segunda-feira, maio 04, 2009

Proposta de construção de uma ponte pedonal sobre a vala real...

Legenda:
A – Linha caminho de ferro
B – Vala Real
1 – Ponte pedonal a construir
2 – Caminho pedonal a ser melhorado
.
Dado o crescente crescimento urbano na zona dos Medãos e parte Sul da Zona Baixa da Vila, torna-se urgente a construção de estruturas de circulação que permitam aos moradores daquelas zonas um acesso rápido e seguro à Baia de São Martinho do Porto (SMP).
Para estes moradores, o acesso à Baia e Avenida Marginal apenas pode ser feito utilizando as passagens de nível existentes a sul e centro da Vila, sendo por vezes esta distância de 15/20 minutos a pé. Muitos desses moradores têm pouca mobilidade e/ou possuem crianças e vêem-se obrigados a utilizar o carro para se deslocarem à praia.
Como é do conhecimento, está prevista a construção de uma passagem pedonal aérea sobre às linhas de comboio junto à estação da CP.
Pelo exposto, pensamos ser importante a construção de uma passagem pedonal de construção simples de madeira de modo a permitir a passagem por cima da vala real, pelo que os membros abaixo assinados da Assembleia de Freguesia de Freguesia de São Martinho do Porto, propõem:
- A construção de uma ponte pedonal sobre a Vala Real junto à estação elevatória existente no inicio da Rua Engenheiro Mourão;
- O arranjo do caminho pedonal já existente junto a esta estação elevatória;
- A sinalização deste novo acesso pedonal.
..
Os Membros da Assembleia de Freguesia
Ernesto Feliciano
Rodrigo Neto
António Inglês
Paulo Fonseca
.
A proposta foi aprovada por maioria.

14 comentários:

Anónimo disse...

Parabens. Vamos à obra!

HTF

Anónimo disse...

Vai ser rápido porque estamos em ano de eleiçoes.

Anónimo disse...

Um voto de louvor aos Autores da Proposta!

Anónimo disse...

Já era altura de começar a campanha eleitoral... estiveram como que caladinhos, só a intervir nas assembleias, e agora toca de começar a apresentar propostas à pressa...Meu caro Dr. Ernesto, tenho muita pena, mas além de ser mau estar "encostado" ao PS, tem um personagem no seu grupo que lhe estraga tudo na nossa terra, que é o sr. Ingles. É que ele já passou por várias direções, prometeu, disse que fazia, e onde está o resultado? Arranque mas é independente com os outros colegas, que sao todos bem capazes e aí sim, tem possibilidades de ganhar as eleições! Sim porque este ano a coisa está mais dificil, não a candidatura da D. Ana Branco com o Bloco de Esquerda nem a do Sr. Pereira com o PSD, mas a do Sr. Clérigo vai ter muita força. Organizem-se bem...
Melhores cumprimentos,

J. Capacete disse...

Óptimo. Tudo o que seja para facilitar e simplificar é bem vindo. Soluções como estas devem ser vistas numa perspectiva extra política.

Anónimo disse...

O Sr. Clérigo é um taço de uniao e gera consenso entre todos:

Ninguém o quer!

Anónimo disse...

Veja-se a confusao que arranjou com os Bombeiros.

Nao precisamos dele em S.Martinho.

Anónimo disse...

boa noite

continuo sem perceber porque as pessoas perdem tempo a falar mal uns dos outros, e não gastam o tempo a contribuir com algo produtivo para s martinho... faltam vos ideias???.. ou ideais de vida!!! trabalhem para o futuro da Vila... todos pudemos fazer algo mudar...

ps: Sr Ernesto, se vai a jogo assuma... o Inglês é que...!!!!

Anónimo disse...

Pelos visto o Dr Ernesto fez escola, já existe mais um blog de outro candidato.
Pelo comentário anterior fiquei com dúvidas, o Dr Ernesto está a pensar não se candidatar ?

