quinta-feira, outubro 30, 2008

Escritura por Usucapião...


Fui alertado pela população, da ocorrência no passado dia 17 de Outubro, de escritura por usucapião, celebrada por parte da Câmara Municipal de Alcobaça, de alguns imóveis sitos na freguesia.
Pelo seu teor, reproduzo na imagem, cópia do aviso publicado no Região de Cister de 23/10/2008, e aconselho uma atenta leitura.

16 comentários:

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer quem foram as testemunhas desta escritura?
É que deve ter sido alguém cá do burgo para poder estar a testemunhar uma coisa tão importante para a freguesia.
Seria interessante saber-se quem foram... Será possível saber-se?
Lopes do lápis!

Anónimo disse...

No passado dia 28 fiz um comentário acerca deste assunto no artigo "Alcobaça quer integrar Turismo do Oeste..." perguntando onde andavam os nossos autarcas.
Afinal um deles (e que um!) estava tão perto: num certo cartório notarial de Alcobaça...
O que é que lá estaria a fazer?

Saudações a todos

Anónimo disse...

Será que esta "apropriação" foi com conhecimento dos elementos da junta ? Não faria sentido o antigo quartel dos bombeiros ser a sede da junta ?
Diz na escritura que a Camara tem "zelado pela sua conservação", mesmo ?
Alguem sabe dizer onde se situam estes imoveis ?

ASilva

aramis disse...

Meu caro amigo,
Claro que, perante isto, a população espera que a oposição tome as iniciativas que deve de tomar para bem da Freguesia.
A verdade é que nunca vi tanto borburinho por parte da população... Folhas iguais à que colocou bem aumentadas e sublinhadas, afixadas com comentários em diversos estabelecimentos. Inclusivamente o assunto anda de boca em boca como se tivesse caído uma "bomba".
O que mais tenho ouvido dizer é que quem foi testemunhar mentiu e por isso tem de ser penalizado. Outra voz corrente é que o Presidente do Executivo da Junta de Freguesia nunca deveria ter ido servir de testemunha nesta escritura, mas sim lutar para que estes bens pertencessem à feguesia e não à Camara. Enfim...quem foi testemunha - e já são publicos os nomes - terá tido algumas contrapartidas para mentir?
Aguardamos pois até hoje quem mais tem lutado pela Freguesia tem sido o grupo da oposição "Onda de Mudança" e estou certa que se isto for para prejudicar a Freguesia, tomaram decerto uma posição e lutarão por aquilo que é nosso.
Ainda hoje ouvi dizer que além dos Bombeiros, existe um grupo da população que tambem vai impugnar esta escritura...
Só desejo que tudo acabe em bem e que, como diz o ditado popular se cumpra "o seu a seu dono"...
Um grande abraço,

Quanto á pergunta do primeiro anónimo, vê se que não anda por cá, pois os nomes das testemunhas já são publicos e já estão afixados em alguns locais publicos...
Dexarei a resposta ser dada pelo autor do blog, pois decerto está bem mais informado do que eu.

Anónimo disse...

Poderiam dizer-me se quem anda a espalhar pela Vila que a freguesia não devia ser prejudicada, que o antigo quartel dos bombeiros deveria ser dos bombeiros, que os terrenos que foram agora metidos nesta escritura deveriam ser da freguesia, o está a fazer de boa fé?
Se não andarão a dizer que o antigo quartel dos bombeiros deveria ser dos bombeiros para depois os bombeiros o venderem?
Isto é defender os interesses da freguesia?
Será que os terrenos que foram parar à Câmara de Alcobaça, não seriam já da Câmara, não estando apenas legalizados?
Para que quererá a Câmara de Alcobaça os referidos terrenos e o antigo quartel dos bombeiros?
Penso que a oposição terá uma palavra a dizer e deverá esclarecer a população sobre o que se passa realmente, porque do executivo da Junta não se esperam grandes justificações.
Aliás esta escritura foi feita ao abrigo do silêncio e só por mero acaso não passou despercebida.
Quem se achar no direito de impugnar que o faça, mas devidamente documentado, não por testemunhos que se provem ser fictícios e mentirosos, como ao que parece foram feitos os das testemunhas desta escritura.
O povo tem de ser esclarecido, mas com conhecimento da verdade dos factos e defendendo sempre os interesses de São Martinho, nunca com argumentos falaciosos que mascarem as verdadeiras razões de alguns que agora andam em "bicos de pés".
As eleições aproximam-se a uma velocidade drástica e alguém se quer aproveitar da ingenuidade do povo. Que o povo saiba ver onde anda a verdade e saiba responder com firmeza a quem, em seu nome, se diz e apregoa defensor da freguesia, mas mais não quer que defender interesses próprios e escondidos.
Esta terra tem sido demasiado castigada com ilegalidades e irregularidades para poder continuar a viver num "faz de conta".
Para bem de São Martinho!

