sexta-feira, maio 29, 2009

Hoje há Assembleia de Freguesia...


Hoje pelas 21:30 horas terá lugar no edifício José Bento da Silva uma sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia com a seguinte ordem de trabalhos:
- 1ª Revisão Orçamental;
- Informação sobre a legitimidade da Capela de Sto. António em nome da Freguesia de São Martinho do Porto;
- Alteração das taxas de banhos a cobrar no Parque de Turismo.

quarta-feira, maio 27, 2009

Comunicado

O encerramento da extensão de saúde de S. Martinho do Porto

O encerramento da extensão de saúde de S. Martinho do Porto, ocorrida na passada sexta feira, vem pôr a descoberto o alheamento da Câmara Municipal de Alcobaça mas também da Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto na resolução atempada das questões que mais directamente afectam as populações.
Sendo conhecedoras das deficientes instalações onde funcionava a extensão de saúde, a Câmara e a Junta de freguesia primaram pela incapacidade de antecipação na resolução do problema, o que conduziu ao encerramento da extensão.
Tal encerramento obriga a que os utentes tenham que se deslocar para outra freguesia, com os inerentes sacrifícios acrescidos de quem necessita de serviços de saúde.
Face a mais uma demonstração de falta de sensibilidade para os problemas das populações por parte da Câmara e Junta de Freguesia/PSD, impõe-se que a solução de recurso encontrada minimize os danos já causados aos utentes da extensão de saúde de S. Martinho do Porto. Que as instalações transitórias que a Câmara Municipal agora encontrou abram rapidamente as suas portas, de forma condigna e com condições de funcionamento e que não se perca as promessas de solução definitiva que é a construção do centro de saúde.

Alcobaça, 25 de Maio de 2009

José Acácio Barbosa
(Candidato à Câmara Municipal de Alcobaça pelo PS)

Ernesto Feliciano
(Membro da Assembleia de Freguesia de S. Martinho do Porto eleito pelo PS)

terça-feira, maio 26, 2009

31 postos de trabalho...


A superficie comercial do Intermarché que irá abrir em São Martinho do Porto irá criar 31 postos de trabalho.
Para mais informações aconselho dirigirem-se à Univa de São Martinho do Porto.

quinta-feira, maio 21, 2009

sábado, maio 09, 2009

Alunos prejectam veículo turístico...



Quatro alunos do 12º ano da Escola EB 2,3/Secundária de São Martinho do Porto estão a trabalhar na rodução de um veículo eléctrico que tem como objectivo a promoção turística da vila. O projecto decorre no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Inicialmente, os alunos projectaram o veículo para ser concebido “numa versão mais teórica”, apresentando maquetes à escala, um roteiro virtual e um estudo a nível de custos teóricos, energias renováveis, materiais a utilizar e outros assuntos relacionados.
Contudo, ao estabelecerem contactos, nomeadamente com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), surgiu a possibilidade de expandirem os objectivos inicialmente traçados.
Cátia Vicente, representante do grupo, explica que, com a possibilidade de execução efectiva do projecto, ficaram “todos muito entusiasmados, mas tudo o que estava previsto deu uma grande volta”.
Agora, os alunos de São Martinho vão regularmente a Leiria onde trabalham em conjunto com professores e alunos do curso de Engenharia Mecânica, uma experiência que aluna adjectiva de “valiosa
e gratificante”.
Cátia Vicente adianta que o estudo do carro está quase terminado e uma maquete em cera já está completa, falta agora o financiamento”.
Numa reunião com o IPL, estimaram um orçamento de 5 mil euros e de alguns materiais para a construção do veículo.
Os quatro jovens do curso de Ciências e Tecnologias têm pedido apoio a empresas da região mas ainda não conseguiram um patrocinador.
O projecto, quando finalizado, irá ser apresentado à Câmara Municipal de Alcobaça, enviado para o concurso regional promovido pela ADLEIAssociação para o Desenvolvimento da região de Leiria, dirigido aos alunos do 12º ano de Área de Projecto “Região com Futuro” e para “Educação para o Empreendedorismo”.

In Região de Cister

Raid Aventura “Terras de Cister”...


Decorreu no último fim-de-semana de Março, o Raid Aventura “Terras de Cister”, com a presença de 37 equipas, que percorreram o legado da Ordem de Cister pelo Concelho de Alcobaça.
Com partida e chegada no emblemático Mosteiro de Alcobaça, estes bravos amantes das actividades de Orientação, tiveram um desafio de 250km para ser efectuado em 22h, alternando a orientação pedestre, em BTT.
Se o dia 25 foi de relativa dificuldade física, mas de alguma complexidade estratégica, o pior estava para vir no início da noite com uma grande etapa de 7h entre a mata do Gaio e Pataias, com passagem por S. Martinho do Porto, onde a chuva e o frio intenso muito condicionou os atletas nas secções de canoagem e BTT nocturnas, num final dramático para algumas equipas que viram o seu tremendo esforço ser em vão, terminando por escassos segundos/minutos fora do tempo limite de execução.
Domingo dia 26 apresentou dificuldades técnicas acrescidas com a utilização de mapas de terrenos de grande complexidade de leitura e navegação, destacando-se então as equipas mais experientes e bem preparadas.
De regresso a Alcobaça, a festa foi feita perante um belo sol, pelas ruas da cidade num animado score 100, onde as equipas tiveram de escolher uma conjugação de pontos no terreno que lhes permitisse atingir 100 pontos no somatório dos executados por cada elemento.

sexta-feira, maio 08, 2009

Inauguração da Marginal...


