terça-feira, outubro 14, 2008

Alcobaça quer integrar Turismo do Oeste...

A Câmara de Alcobaça vai deixar de fazer parte do Turismo Leiria-Fátima. O executivo camarário decidiu enviar esta segunda-feira ao Governo uma proposta para que o município passe a integrar o Turismo do Oeste.
A proposta foi aprovada com os votos do PSD e do PS. A CDU votou contra em “protesto contra o que classifica de trapalhada legislativa do Governo e as pressas da Câmara”.
“Enquanto for presidente da Câmara de Alcobaça, tomarei as decisões que achar melhores para o concelho. Não preciso de autorização de ninguém para as tomar. Penso pela minha própria cabeça ” disse Gonçalves Sapinho que acrescentou “não tenho nada contra Leiria-Fátima mas Alcobaça, que já pertence a vários organismos do Oeste, nomeadamente a Associação de Municípios do Oeste, e de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente ao nível da educação e saúde, deve, em matéria de turismo, ficar junto dos ricos”.
A decisão aconteceu no dia em que os estatutos do Turismo de Leiria –Fátima, que integra os municípios de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós, e do Turismo do Oeste foram publicados em Diário da República. Esta nova estrutura engloba o território dos municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Se a proposta de Gonçalves Sapinho for aprovada, passará, também, a incluir o território do concelho de Alcobaça.
A decisão desta segunda-feira aconteceu, também, depois de uma troca de informações entre os presidentes de Câmara de Alcobaça e Nazaré. De acordo com Gonçalves Sapinho, existirá alguma sintonia nesta matéria entre os dois municípios.
In www.cister.fm

4 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. Presidente da Câmara pode pensar pela cabeça que quiser.
No entanto um assunto desta importância necessita de mais explicaçoes e inclusivé ser debatido na Assembleia Municipal.

Porque é que quer mudar?
Porque lhe dói a cabeça, porque acordou bem disposto ou porque isso traz vantagens ao Munícipio?

Quais? exigimos saber.

Governar é servir os outros. É um serviço público, nao um capricho!

AReis

António Inglês disse...

Gostaria de estar melhor documentado para poder falar sobre uma problemática que não é a primeira vez que é aflorada.
Pelo que julgo saber, provavelmente o Dr. Sapinho terá alguma razão na proposta para que o Concelho de Alcobaça passe a fazer parte um um núcleo rico onde haverá maior possibilidade de repartir as verbas.
Sinceramente nunca me apercebi das vantagens que alguma vez este Concelho tenha tido pelo facto de pertencer à Região de Turismo Leiria Fátima, e por ventura terá tido algumas, mas eu não as vi. Numa região onde Fátima levará grande parte do bolo, difícil se torna que os Concelhos restantes possam usufruir de grandes benesses.

Relativamente a notícias sobre a "nossa" terra, São Martinho do Porto, deixo-lhe mais uma noticia saída nos Jornais locais:

O novo Centro de Saúde de São Martinho do Porto não estará pronto antes de 2009

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa considerou o projecto do novo centro pequeno, contrariando a posição que tinha sido, anteriormente, apresentada pela ARS do Centro, e obrigou a Câmara de Alcobaça a refazer quase todo o processo.

Com esta decisão, dificilmente a obra estará pronta antes das eleições autárquicas de 2009. O Presidente da Junta de Freguesia, Antunes Pereira, gostaria de ver a obra arrancar antes das eleições autárquicas de 2009.

O Centro de Saúde de São Martinho do Porto funciona no primeiro andar de uma vivenda com pessoal médico e utentes a queixarem-se, com frequência, de falta de condições do espaço para ser um serviço de saúde.

Pois se a ARS de Lisboa achou o projecto do novo Centro de Saúde pequeno, contrariando uma decisão e opinião anterior apresentada pela ARS do Centro, eu pergunto: Os critérios de aprovação não são os mesmos para as ARS? Achará a ARS de Lisboa que o espaço do velho e inqualificável Centro de Saúde de SMP, localizado num primeiro lugar de difícil acesso a muita gente, é suficiente? O que andará por detrás disto? Qual a relação entre as ARS de Centro e Lisboa depois de uma ter vindo desfazer o que a outra disse? Que levará a ARS de Lisboa a inviabilizar um projecto que vinha beneficiar de forma mais célere os habitantes de SMP? Será mesmo por razões de dimensão ou por outras que a razão desconhece que o projecto foi chumbado? Porque se continua a permitir que a construção do CS de SMP seja sempre um argumento eleitoral que já vem de há muitos anos a esta parte?

Andam a querer tapar-nos os olhos com uma peneira. Decidam-se de uma vez por todas. Vai ou não haver Centro de Saúde?
Já se reparou que Alfeizerão já inaugurou a sua extensão do CS? Novinho em folha!

Saudações
António Inglês

Anónimo disse...

O turismo pretendido para São Martinho do Porto e Nazaré de grande qualidade não se coaduna com a região de turismo de Leiria/Fátima.
Outra razão é a unidade territorial NUT III da região oeste, esta a mais importante.

Anónimo disse...

O Dr. Sapinho e a sua Câmara andam em época de querer "muita coisa"!
Já repararam no assalto que, em surdina, estão a tentar fazer à freguesia de S. Martinho?

No jornal Região de Cister de 24 de Outubro vem um anúncio de um cartório notarial onde se lê que a Câmara quere "anexar meio S.Martinho" por USUCAPIÃO!

Os nossos autarcas andam onde?
Ou terão rabos-de-palha?

E não venham com clichés, tais como:está tudo protocolado!
Porque ao que estamos a assistir é a um chorrilho de mentiras com a conivência de quem se devia insurgir e não o faz, antes pelo contrário!

É tempo de abrirmos os olhos, Sãomartinheiros!

Saudações, Ernesto (também gostaria de saber a tua opinião!)