Anónimo disse...

Estou admirado com o Sr.antonio ingles aparece sempre a fazer comentarios como um dos salvadores dos sao martinheiros e sao martinhenses e ainda nao comentou nada sobre este assunto, sera que tambem e uma das testemunhas?

António Inglês disse...

Ao anónimo das 17h45m

Como deve calcular, gosto de fazer comentários sobre os assuntos, desde que esteja devidamente inteirado sobre a matéria. Quando não os conheço, normalmente não me pronuncio ou então declaro imediatamente que os desconheço.
Quanto ao aparecer como salvador dos São Martinheiros, provavelmente deverá o anónimo andar bastante distraído pois de salvador nada tenho. Tenho é um imenso orgulho de fazer parte, há muitos anos, de grupos de trabalho que têm ajudado a recolocar São Martinho do Porto no lugar que merece, e desde sempre julgo que todas as minhas intervenções foram sempre no sentido de defender os interesses de São Martinho do Porto.
Estou sobretudo, despido de interesse pessoal pois nunca até hoje tirei o mais pequeno partido de me envolver politicamente ou mesmo em movimentos de cariz associativo, pois nunca disso precisei.
Também lhe quero dizer que continuarei a fazer os comentários que entender pois não será nem o sr. anónimo nem ninguém que me impedirá de os fazer.
Além de tudo o mais, quando faço comentários, não mando a pedra e escondo a mão, costumo fazê-los acompanhar do meu nome e até de uma foto minha.
Por isso, comentários que desejaria ver feitos por mim em relação à escritura de usocapião que foi feita recentemente, vê-los-á, tão depressa tenha em meu poder alguns esclarecimentos que são necessários para se perceber a verdadeira dimensão do que foi feito. Nunca disse estar de acordo ou desacordo.
Se procurar bem, verificará no entanto que até já me pronunciei sobre a matéria, talvez mais do que devesse.
Quanto à parte ofensiva do seu comentário, apenas lhe digo que no que a testemunhas diz respeito, nem de Jeová fui ou sou, com todo o respeito que me merecem os seguidores desta religião, e lamento que a sua insinuação se esconda atrás de um anonimato, muito embora me pareça saber quem é o autor. As testemunhas deste acto da escritura são já do domínio público, portanto uma insinuação deste cariz só pode ser produzida de má fé, o que lamento.
Quem me conhece, sabe há muito qual a minha postura e de que lado estou da barricada.
O que lhe garanto é que jamais embarcarei na acusação fácil e ofensiva só por não ser da côr de quem está no poder.
Estou e estarei ao seu dispor, sempre que o entenda, mas seguramente se a sua identificação for visível, doutra forma dou por encerrado o meu comentário.
Se a intenção era criar conflito, asseguro-lhe que não o conseguiu.
Estarei, farei por isso, sempre do lado que julgo ser a razão e a verdade, e tenho conseguído manter essa postura, pois os acontecimentos na freguesia têm-me dado razão. A mim e àqueles que tenho apoiado. Assim continuarei pois não quero nem nunca quis tirar partido fosse do que fosse, em proveito próprio, contrariamente a muitos que conheço. Disso nunca me poderão acusar.
Concluindo, esta foi a última vez que respondi a um comentário anónimo, pois lamento que se encontre necessidade de esconder a identificação.
Não ofendo nem nunca ofendi ninguém, e acho que todos têm direito a ter opinião. Por isso não entendo o alcance de se lançarem "bitaites" ao abrigo do anonimato.
Cumprimentos, e as melhoras...
António Inglês

Anónimo disse...