Anónimo disse...

Ao anónimo da 1.47 de 6 de Maio

Meu caro (cara?), não lhe vou alimentar a polémica mas sempre lhe deixo algumas dicas que o/a esclarecerão sobre a minha participação em "várias" direcções, e sobre promessas que fiz e que não cumpri.
Aqui ficam então:

1º Só fiz parte da Direcção da Casa da Cultura na qualidade de presidente da Direcção e os resultados ficaram à vista de toda a gente. Cumprimos com todas as iniciativas que prometemos, aumentámos o património da Casa da Cultura, e deixámos sensivelmente o mesmo suporte financeiro que nos deixaram.
Para ficar mais elucidado, posso dizer-lhe o que fizemos:
- Realizámos a Feira do Livro.
- Realizámos a Feira de Velharias.
- Realizámos a Feira de Novas Tecnologias
- Realizámos a Feira de Artesanato.
- Demos início às Celebrações da Semana Santa nos moldes que se fazem presentemente.
- Realizámos o 1º Passeio Hípico em São Martinho
- Realizámos campeonatos de xadrez abertos na marginal.
- Aumentámos os expositores da Biblioteca da Casa da Cultura.

2º Fiz parte de uma Comissão Coordenadora do Rancho Folclórico
e Etnográfico de São Martinho do Porto e os seus elementos poderão testemunhar o que foi feito nos oito meses que lá estive.
Poderei ajudá-lo melhor:
- Aumentámos a etnografia do Rancho.
- Representámos condignamente a Freguesia em vários locais onde actuámos.
- Durante os meses que representei o Rancho, sempre os seus elementos tiveram em mim um defensor.

3º Fiz parte da Comissão de Pais e Amigos da Escola EB2+S, tendo a referida Comissão iniciado junto da Câmara Municipal de Alcobaça um protesto e a consequente reclamação sobre obras a efectuar no Pavilhão Gimno-Desportivo, que deu frutos, muito embora as obras nunca tenham sido acabadas por desinteligências entre o executivo camarário e o empreiteiro das mesmas.

Como vê, em Instituições foram apenas estas a que pertenci e orgulho-me dos resultados que conseguimos e que falam por si.

Individualmente, fiz parte da primeira Comissão que deu origem ao reatamento das Festas de São Martinho, que ainda hoje são feitas, talvez não nos moldes que as começámos, mas mesmo assim continuam.

Como verifica, nunca estraguei nada a ninguém em São Martinho, nem tão pouco ao grupo a que honrosamente pertenço politicamente, que durante estes últimos quatro anos deixou marcas bem positivas na vida da Freguesia, e que contribuiu de forma decisiva para a normalização e moralização da vida pública da Terra.

Portanto, deixo-lhe este esclarecimento que mais não quer que repor a verdade dos factos, e deixo-lhe a porta aberta para se candidatar por mim a qualquer cargo que deseje e que de bom grado lhe ofereço.

Nunca até hoje condicionei qualquer decisão do Dr. Ernesto e não seria agora que o iria fazer.
Qualquer cidadão é livre de fazer o que entender desde que respeite e saiba respeitar a livre vontade dos outros.

Quanto ao comentário, também anónimo das 23.02 de 7 de Maio, nem sequer vou comentar...

Saudações respeitosas

António Inglês

Anónimo disse...

