quinta-feira, janeiro 15, 2009

Campismo de S. Martinho do Porto dá lugar a Hotel...

A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) admite destinar o terreno onde funciona o Parque de Campismo de São Martinho do Porto a um Hotel.
O Plano de Pormenor (PP) da Marginal de São Martinho, que começou a ser revisto, prevê a transferência do parque de campismo para outro sítio da vila.
O prazo de revisão do plano termina daqui a três anos, o que coincide com o fim da licença precária dada pela Câmara ao Parque de Campismo, a funcionar há várias décadas ilegalmente.
A construção de um Hotel, junto à Baía, parece ser, neste momento, a hipótese mais viável. A Câmara Municipal de Alcobaça já terá colocado de parte a hipótese de autorizar a construção de habitações familiares naquele local, uma vez que o Plano de Pormenor da Marginal de S. Martinho do Porto prevê, nomeadamente, uma vasta área de espaços verdes, o que não seria economicamente viável com a construção de blocos de apartamentos.
Carlos Bonifácio, vice-presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, garante, para já, que «qualquer decisão será sempre tomada depois de se auscultar a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, proprietária dos terrenos».
A deslocalização do campismo vai obrigar a Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, presidida pelo social-democrata Antunes Pereira, a indemnizar os campistas por estes terem adquirido parcelas de terreno no parque.
A Junta de Freguesia tem afirmado que precisa de manter um Parque de Campismo na vila para a realização de verbas próprias, que lhe dão maior autonomia financeira face à Câmara Municipal, e para dar resposta às centenas de pessoas que continuam a optar por este tipo de alojamento.

18 comentários:

Anónimo disse...

Construçao numa zona que devia ser protegida?

Nao há já excessso de oferta de camas?

Porque nao um Parque ou jardim?

AREis

Anónimo disse...

Custa ver que o histórico e lindíssimo Hotel Parque se degrada de dia para dia enquanto se pensa em construir ainda mais junto à baía, que precisa tanto de proteger as suas dunas e a sua paisagem. Já agora, isso é permitido no Plano de Ordenamento da Orla Costeira? Todos compreendemos que a Junta de Freguesia recebe do actual parque rendimentos que lhe fazem falta, mas não deveríamos pensar em soluções melhores para aquele espaço? E será legítimo transformar uma área que é actualmente pública (e que podia vir a ser um espaço para a vila) num terreno privado? Talvez a junta de freguesia pudesse promover um debate alargado sobre isto, ou mesmo um concurso de ideias para aquele espaço.

Muito obrigada pela divulgação da notícia e pela oportunidade de debate que ela proporciona.

Filipa R

Anónimo disse...

Que disparate. Estamos numa zona (que já foi) de dunas.
Mais outro atentado ao ambiente?

Já chega!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Que disparate. Estamos numa zona (que já foi) de dunas.
Mais outro atentado ao ambiente?

Já chega!!!!!!!!!!!!!!

Goldfinger disse...

Ora ora


Onde é que eu já ouvi isto? Então não sabíamos todos já que esta guerra toda em volta do Parque era precisamente por causa deste projecto.
E agora é apenas uma pequena abordagem, em jeito de: e que tal um Hotel ali naqueles terrenos?
A freguesia tem uma palavra a dizer, etc, etc, etc... só para apalpar o pulso e ir deixando no ar a ideia do que um dia destes vão querer como um facto consumado e quererão fazer daqueles terrenos o mesmo que fizeram aos terrenos que foram "oferecidos" ao Coutinho.

Veremos como tudo irá acabar e a freguesia terá uma palavra definitiva a dizer, protegendo os reais interesses da freguesia.

Cumprimentos

GOLDFINGER

Anónimo disse...

E eu que pensava que as constrruçoes em frente à Baía já tinham acabado.
Nao há praia para mais gente.


Fócrates

Anónimo disse...

ouvi dizer que uma conhecida senhora da REMAX esteve reunida no parque de campismo, e seus colaboradores,com responsaveis pelo mesmo. Coincidencia?

Anónimo disse...

O senhor esta desesperado.Panfletos trapalhões entregues por pessoal da junta.Há ai alguém que atire uma boia para salvar o homem ?

Anónimo disse...

Ao cuidado da onda de mudança.Será verdade que alguém anda a fazer o levantamento do património da freguesia? Pois é,seundo sei já existe um com poucos anos.Se assim for como se chama a esta maneira de ganhar dinheiro?Quem souber que responda.

Anónimo disse...

A questao levantada pela Filpa R tem toda a razao e é uma pena ver o Hotel Parque, destelhado de propósito na torre mais alta o que só é (bem) visível da rua do Cinema, à espera de ir abaixo ou de ser dividido em cubículos, para a venda de T0 e T1.
O Presidente da Junta tem responsabilidades graves nisto tudo. Ficará impune?
Deixaremos que se construa nas dunas?

