sábado, outubro 11, 2008

Elevador foi finalmente inaugurado...

Foi ontem inaugurado o elevador que faz a ligação entre a Rua Vasco da Gama (mais conhecida por Rua dos Cafés), a Rua da Bela Vista e o Largo Comendador José Bento da Silva.
A estrutura, que assume uma arquitectura contemporânea, é composta por três pisos. No piso térreo desenvolve-se um espaço totalmente aberto que permite a visualização de todo o edifício, onde os utentes poderão também encontrar uma caixa multibanco. No piso 1 será implementado o Posto de Turismo da vila, onde os visitantes poderão solicitar informações e aceder, de forma individualizada, à internet. O piso 2 é um espaço equipado com infra-estruturas com capacidades para acolher inúmeras e diversificadas actividades lúdico/educativas como: exposições, eventos culturais, conferências, workshops entre outras. Os espaços de apoio como arrumos, sanitários femininos e masculinos estão localizados no piso -1.A empreitada não se resumiu à construção do elevador.
Os trabalhos englobaram também a requalificação do Largo José Bento da Silva, antigo Adro, um dos mais belos miradouros de São Martinho do Porto.
A obra do Elevador Panorâmico assume grande importância para os habitantes residentes na vila, uma vez que vai ligar a parte baixa à zona alta, também conhecida por Outeiro, que há muito se deparam com dificuldades de ligação, devido ao desnível acentuado do piso neste, ainda que curto, trajecto.
Assim, este novo equipamento vai facilitar a mobilidade dos habitantes, principalmente para os cidadãos com dificuldades motoras, idosos, grávidas e pais com crianças pequenas. Trata-se de uma nave em vidro, que permite total visibilidade do utilizador para o exterior.Ao nível da cobertura do Posto de Turismo e com acesso a partir da Rua da Bela Vista foi construído, para além de uma escada pública de ligação ao Largo Comendador José Bento da Silva, um bar com esplanada.
A obra é da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne, faz parte do pacote da Requalificação Urbana de São Martinho do Porto e custou cerca de 860 mil Euros ao orçamento municipal, havendo uma comparticipação de Fundos Comunitários..
.
Nota:
Para a inauguração não foram convidados os membros da Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto.
Lamentável!

11 comentários:

António Inglês disse...

Bom dia Ernesto

Pois muito bem, assim vai este Concelho com obras cuja utilidade só irá provar-se mais tarde, e são inauguradas à "sucapa" depois da sua inauguração ter sido adiada.
São Martinho do Porto fica desta forma com uma obra digna deste século dada a inovação e arrojo do seu autor e espero sinceramente que se venha a mostrar útil à população.
Fico um tanto apreensivo pelos custos da sua manutenção, dada a proximidade do mar e da areia, e também porque acredito que este novo equipamento necessite de alguém permanente, que proteja idosos e crianças na sua utilização, o que agravará a situação financeira da Junta de Freguesia, já de si bastante fragilizada.
Infelizmente, pelo Concelho temos já exemplos deste tipo de equipamento noutros locais, nomeadamente em Alcobaça e ficam-me dúvidas do êxito deste tipo de iniciativa. Aguardemos então.

Como os membros da Assembleia de Freguesia, (e não me admira a atitude), não foram convidados para a cerimónia de inauguração, ficamos sem saber em concreto se todas as obras para que o elevador funcione em pleno, estarão já totalmente acabadas, uma vez que se dizia que faltava uma qualquer ligação de última hora. Espero que sim e que tudo esteja efectivamente concluído pois neste caso, qualquer falha pode ser ser fatal para a vida dos utentes.
(Penso que os responsáveis terão acautelado um qualquer seguro para utilizadores...)

A propósito de falhas, deixo-lhe aqui uma noticia que retirei da Cister-FM, e que fundamenta todos os meus receios.

"Erro de tubagens na origem dos problemas do saneamento em S. Martinho do Porto"

Os problemas na rede do saneamento básico de S. Martinho do Porto mantêm-se apesar do forte investimento da Câmara na renovação das condutas.

