segunda-feira, maio 04, 2009

Melhorar a nossa praia...


Com o objectivo de desenvolver São Martinho do Porto, e mais concretamente a nossa linda baía, os membros da Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto (SMP) sugeriram, na passada Assembleia de Freguesia, à Junta de Freguesia de SMP que, em cooperação com a Câmara Municipal de Alcobaça, desenvolva esforços para a implementação de todas as medidas e infra-estruturas necessárias com vista à atribuição do Galardão Bandeira Azul e Galardão Praia Acessível à Baia de SMP o mais rapidamente possível.
Sugerimos ainda cooperação com a Fundação Vodafone Portugal, ou outras instituições/organizações com vista à melhoria das infra-estruturas de apoio aos veraneantes.


Este é um tema pela qual nos temos debatido desde sempre. O Galardão Bandeira Azul é para muitos um símbolo de qualidade balnear e um dos principais factores de decisão de destino de férias.
Os estudos e os resultados das análises microbiológicas e físico-químicas efectuadas às aguas da Baia de SMP nos últimos anos, indicam-nos que este símbolo de qualidade já poderia estar hasteado na Baia de SMP há vários anos, aumentando assim o numero de pessoas que anualmente nos visitam e fomentando o comércio local.
Como tal, sugerimos que a Junta de Freguesia de SMP em conjunto com a Câmara Municipal de Alcobaça, implementem antes do verão de 2009 todos os requisitos necessários para a candidatura da Baia de São Martinho do Porto ao Galardão Bandeira Azul para o ano de 2010.


Este galardão, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) tem como principal objectivo Tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada, incentivando a aplicação do Decreto-Lei nº163/06, de 8 de Agosto;
Existindo no país poucas praias como a “nossa” Baia, este galardão poderá também ser um factor decisivo na escolha de destino de férias de vários turistas, nomeadamente, pessoas com mobilidade condicionada e idosos.
Com tal, sugerimos que a Junta de Freguesia de SMP em conjunto com a CMA candidatem a Baia de SMP à atribuição do Galardão Praia Acessível.

A Fundação Vodafone Portugal, em conjunto com várias Instituições, Freguesias e/ou Municípios tem, nos últimos anos, vindo a desenvolver várias parcerias com vista à melhoria das infra-estruturas de praia.
Entre vários programas, a Fundação Vodafone Portugal, tem desenvolvido nas praias portuguesas o programa Praia Saudável que, entre outras coisas, disponibiliza vários equipamentos de apoio pelas praias concorrentes (bóias, cinzeiros, sistemas de comunicações, entre outros).
Como tal, sugerimos que a Junta de Freguesia de SMP, em conjunto com a Câmara Municipal de Alcobaça, entre em contacto com a Fundação Vodafone Portugal para uma possível candidatura aos apoios desta Instituição.
.

Os Membros da Assembleia de Freguesia
Ernesto Feliciano
Rodrigo Neto
António Inglês
Paulo Fonseca

2 comentários:

maria terea goulão disse...

Como vice presidente da Associação da Bandeira Azul e sendo são martinho a minha praia de sempre, é bom ler estas palavras e saber desde desafio.
A praia de S-ao martinho do Porto tem sido objecto de excelentes obras de requalificação. A Bandeira Azul é o passo a seguir, para a nossa praia ser uma praia de excelencia
Maria Teresa Goulão

Anónimo disse...

Parabéns, mas ainda não foi este ano que veio a Bandeira Azul, no entanto ainda á muito trabalho pela frente, por exemplo, já pensaram diminuír o número de barracas na praia, deixar um espaço maior entre os concessionários para as pessoas utilizarem toalhas e/ou chapéus, a fila de barracas junto ao paradão (paralela) não se juntificam, a iluminação que posseram no paredão não serve de nada as barracas não deixam vêr.(vejam no inverno sem barracas o efeito que fáz, vejam da ponta do cais), já agora o cais também fáz parte ou não? (está simplesmente uma vergonha).ATÉ BREVE
J.J.