Anónimo disse...

Boa noite?

Estamos a falar do mesmo terreno onde a CMA anunciou a contrução de piscinas há 3 anos atrás?
As tais PISCINAS OLIMPICAS que o Presindente da Junta anunicou na mesma altura? (como se ele soubesse o que são piscinas olimpicas....)

Como é que a CMA anuncia uma obra num terreno que não lhe pertence?

Cheira-me a esturro...

Anónimo disse...

Um pseudo-esclarecimento(sobre a expulsão de sócio dos BV)do Sr. Pereira, presidente da Junta de Freguesia andou a ser distribuído no dia 15 de Janeiro, quinta-feira, por funcionários da autarquia em horário laboral o que pressupõe não haver nada de útil a fazer por estes assalariados ou então algo vai mal na gestão dos recursos humanos como em muitas outras áreas da competência do executivo autárquico.
Depois de lido o pseudo-esclarecimento chega-se facilmente à conclusão que o desespero está instalado na mente deste senhor.
Diz o Sr. Pereira que “há cerca de 15 anos, aquando da inauguração do novo Quartel, o edifício foi deixado ao abandono, sendo à vista de quem quer ver um património em constante degradação”. Então ele não testemunhou na escritura Usucapião que a CMA, nos últimos 20 anos, tinha zelado, fazendo obras, pelo estado de conservação do mesmo? Então como ficamos? Quando interessa está bem conservado mas como o “caldo entornou” já está degradado?! Que falta de coerência e de honestidade intelectual!
Não deixa de ser verdadeiro que a degradação é evidente mas, aqui sim, a responsabilidade também é da CMA que durante anos andou a “empatar”a Direcção dos BV com promessas de negócio que, afinal, foi uma facada nas costas mas que não foi suficiente para fazer estrebuchar!
Diz também o Sr. Pereira que “lutarei pela preservação do património da Freguesia de S. Martinho do Porto” mas não refere qual, talvez seja o etnográfico mas aconselho-o uma melhor defesa! O miradouro-rei de S. Martinho não é património? O Sr. Pereira há quantos anos não vai ao Cruzeiro? Ali, sim, está a degradação no expoente máximo! E fala em preservação do património? Que ousadia!
Mais adiante diz o Sr. Pereira que a autarquia contribuiu para os BV, nos últimos seis anos,com 50.000 euros que “foram gastos a belo prazer”. Então o Sr. Pereira o que é que anda a fazer na Junta de Freguesia? Não sabe as contas da Autarquia? Não sabe o que andou a pagar? Essa quantia, Sr. Pereira, serviu para aquisição de duas viaturas (como o senhor bem sabe, vamos lá!) que, inclusivamente, estão baptizadas com o nome da autarquia e com referência aos SEUS executivos! Como vê naquela casa ainda há um sentimento que, infelizmente, anda arredado de muitas pessoas e que se chama GRATIDÃO.
“Então os que nos expulsaram qual tem sido o seu contributo?” é a pergunta que o Sr. Pereira faz no seu pseudo-esclarecimento. Sinceramente, não sei! Quem o expulsou foram 56 dos 60 sócios votantes na Assembleia Geral e, como se compreenderá, desconheço os contributos de todos mas de alguns posso responder: criaram património com uma frota de carros que faz inveja a muitas corporações e conseguiram levar a bom porto a conclusão do novo Quartel apesar das muitas dificuldades, entre outros. Julgo não deixar dúvidas, pois não Sr. Pereira?
“Se como sócio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto tinha o dever de a não prejudicar. Sabendo-se que uma Associação representa os seus sócios. A Freguesia representa o todo, população e património, pergunto: de que lado me devo colocar?” é outra pergunta feita. Apesar da redacção para a explanação da ideia não me parecer feita da melhor forma o que se pode extrair é óbvio: optou pela Freguesia (ou Câmara?) sabendo que o que estava a fazer era em prejuízo dos BV! Assinou a sua confissão de culpa! Tardou… mas mais vale tarde que nunca!
Quanto às “suas” maiorias absolutas, não se iluda! Há uns anos atrás alguém disse que se, algum dia, o cabeça-de-lista do PSD em S. Martinho for um burro…o burro será Presidente da Junta! E já que demonstra tanta vaidade na sua governação, pergunto: o que é que este seu executivo deixa feito, que obra fez, que marca deixa? Foi a aquisição dum autocarro para justificar a entrada, “pela porta do cavalo”, dum novo funcionário contrariando tudo o que é legal?
Para terminar o que já vai longo lembro algo que o Sr. Pereira teima em querer fazer esquecer para tentar “baralhar”algumas pessoas: não foi o Presidente da Junta de Freguesia, o Cap. de Frag. na Reserva Manuel Antunes Pereira, que foi expulso de sócio mas, sim, o cidadão Manuel Antunes Pereira! Não confunda as pessoa

Anónimo disse...