Durante o verão, ao contrário das expectativas, o sistema de saneamento básico da vila voltou a dar problemas e a demonstrar que, apesar do forte investimento, não conseguiu fazer o tratamento da carga enviada para a rede.

O Presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, Antunes Pereira, disse que foram os “erros de tubagens no saneamento que afectaram o Verão”.

A substituição das condutas antigas por outras mais modernas procurou dar maior capacidade de tratamento das águas residuais em épocas em que a vila duplica de população residente, mas, este verão, os problemas repetiram-se, apesar dos investimentos.

Fica assim demonstrado, que nem tudo o que parece é, pois o que ouvi dizer no início das obras de requalificação, era de que a obra principal estava debaixo do solo. Afinal...
Isto para além do cheiro nauseabundo que passou a ser oferecido a quem nos visita, principalmente à noite, na marginal, em especial na zona da primeira rotunda para quem vem de Salir e se dirige a São Martinho do Porto, coisa que nunca por cá houve.

Apesar de tudo, muito tem vindo a ser feito, e São Martinho do Porto, desde há oito anos a esta parte nunca mais voltou a ser a mesma. Esperemos todos que os vindouros sintam orgulho naquilo que se fez e que os presentes possam usufruir em pleno destes melhoramentos e que eles se mostrem efectivamente de utilidade pública.

Saudações
António Inglês

Anónimo disse...

Entao de quem é que foi a festa?

Anónimo disse...

Tanto quanto sei, nem os membros da Assembleia de Freguesia de SMP, sejam eles PS ou PSD, nem os membros da Assembleia Municipal de Alcobaça foram convidados. Nem sequer a população de São Martinho do Porto foi convidada.
É lamentável uma obra feita com dinheiros públicos e supostamente para a população de SMP, que os habitantes de SMP ou os órgãos que os representam não sejam convidados para a inauguração deste projecto.
Estive ontem junto ao edifício durante a inauguração e não vi um único saomartinheiro, tudo gente de fora que vive às custas desta pequena mas muito cobiçada freguesia (sim, eu não me esqueci que o Sr. Presidente da Junta esteve lá mas, além de não ser sãomartinheiro, não representa e defende a Freguesia de SMP mas sim um partido que, tal como ele, vive à conta desta terra).
De qualquer maneira, há que salientar a obra que, embora exteriormente não seja nada de especial para o dinheiro que se gastou, mas o interior está muito bonito e bem aproveitado.
A ver vamos quem paga a sua manutenção…

Cumprimentos
João Carlos

Anónimo disse...

Erro nas Tubagens?

Nao houve fiscalizaçao?

Se calhar foi paga.

Como de costume, explicaçoes insuficientes. Irresponsabilidade enorme.

AReis

aramis disse...

Meu querido amigo,
O elevador e toda a obra está realmente muito bonito e com um aspecto bem inovador. Penso que, se tudo correr bem, vai ser uma excelente alternativa à ligação da parte baixa à alta da vila.

Agora, é com muita tristeza que constatei que a população de são martinho não foi sequer avisada do evento. O que é que custava ao Executivo da Junta divulgar de uma forma qualquer o evento? Como disse noutra postagem, nem que fosse através do mesmo carro de som, onde durante a campanha eleitoral se ouvia por todo o lado "vamos construir uma piscina olimpica"! Não, rigorosamente nada! À ultima da hora, e porque se começou a ver alguma agitação no largo, como por exemplo a chegada de grandes vasos com as plantas, é que as pessoas foram sabendo e passando palavra que o elevador ia ser inaugurado.
Não há direito, pois se fosse algo no parque de campismo ou que tivesse algo a ver directamente com o Comandante Pereira, isso sim arranjariam forma de toda a minha gente estar presente e até se calhar comer qualquer coisita...

Meu amigo António Inglês, em relação a dizeres que os membros da Assembleia de Freguesia não foram convidados discordo contigo, pois eu estava lá e vi, mas só os da cor do executivo da Junta! O que aconteceu é que não convidaram nem deram conhecimentos aos membros da oposição... Outa verdadeira vergonha!!!

Ainda tenho esperança que da próxima isto mude mesmo tudo, senão não sei o que acontece à nossa querida terra...

Um grande abraço,

António Inglês disse...

