiga.

Um abraço e desejos de muito sucesso nas iniciativas previstas

Paulo Fonseca

aramis disse...

Meu amigo Paulo, sempre entendidos!
Não achei que estivesse a fazer qualquer tipo de criti e eu só quis dar uma "achega", pois estou um bocadinho mais por dentro da associação. Por exemplo Paulo, eu acho a ideia do passeio de bicicletas giríssimo e até hoje tem se tornado num excelente convivio entre pais e filhos, mas, como passeio que é, tem de terminar em qualquer lado... daí o Hotel das Termas da Piedade, onde se faz um churrasco para todos. Ms o passeio é composto por gente que está a passar férias em s.martinho.
Quanto aos 2 eventos na Praia do Salgado, a ideia era dar a conhecer o espaço. Como deve de saber este ano vai ser mais complicado, pois a praia deixou de ter assistencia e o bar de apoio está fechado. Ora lá está, a Camara não liga absolutamente nenhuma... é uma praia lindíssima e pertençe à nossa freguesia. Como é possivel não lutarem por ter assistencia com os nadadores salvadores e em relação ao bar, colocarem por exemplo a concurso a sua exploração? Se fosse na Nazaré, um pouco mais à frente, tudo se passava de outra forma!
Uma coisa que me tem chocado imenso nos ultimos dias é ver a quantidade de miudos de diversas escolas que vem fazer praia durante a semana, mas, como não cabem todos ao pé dos Balneários, tem de espalhar-se pela praia toda. Ora os que ficam em frente ao Banco por exemplo, não tem nenhuma infraestrutura sanitária. Inclusivamente ela devia existir até para os que frequentam o Parque infantil. Claro, é ver as monitoras a correrem com eles para os cafés...
Até quando gastar só naquilo que não se deve e não no que é necessário?
Um grande abraço e até sempre amigo,

Anónimo disse...

O Senhor ou Senhora Aramis é tão conhecedor/a de S. Martinho do Porto que proclamou a brilhante afirmação: "é uma praia lindíssima e pertençe à nossa freguesia"!!!!!!!!.... Fabuloso.
e ainda: "Se fosse na Nazaré, um pouco mais à frente, tudo se passava de outra forma!"!!!!!!!!!!Brilhante.

Pois, é este/a comentador/a é um/a orgulhoso/a colaborador/a do Verão de S. Martinho .... Assim vale a pena.
Para quem tinha dúvidas, ficou agora a saber (segundo um/a assumido/a colaborador/a do Verão de S. Martinho ) que os eventos realizados no Salgado, ou Salgados já agora..., existem para dar a conhecer a Freguesia de S. Martinho do Porto!!!!! Surpreendente!!!!
Fica claro que o Verão de S. Martinho (pelo menos com estes argumentos)constituí uma mais-valia para S. martinho do Porto.

Pois então a Câmara de Alcobaça não luta. E a Junta? Essa então... Incompetentes.

Ana Silva (veraneante/não residente em S. Martinho do Porto/conhecedora dos limites da Freguesia e do Concelho.

Anónimo disse...

Amiga Aramis,

É isso mesmo, estamos na mesma "onda".
Ontem estive a rever o dito "dossier" e fiquei com a ideia que a agenda é da responsabilidade da CMA mas apenas inclui as acções da Associação Verão de S. Martinho. Não só não incluí a acção "Brincar na Areia" como uma que eu descobri hoje no site da CMA, "Biblioteca de Praia em São Martinho", ambas organizadas pela própria CMA.
Penso que concordamos que seriam 2 bons exemplos a incluír, e isto é uma critica construtiva à CMA.
Quanto ao eventos fora de S.Martinho, e não estou a falar do Salgado que eu sei que a ponta sul pertence à freguesia de S. Martinho, ao contrário do que diz a veraneante Ana Silva, continuo a achar que podem ser eventos onde se publicita o verão de S. Martinho mas não eventos da própria agenda, e como se existisse "Vinho do Porto" do Algarve. Mas é apenas uma opinião e não pretende tirar mérito a todas as outras actividades.
Cara Ana Silva, já estava convicto mas fui confirmar nos mapas do Inst.Geogr. do Exército que parte do areal do Salgado pertence a S. Martinho. Aliás ainda este domingo fiz praia nesse bocado de praia que tem acesso pela Serra do Mangues (embora em muito mau estado).
Fico contente por ver novos participantes neste blog, mas ficaria mais se os comentários tivessem outro tom, em especial quando falamos de pessoas que não conhecemos.

Paulo Fonseca

Anónimo disse...