É com alguma admiração que reparo no estranho e total silêncio por parte da “Onda de Mudança” em relação aos vários episódios protagonizados pelo Presidente da Junta de Freguesia o que me faz levantar sérias interrogações e dúvidas.
Em qualquer parte do mundo estes factos seriam aproveitados pela oposição para fazer valer argumentos mas, pelo que é dado a observar, em S. Martinho do Porto há uma forma muito “sui generis”de ser oposição! ( e não me venham com “formas de estar”, “personalidades”, “formas de fazer política”,etc.,etc.)
Será que os eleitores que lhes proporcionaram tão elevada votação estão a ser respeitados? Sim, porque esses eleitores gostariam de saber o que pensam disto os seus eleitos. Mas estranhamente, ou talvez não, o silêncio impera!
E digo “talvez não” porque começa a ouvir-se, em sussurro, que nas próximas eleições o Dr. Ernesto e o Comandante Pereira vão concorrer na mesma lista!? Custa-me bastante acreditar em tal cenário mas em política...

Bom dia

Anónimo disse...

Quem será este Fernando Baptista que tanto defende o Presidente dos BV como ataca o presidente da junta, não estará a mesturar as coisas, aliás, tudo isto nasceu porque 2 ou 3 pessoas da direcção dos BV decidiram tomar conta da junta.
Diz que criaram património com uma frota de carros que faz inveja a muitas corporações e conseguiram levar a bom porto a conclusão do novo Quartel, à custa dos apoios da junta, da Camara e de crédito. Estão a gabar-se de feitos que terão de ser pagos durante anos, truques à "Socatres".

Anónimo disse...

Este anonimo deve ser amigo dos ultimos que la estiverm e com os mesmos apoios deixaram os B.V na falencia

Anónimo disse...

Onde andou este Fernando Baptista (ou lá quem é) nos últimos 3 anos em que a oposição lutou contra tudo e contra todos para por a junta na ordem.
Porque será que durante 3 anos só este eleitos se preocuparam com as irregularidades da junta e em ano de eleições aparecem tantos defensores da honra.
É uma vergonha que estejam a usar os Bombeiros para projectar um homem. Os defensores do Clérigo já pensaram no que vai ser os bombeiros depois disto, de se terem posto a mal com todos (junta, Camara) só por causa da ambição pessoal do presidente. Será que vamos ter uma outra Fundação ou Clube em que ninguem sabe o que se lá passa e tudo depende de uma só pessoa ?
Pensem nisto, as eleições vão passar mas as consequências vão ficar ...

Anónimo disse...

Para o anónimo que refere que os BV vivem à custa da JF, da CMA e do crédito, é público que as duas entidades que refere deram o seu contributo mas ninguém acreditará que tenham sido a chave do sucesso. Quanto ao crédito, desde que seja bem aplicado, não vejo qual o problema...
E, pelo que sabemos, todas as obrigações estão a ser devidamente cumpridas o que, infelizmente, não é nota dominante nos tempos que correm.
Quanto ao segundo anónimo que se interroga sobre o meu "aparecimento" posso adiantar que enquanto tivemos oposição na Assembleia de Freguesia as pessoas, como eu,sentiam-se representadas pois, como já terá reparado, a contestação ao executivo da JF não é exclusivo do Fernando Baptista. Felizmente!E não faço mais que aproveitar a oportunidade que os novos tempos nos dão de podermos emitir as nossas opiniões, por mais polémicas que possam ser, mas sempre respeitando quem merece ser respeitado.
Com certeza que não lhe tem passado despercebida, nos últimos tempos, a quase total ausência da oposição?! Não acha estranho?

Boa noite!

Anónimo disse...

Esta noticia até dá vontade de rir. Com a crise que o mundo está a passar, ainda estao a pensar construir um hotel. Cada verão que passa s.martinho tem cada vez menos turistas. O hotel nao deverá ter lucro devido a crise que o mundo anda a passar. Entramos num periodo em que as pessoas tem de poupar, logo não vão gastar dinheiro em hoteis que são super caros. Aliás ja existem bons hoteis em s.martinho, e mais de metade dos hoteis que existem estão fechados. Desejo que ponderem esta ideia de construir um hotel na zona do parque campismo, porque so vai ter prejuizo e acaba por fechar portas. Eu acho, que ha coisas mais interessantes que podem construir naquele terreno. Já agora verefiquem quantas zonas verdes existem em s.martinho.