Para este Sábado, 9 de Maio, está marcada ainauguração da Marginal de São Martinho do Porto.
Para presidir a cerimónia está confirmada a presença do Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, acompanhado por José Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e respectivo executivo municipal.
.
PROGRAMA:
10H30 Recepção a Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, na Praça Engenheiro José Frederico Ulrich, junto ao Cais de São Martinho do Porto
10H45 Inauguração da Marginal de São Martinho do Porto e descerrar de uma placa comemorativa
11H00 Intervenções do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça e de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações

segunda-feira, maio 04, 2009

Proposta de construção de uma ponte pedonal sobre a vala real...

Legenda:
A – Linha caminho de ferro
B – Vala Real
1 – Ponte pedonal a construir
2 – Caminho pedonal a ser melhorado
.
Dado o crescente crescimento urbano na zona dos Medãos e parte Sul da Zona Baixa da Vila, torna-se urgente a construção de estruturas de circulação que permitam aos moradores daquelas zonas um acesso rápido e seguro à Baia de São Martinho do Porto (SMP).
Para estes moradores, o acesso à Baia e Avenida Marginal apenas pode ser feito utilizando as passagens de nível existentes a sul e centro da Vila, sendo por vezes esta distância de 15/20 minutos a pé. Muitos desses moradores têm pouca mobilidade e/ou possuem crianças e vêem-se obrigados a utilizar o carro para se deslocarem à praia.
Como é do conhecimento, está prevista a construção de uma passagem pedonal aérea sobre às linhas de comboio junto à estação da CP.
Pelo exposto, pensamos ser importante a construção de uma passagem pedonal de construção simples de madeira de modo a permitir a passagem por cima da vala real, pelo que os membros abaixo assinados da Assembleia de Freguesia de Freguesia de São Martinho do Porto, propõem:
- A construção de uma ponte pedonal sobre a Vala Real junto à estação elevatória existente no inicio da Rua Engenheiro Mourão;
- O arranjo do caminho pedonal já existente junto a esta estação elevatória;
- A sinalização deste novo acesso pedonal.
..
Os Membros da Assembleia de Freguesia
Ernesto Feliciano
Rodrigo Neto
António Inglês
Paulo Fonseca
.
A proposta foi aprovada por maioria.

Melhorar a nossa praia...


Com o objectivo de desenvolver São Martinho do Porto, e mais concretamente a nossa linda baía, os membros da Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto (SMP) sugeriram, na passada Assembleia de Freguesia, à Junta de Freguesia de SMP que, em cooperação com a Câmara Municipal de Alcobaça, desenvolva esforços para a implementação de todas as medidas e infra-estruturas necessárias com vista à atribuição do Galardão Bandeira Azul e Galardão Praia Acessível à Baia de SMP o mais rapidamente possível.
Sugerimos ainda cooperação com a Fundação Vodafone Portugal, ou outras instituições/organizações com vista à melhoria das infra-estruturas de apoio aos veraneantes.


Este é um tema pela qual nos temos debatido desde sempre. O Galardão Bandeira Azul é para muitos um símbolo de qualidade balnear e um dos principais factores de decisão de destino de férias.
Os estudos e os resultados das análises microbiológicas e físico-químicas efectuadas às aguas da Baia de SMP nos últimos anos, indicam-nos que este símbolo de qualidade já poderia estar hasteado na Baia de SMP há vários anos, aumentando assim o numero de pessoas que anualmente nos visitam e fomentando o comércio local.
Como tal, sugerimos que a Junta de Freguesia de SMP em conjunto com a Câmara Municipal de Alcobaça, implementem antes do verão de 2009 todos os requisitos necessários para a candidatura da Baia de São Martinho do Porto ao Galardão Bandeira Azul para o ano de 2010.


Este galardão, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) tem como principal objectivo Tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada, incentivando a aplicação do Decreto-Lei nº163/06, de 8 de Agosto;
Existindo no país poucas praias como a “nossa” Baia, este galardão poderá também ser um factor decisivo na escolha de destino de férias de vários turistas, nomeadamente, pessoas com mobilidade condicionada e idosos.
Com tal, sugerimos que a Junta de Freguesia de SMP em conjunto com a CMA candidatem a Baia de SMP à atribuição do Galardão Praia Acessível.

A Fundação Vodafone Portugal, em conjunto com várias Instituições, Freguesias e/ou Municípios tem, nos últimos anos, vindo a desenvolver várias parcerias com vista à melhoria das infra-estruturas de praia.
Entre vários programas, a Fundação Vodafone Portugal, tem desenvolvido nas praias portuguesas o programa Praia Saudável que, entre outras coisas, disponibiliza vários equipamentos de apoio pelas praias concorrentes (bóias, cinzeiros, sistemas de comunicações, entre outros).
Como tal, sugerimos que a Junta de Freguesia de SMP, em conjunto com a Câmara Municipal de Alcobaça, entre em contacto com a Fundação Vodafone Portugal para uma possível candidatura aos apoios desta Instituição.
.

Os Membros da Assembleia de Freguesia
Ernesto Feliciano
Rodrigo Neto
António Inglês
Paulo Fonseca