Sr. Inglês não há dúvida que fez parte de algumas das Associações da nossa Vila, mas cometeu sempre o mesmo erro enquanto esteve à frente das mesmas. O facto de muitas vezes misturar a vida das Associações com a política.
A vida de uma Associação e quem as representa nunca se deverão misturar com a política. Quando representamos uma Associação nunca, mas nunca, devemos tomar posições políticas. Não é ético e essas atitudes colocam as Associações num fronteira muita ténue entre o que elas representam e o que representa quem as preside ou dirige.
No caso específico da Associação de Pais, a meu ver e como Pai/E. Encarregado de Educação nunca concordei com as suas posições relativamente ao Pavilhão, por essa mesma razão resolvi na altura não participar na Associação, como eu, muitos outros, julgo que a partir de certa altura sua posição deixou de ser representativa da Associação passando a ter contornos políticos que não se coadunam com os objectivos de uma Associação de Pais.
Concordo que deveremos defender a nossa comunidade e lutar para melhores condições mas quando dirigimos ou fazemos parte de uma Direcção deveremos retirar ou suspender os nossos mandatos para evitar prejudicar futuramente as Associações que representamos, evitando futuros constrangimentos às Associações.
Quanto à ponte pedonal é um projecto "engraçado" mas não nos devemos esquecer que existem terrenos que são propriedade privada. Ao propor uma localização deveremos nos preocupar igualmente em não entrar em conflito com os outros.
Relativamente à proposta "engraçada" a meu ver existem outros projectos mais importantes para a Vila do que propriamente esta ponte pedonal.

Suzana

Anónimo disse...

Por essa teoria peregrina, enquanto nao se descobre os projectos importantes (quias e para quem?) nao se faz nada.
Ou dá-lhes um ataque de inveja cada vez que alguém que nao é da cor em uma ideia boa?
Há uma clériga gripe no ar.
Aspirina costuma funcionar nos casos mais ligeiros.
AReis

Anónimo disse...

Cor???
A minha forma de estar na vida é ... todos diferentes, todos iguais.
Especialmente quando vivemos e crescemos numa pequena Vila piscatória como a nossa.
Um projecto há muito aguardado é o do Centro de Saúde, que ora muda de localização ora volta à localização inicial. Esse sim é um a ter em conta dado que é inademissivel que os utentes mais idosos e aqueles com dificuldade de mobilidade tenham que se agarrar a um corrimão e subir a um 1º andar ou até mesmo as mamãs que têm de deixar os carrinhos de bébés na rua.

Suzana

Anónimo disse...