Bom dia Ernesto

Tirei-me ontem dos meus cuidados e com a minha mulher, dei um "pulinho" também "á sucapa" até ao novo elevador de São Martinho do Porto, de nome "Elevador do Outeiro". Subi nele até ao Largo José Bento da Silva e depois vim descendo andar por andar, desfrutando das vistas e da obra e confesso que até ao piso -1 fui. (local dos WC's)
Sinceramente, acabei por verificar que a obra não fere tanto assim a componente paisagística nem a arquitectónica e gostei. Deparei com segurança que ao que parece foi contratada pela Câmara Municipal de Alcobaça. Muito bem, se a manutenção deste equipamento for suportada pela mesma entidade, então tenho de tirar o meu chapéu ao Dr. Sapinho porque esta terra ficou mais rica, modernizou-se.
E procurei constatar se a polémica sobre a invasão de privacidade que se fez ouvir pela freguesia, vinda de moradores vizinhos do Elevador tinha ou não fundamento e por aquilo que vi não me parece que se justifique tal contestação. A privacidade não é mais nem menos invadida do que já era antes porque me dá a sensação de que a vista sobre as propriedades vizinhas da obra, é do Elevador a mesma que se tinha do Miradouro José Bento da Silva antes da obra.

Há momentos na vida que temos de saber exercer a democracia na sua vertente mais séria e mais vertical. Estamos na vida politica da nossa Vila porque para isso fomos eleitos, e devemos exercer o nosso direito de oposição de forma construtiva e critica, quando as situações a isso obrigam. Continuo com as mesmas preocupações em relação aos custos duma obra desta envergadura que tantos cuidados de manutenção vai precisar, e não me custa reconhecer publicamente que São Martinho do Porto ganhou uma mais valia importante que atinge directamente os deficientes, os idosos e as crianças, no fundo todos os habitantes da freguesia, mas também reconheço que se tornará numa importante ferramenta turística para todos aqueles que nos visitam que ficam assim com um convite feito desde a Rua dos Cafés, para que visitem a parte nobre e histórica de São Martinho do Porto.
Esta aposta, uma aposta do executivo da Câmara Municipal de Alcobaça, acredito mesmo, muito particular e forte do seu Presidente, Dr. Gonçalves Sapinho, é uma aposta ganha para já e aqui lhe deixo os meus parabéns.
Para aqueles que pensam que a oposição apenas critica e está contra qualquer iniciativa, aqui fica pelo menos a minha posição pessoal, pois entendo que tenho de criticar quando assim sou obrigado, e infelizmente foram muitas as situações,mas saberei reconhecer quando se verifica que "a obra feita", como o Comandante Pereira tanto gosta de evocar, é digna e defende os reais interesses da terra e da sua população.
Apenas um reparo, mas até esse acredito que se deva ao facto de ter sido feita a inauguração um pouco "à pressa". Aquelas prateleiras junto ao balcão do Posto de Turismo no R/C bem que mereciam umas peças de louça de Alcobaça que é bem reconhecida por todo o lado. A informação cuidada dando indicação das WC's também não ficaria mal.
Uma última preocupação, creio que faltará alguma protecção na passagem mais alta que liga o Elevador ao Miradouro do Adro. É fácil perceber porquê.

Amiga Aramis, pelos vistos soubeste da inauguração ou foste convidada, e agradeço-te a correcção ao reparo que fiz sobre a falta de convites aos membros da Assembleia de Freguesia. Mantenho-a pois penso que ninguém foi avisado e acredito que te quererás referir aos membros do executivo da Junta, porque a ser verdade que estiveram os membros da Assembleia de Freguesia que suportam partidáriamente este executivo e têm a mesma côr partidária do executivo camarário, então minha amiga, acho que cai por terra toda a máscara que afinal nos têm andado a mostrar nos últimos tempos.
Que não se iludam os que põem e dispõem nas decisões da nossa freguesia, porque a "Onda de Mudança" sabe ser oposição democrática, continua atenta, colaborante e fiscalizadora, e saberá agir quando para isso for chamada, e nem necessita de o ser porque é esse o seu dever.
Acredita que neste aspecto particular, o Ernesto não me passou procuração para o defender, nem disso ele precisa, mas asseguro-te que esta minha afirmação "é lema" da nossa acção e certamente subscrita por todos.
Saudações democráticas meus caros e desculpem o tempinho que vos roubei!
António Inglês

aramis disse...

