quinta-feira, julho 17, 2008

S. Martinho na net...

Vem-se falando há algum tempo na nova forma de analfabetismo, o chamado analfabetismo digital, isto é, quem não é capaz de utilizar os meios informáticos.
Seguindo esta linha de pensamento, quem não está na “net” não “aparece no mapa”.
Por isso é que os membros da Assembleia de Freguesia eleitos pelo PS propuseram o desenvolvimento de um “site” da Junta de Freguesia, considerando até o facto de S. Martinho do Porto ser uma vila de turismo.
Parece-me aqui existirem 2 caminhos, ou a Junta avança sozinha com a iniciativa e, eventualmente com o apoio dos comerciantes que pagariam uma taxa para constarem numa secção “onde comer/dormir”, suporta todos os custos, ou a CMA organiza uma estrutura que abranja todas as freguesias, podendo inclusive disponibilizar um técnico para suporte informático às juntas.
Qualquer que seja a via, o que me parece importante é que esta desvantagem (ainda não ter site) se torne numa oportunidade. Se o não ter diferencia negativamente o simples ter não diferencia. Nas empresas como nos organismos públicos de hoje uns dos factores de sucesso é a diferenciação.
Uma das recordações que guardo do meu pai é os dias em que ele se levantava de madrugada e fazia a pé os cerca de 3 km que separam Vale do Paraíso de S. Martinho simplesmente para ir ver o mar. Como eu, que passo a maior parte do tempo em Lisboa, gostaria de vez em quando ver o nosso mar. Aqui está algo que poderia ser diferenciador, uma “Webcam”, que poderia estar no novo elevador, e que transmitiria as imagens de S. Martinho para o mundo.
Durante o inverno costumo acompanhar a neve na
Serra da Estrela através de uma webcam. Descobri recentemente que a CM da Nazaré também já tem.
Soube que em tempos existiu uma pequena torre com uma estação meteorológica junto ao Largo José Bento da Silva. O fácil acesso e o baixo custo das tecnologias permite que se recupere esta estação, completando a oferta de imagens com dados meteorológicos.
Deixo aqui alguns exemplos:
http://weather.no.sapo.pt/
http://www.turismodoalgarve.pt/meteo/rta/faroport/meteo.htm (http://www.visitalgarve.pt/)


Por: Paulo Fonseca

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Ernesto, concordo consigo.