Caro Paulo Fonseca
Ainda que parte do areal pertença a S. Martinho do Porto, não é da responsabilidade da freguesia de S. Martinho do Porto, nem concelho de Alcobaça, a permanência do bar, e a existência de nadadores salvadores.
Mais necessário (pelo menos no meu entender) seria a bandeira azul para a praia de S. Martinho. Existem ainda, nuitas pessoas que "torçem o nariz" à qualidade da água.
Não é correcto afirmar-se que a praia do Salgado é da freguesia, quando muito, e com algum rigor, como parece ser o seu caso (e muito bem) dir-se-á que parte da praia o é.
Na verdade, será que as autarquias (e as pessoas) dessa terra se devem bater pela praia do Salgado... com uma belíssima concha, fabulosa para crianças (e não só)?
Na minha opinião, enquanto simples veraneante, o Verão de S. Martinho é elitista e como tal, serve apenas uma elite. É certo "a elite" tem nessa praia bastante significado, e mais certo ainda, que ao menos fazem alguma coisa.
No entanto, fiz a seguinte reflexão:
Um torneio de ténis numa casa particular?
Actividades para dar a conhecer a Praia do Salgado?
As festas na Discoteca GreenHill - Foz do Arelho?
As corridas de Touros nas Caldas da rainha?
O passeio de bicicletas em Alcobaça?
Porque é que não se organizam actividades que possam decorrer na freguesia?
Assim, podia existir o "Verão de S. Martinho", e não um "Verão de S. Martinho" que ACONTECE (não é só publicidade)para além- fronteiras da freguesia.

Obrigada e peço desculpa pelo tom.

Ana Silva

Anónimo disse...

Obrigado cara Ana,

Tem toda a razão, as estruturas da praia pertencem à Nazaré.
Concordo com tudo o que diz, excepto que não nos devemos bater pela parte da praia que é nossa. Adoro a nossa baía mas entendo que as praias da gralha e salgado (a parte de S. Martinho) podem ter o seu lugar. Porque não algo como existiu em tempos de classificação de "praia dourada" ?
Deu uma informação que para mim é novidade, de que o ténis é numa casa particular.
Como já tinha expressado, concordo que, não havendo muitas estruturas na freguesia, com alguma imaginação se podem organizar eventos na freguesia.
Mais uma vez obrigado pela participação, o objectivo de espaços como este é precisamente esse, discutir ideias.

Um abraço,
Paulo Fonseca

aramis disse...

Meu amigo Paulo, concordo ma maioria com tudo o que diz, como aliás era de esperar!
Só para sua informação o torneio de ténis passa-se realmente numa casa particular desde que deixámos de poder utilizar os do Hotel do Parque. Mas, e atenção a isto, qualquer pessoa pode entrar para ver ou até participar. Por um gesto de muito boa vontade os donos da casa, colocam aquela parte da casa completamente à disposição. E sabe que o Torneio é anunciado com o nome de Torneio de Ténis de S. Martinho,nos campos de maior movimento, como o do Estoril,o do Jamor e até vi fotografias do poster no algarve na Quinta do Lago. Existem pelo menos 6 jogadores que vem de proposito a este torneio e trazem a sua familia durante esses dias. Portanto, não só publicidade à nossa terra, como mais gente a consumir comercialmente em S.Martinho.
Eu sou uma pessoa que dou valor às pequenas coisas e quando vejo que até organização nova que apareça, esta pelo menos "mexe" positivamente com o nosso nome, fico bem contente.
Como temos muita falta de infrastuturas, por vezes temos de tentar encontrar alternativas... digam-me lá um espaço para juntar tanta gente de s.martinho que não seja o "green hill"? Nós nem um cinemazinho temos....
Resumindo, acho que o que temos já é muito bom para S.Martinho! São opiniões. Pode-se publicitar a nossa terra em eventos que se passem fora, pois passam para a comunicação social, para os hotéis,
enfim "mexe", que é isso que temos falta!!!
Um grande abraço,

Para a comentadora Ana, faço uma pergunta: não incluiamos no programa e acabávamos com a centenária corrida do 15 de Agosto na Praça de Touros de Caldas só porque não a podemos fazer cá? Já lá esteve alguma vez e reparou nos posters que adornam a praça com imagens e publicidade de S. Martinho?
Se estiver por cá convido-a a ir assistir ou pelo menos dar uma olhadela em alguns dos eventos e depois dizer a sua opinião, olhe que gostava, pois penso que ficava com uma opinião diferente. Já referi noutro comentário que as "entradas" para os eventos estão à disposição de qualquer um no Posto de Turismo.
Um abraço,

Anónimo disse...

Cara amiga Aramis,

Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Eu já fui a pelo menos umas das touradas e gostei. Para alei disso reconheço que grande parte dos veraneantes de S. Martinho estão ligados aos touros e por isso torna-se um importante evento (eu conheço um pouco desse mundo tambem porque trabalhei no restaurante "Festa Brava" que existiu em tempos em S. Martinho).
Temos todos que trabalhar por novas iniciativas, eu tenho falado com pessoas do Clube Naútico sobre a possibilidade de dinamizar o mergulho em S. Martinho. Desde à cerca de 5 anos, todos os anos participo numa organização do Clube Náutico da Nazaré, com o apoio da Camara, que se chama "Fundo Limpo" e que leva anualmente cerca de 80 mergulhadores de várias zonas do país à Nazaré. Esta iniciativa faz parte de um conjunto de acções de sensibilização ambiental. Como eu gostaria de ver isto em S. Martinho.

Paulo Fonseca