Meu querido amigo António,
Pelo menos o Engº Bairrão estava presente na inauguração. Agora, se foi convidado ou foi porque soube o que se ía passar, não sei.
Eu, além de ter lido no Jornal das Caldas, estive atenta durante a manhã e a certa altura falando com a funcionária do Posto de Turismo, ela confirmou-me que a inauguração ía mesmo ser nesse dia. A partir daí passei palavra da forma que pude, pois foi o unico meio que tivémos para fazer com que alguns sãomartinheiros pudessem estar presentes.
Um grande abraço para ti e para o Dr. Ernesto,

Anónimo disse...

Amido António,

Concordo consigo: a obra está bastante agradável e há que tirar o chapéu ao Dr. Sapinho. Tomara nós que todas as obras fossem feitas com este tipo de pormenor e qualidade (nem parece que quem desenhou este edificio é o mesmo da requalificação do Rossio em Alcobaça).
Agora há que saber mantê-la operacional e em bom estado de conservação (é fundamental a presença de um seurança pois, caso contrário, não irá durar muito tempo).
Quanto a inagurações fois mais uma argolada da Junta e/ou da CMA. É lamentável que, para uma obra da Freguesia, a população não tenha sido convidada para a inauguração.
De qualquer maneira, já existe demasiada gente para "apanhar os foguetes" pois para mais nada servem.
Precisamos é de gente com vontade para trabalhar em prol da terra, pois nas inaugurações eles surgem naturalmente.

Amiga Aramis, quanto às PISCINAS OLIMPICAS, cá estaremos para ver quando e onde vão ser construidas. Mas antes da obra, é preciso saber o que é uma PISCINA OLIMPICA...

Um abraço

Rodrigo Neto

Rakel Macedo disse...

Já fui ao elevador e gostei do que vi.Confesso que a mim me dá um jeitão em vez de andar a carregar a Carol para baixo e para cima na ladeira.

Gostaria de aproveitar e informar que está a correr na vila um abaixo assinado organizado por encarregados de educação que têm as suas crianças na Fundação Manuel Francico Clérigo. Trata-se de uma tentiva (mais uma) de sensibilizar a Administração da dita instituição para o não encerramento da mesma durante todo o mês de Agosto. Para quem quiser assiná-la ela encontra-se neste momento a percorrer a Vila.

Obrigado

aramis disse...

Cara amiga Raquel,
Acho muito bem que mais uma vez corra um abaixo assinado em relação ao não encerramento da Fundação Clérigo em Agosto.
Agora, uma coisa lhe garanto: o Sr. Presidente e a Directora Técnica (tambem assistente social) não vão sequer olhar para ele! Eles só fazem o que muito bem querem e lhes apetece... Será possivel ainda nos dias de hoje que eles não actuem de acordo com o testamento deixado pelo seu fundador? É verdade, uma verdadeira vergonha...
Passo a citar algumas palavras citadas no testamento:" Para os mais carenciados da Vila onde nasci, instituo a Fundação Manuel Francisco Clérigo, para a qual deixo os bens abaixo descriminados....."
O que faz a Fundação pelos mais carenciados da nossa Freguesia? Rigorosamente nada! Não ha um serviço que não seja prestado a troco de dinheiro, e geralmente inacessivel a quem precisa.
Acredito que um dia isto mude, pelo menos, se conseguirmos que seja colocado um novo presidente e outra assistente social!
Um abraço,

Anónimo disse...

"Falem bem ou falem mal, o que interessa é que falem de mim".

Todos nós, ao longo deste tempo, que demorou a sua construção ouvimos falar bem e mal da obra.
Mas o que é certo é que desde que foi inaugurada todos por lá passaram. Subiram o elevador e admiraram a paisagem do novo adro, já só por essa razão quem o desenhou conseguiu os objectivos a que se tinha proposto.
A minha curiosidade acenta actualmente no nº de utilizadores do elevador.