Minha cara Suzana

Percebo agora que o comentário anónimo era seu e ainda bem que se identificou.
Lamento desiludi-la mas está redondamente enganada e quem está a ver a minha participação nas poucas Associações que representei com alguma côr é a Suzana.
Desafio-a a demonstrar que alguma das minhas acções em qualquer dessas Associações tivessem sido marcadas pelo cunho político.
Quero dizer-lhe frontalmente que assumiria da mesma forma as atitudes que assumi, enquanto membro da Associação de Pais, fosse o executivo camarário, social-democrata, socialista, centrista ou comunista.
Não me preocupa que não tivesse estado de acordo com as minhas posições e se indagar mais ao pormenor a minha participação naquela Associação de Pais, perceberá que as decisões foram sempre colegiais e nunca pessoais.
Faço-lhe um pequeno historial dessa minha participação. Fui durante vários anos convidado para dela fazer parte e só acedi por manifesta insistência de alguns pais de alunos da EB 2+3.
Logo após assumir as minhas funções na Associação Pais, e em reunião desta com a Presidente do Conselho Directivo, foi por ela solicitada a nossa intervenção sobre o Gimno-Desportivo junto da Câmara Municipal de Alcobaça, pois o mesmo estava degradado, com muitos problemas e a Escola tinha esgotado todos os meios de reclamar e sem resultado algum.
A Associação a que com muita honra pertenci, tomou decisões unânimes e decidiu os caminhos que achou mais convenientes.
Assim, e depois de várias reuniões com a Câmara sem grandes resultados, os membros da Associação entenderam mudar a sua postura e assumiram novas formas de luta que nos levaram às obras, mesmo que as mesmas não tenham sido acabadas.
Depositar em cima dos meus ombros a responsabilidade das atitudes então tomadas é um exercício algo perigoso, ainda mais porque percebo que tem um completo desconhecimento do que se passava nas reuniões da Associação de Pais. Mais grave é a afirmação de que as minhas atitudes foram tomadas com contornos políticos e revela um perfeito desconhecimento da realidade. O que afirmo poderá ser fácilmente comprovado por todos os elementos da Associação de Pais que comigo conviveram nos dois anos e meio que dela fiz parte. E quero ainda dizer-lhe que saí, porque entendi que o deveria fazer pelo facto de o meu filho ter mudado de Escola e não porque me tivessem "empurrado", bem pelo contrário.
Quanto às acusações que me faz, de que em todas as Associações onde me envolvi, cometi sempre o mesmo erro, volto a dizer-lhe frontalmente que está completamente enganada, e revela sim um propósito de denegrir a minha imagem e o meu nome e quem sabe, se essa sua atitude não encerra ela mesma um cariz político.
Ligar as minhas acções enquanto dirigente da Casa da Cultura José Bento da Silva, membro da Comissão do Rancho Folclórico e Etnográfico de São Martinho do Porto e membro da Associação de Pais da Escola EB2+3 de São Martinho do Porto, a ligações políticas, deixe que lhe diga que é de manifesto mau gosto ou então as razões políticas estão, elas sim envoltas nas acusações que me faz.
Se encontrar algum dos membros que comigo estiveram nessas Associações que confirmem as suas acusações, pode trazê-los a terreiro para perceber-mos a verdadeira razão e dimensão das suas acusações.
Se reparar, os seus comentários e as suas criticas a meu respeito, são eles próprios carregadinhos de carga política.
Não temos de agradar a todos e nem isso alguma vez me preocupou. Sempre defendi as Associações por onde passei, isento de qualquer cor politica e não me parece que tenha deixado dificuldades àqueles que nelas me seguiram. Se alguém assim o afirma, talvez fosse interessante perceber o porquê dessas afirmações.
Talvez que no fundo nem seja bem a minha personagem que a preocupa mas antes o facto de eu me ter identificado de há uns tempos a esta parte como Socialista, facto que durante muitos anos ninguém me pode apontar.
Na vida autárquica da Freguesia, aí sim, aí envolvi-me politicamente, com muito orgulho e honra e sempre defendi acima de tudo os interesses de São Martinho do Porto, independentemente de ser Socialista ou não.
Mais uma vez revela desconhecimento de causa, pois se o tivesse saberia que ao longo destes últimos quatro anos estive em desacordo e confronto com os (então), órgãos do Partido Socialista do Concelho, por discordar da forma como utilizavam a politica e sempre fui dos primeiros a levantar a voz contra quem quer que fosse que prejudicasse a Freguesia.
Finalmente, quanto à proposta "engraçada" da ponte pedonal, quero dizer-lhe também que os terrenos onde ela foi proposta para colocação são públicos e não me parece, não nos parece, que tivesse levantado qualquer problema a alguém.
Existem de facto muitos outros projectos, até mais importantes, mas como deve saber, as Oposições têm o poder que têm, tal como as Freguesias, e por isso por muito que queiramos fazer, esse querer é-nos vedado até pelo simples facto de sermos a minoria e por isso Oposição.
Promessas são bonitas quando são exequíveis e não me parece que os Órgãos Autárquicos das Freguesias tenham algum poder para as cumprir. Compete-lhes alertar e pressionar, quem de direito para que as possam executar, e pouco mais. No nosso caso é isso que temos feito, trabalhando, denunciando e colaborando para que a moralização da vida pública da Vila pudesse ser reposta e julgo que o fizemos com realismo e dignidade.
Cordialmente.

PS.
Poderei ainda acrescentar-lhe uma outra iniciativa a que estive ligado, a Festa de Natal das Crianças de São Martinho do Porto, e se também nesta encontrar qualquer conotação política, talvez seja pelo facto da côr principal do Natal ser o vermelho e o branco.

Cumprimentos respeitosos.

António Inglês