sábado, maio 09, 2009

Alunos prejectam veículo turístico...



Quatro alunos do 12º ano da Escola EB 2,3/Secundária de São Martinho do Porto estão a trabalhar na rodução de um veículo eléctrico que tem como objectivo a promoção turística da vila. O projecto decorre no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Inicialmente, os alunos projectaram o veículo para ser concebido “numa versão mais teórica”, apresentando maquetes à escala, um roteiro virtual e um estudo a nível de custos teóricos, energias renováveis, materiais a utilizar e outros assuntos relacionados.
Contudo, ao estabelecerem contactos, nomeadamente com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), surgiu a possibilidade de expandirem os objectivos inicialmente traçados.
Cátia Vicente, representante do grupo, explica que, com a possibilidade de execução efectiva do projecto, ficaram “todos muito entusiasmados, mas tudo o que estava previsto deu uma grande volta”.
Agora, os alunos de São Martinho vão regularmente a Leiria onde trabalham em conjunto com professores e alunos do curso de Engenharia Mecânica, uma experiência que aluna adjectiva de “valiosa
e gratificante”.
Cátia Vicente adianta que o estudo do carro está quase terminado e uma maquete em cera já está completa, falta agora o financiamento”.
Numa reunião com o IPL, estimaram um orçamento de 5 mil euros e de alguns materiais para a construção do veículo.
Os quatro jovens do curso de Ciências e Tecnologias têm pedido apoio a empresas da região mas ainda não conseguiram um patrocinador.
O projecto, quando finalizado, irá ser apresentado à Câmara Municipal de Alcobaça, enviado para o concurso regional promovido pela ADLEIAssociação para o Desenvolvimento da região de Leiria, dirigido aos alunos do 12º ano de Área de Projecto “Região com Futuro” e para “Educação para o Empreendedorismo”.

In Região de Cister

1 comentário:

Anónimo disse...

É um grupo de excelentes alunos da E.B. 2,3/S de S. Martinho do Porto.

Gostaria de conhecer melhor este projecto, talvez fosse possível arranjar patrocinadores.

Só tenho pena de tomar conhecimento deste projecto pelo blog e não pela Escola, mais uma vez a Escola não conseguiu comunicar.

Suzana