Para ser tomada esta atitude por parte da Câmara Municipal é porque existe alguma legalidade nisto tudo, pois não faria sentido a CMA "comprar uma guerra" com os Bombeiros ou com a população de S. Martinho, aliás se o fizesse seria um acto leviano.
Só faltar esclarecer é qual o objectivo fundamental em obter ou legalizar estes imovéis, se esta tomada de posição irá beneficiar S. Martinho e a população.

Anónimo disse...

Já começa a circular de boca em boca, cada vez com mais intensidade,que não só o sr. Inglês mas também o autor deste blog estariam disponíveis para testemunharem a favor da C.M.Alcobaça! Não foi preciso, mas...
Será isto verdade?

Anónimo disse...

Bom dia

Não sou de S. Martinho mas verifico que a vida da localidade é bem discutida pelos seus habitantes.
Espero poder continuar a ver melhoramentos na terra e que o desenvolvimento não seja uma palavra vã.
É a primeira vez que me pronuncio neste blog que visito de vez em quando, mas comentários como estes últimos sob a capa do anonimato não deveriam ser autorizados.
Não conheço o sr. Inglês nem o autor deste blog, pelo menos pessoalmente, e por isso não tenho de os defender porque não me passaram procuração para isso, mas comentários como estes últimos feitos de forma cobarde por detrás do anonimato e caluniosos, servirão supostamente alguns interesses a quem convirá lançar poeira sobre os outros.
Quem será e porque será?

JRodrigues

Anónimo disse...

0SR.Antonio ingles parece que ficou ofendido por se dizer as verdades?e que o Sr escreve muito mas de facto nao diz nada,oSr diz que vai fazer um comentario sobre este assunto brevemente,esta a espera de que termine o prazo da contestçao que e no dia 23 para fazer o seu tal comentario?o Sr diz que nao responde a anonimos muito bem?o problema e so seu,quando o Sr diz que nao que nao amanda uma pedra e recolhe com a outra,nao nao o Sr amanda as pedras todas e nao recolhe as maos por agora ficamos assim espero a sua resposta porque nao so cobarde por isso vou-me identificar.

Anónimo disse...

Ao Sr.Antonio Igles peço imensas desculpas denao lhe mandar comprimentos, mas mando-lhos agora,com respeito as melhoras graças a deus nao estou doente talves o Sr se tenha esquecido de tomar as suas gotas?por isso degejo- lhe as melhoras para si e que se qure rapidamente.

António Inglês disse...

Fico sem saber quem será o Sr. C Garcia mas de qualquer forma lamento que ache que falo muito e digo pouco.Está no seu direito e
será a sua opinião e o sr, tem todo o direito de a ter, não tem é o direito de mandar atoardas ofensivas sem saber do que fala.
Continuo a dizer-lhe que só me pronunciarei sobre esta escritura quando souber em concreto porque razão a mesma foi feita e com que objectivos. Se foi feita com intenção de prejudicar a freguesia ou em seu beneficio.
Para já quero acrescento-lhe que pelo menos uma das propriedades ficará em nome da Câmara pois destina-se à construção do futuro Centro de Saúde de São Martinho do Porto. Outro dos terrenos que foram postos em nome da Câmara dizia respeito ao terreno onde se localizam os depósitos da água que abastece a freguesia e não vejo nisso algum inconveniente pois considero que é a Câmara de Alcobaça que terá de os manter em boas condições e será à Câmara que poderemos sempre pedir qualquer reparação ou correcção dos mesmos. Quanto ao antigo quartel dos Bombeiros, não estou ainda na posse dos dados todos sobre o que verdadeiramente se passa com a propriedade e não sei quais as verdadeiras intenções da Câmara para o ter feito. Conhecem-se apenas de alguns boatos que não passam disso mesmo, daí pensar que nos devemos preocupar com a situação mas primeiro temos de saber os verdadeiros motivos da acção. Se alguém estiver na posse de dados que justifiquem uma intervenção de imediato, e que contrariem esta escritura, então que apareçam e apresentem as suas razões e nessa altura estaremos seguramente ao lado de quem está a ser lesado.
Como o Sr. Garcia sabe, e se não sabe deveria saber, sou daqueles que no local próprio me pronuncio claramente quando determinadas acções ou atitudes prejudicam a freguesia. Portanto meu caro, este ataque que o senhor me faz, não faz nenhum sentido e só o estará a fazer movido de má fé.
Quando diz que me senti ofendido por ouvir as verdades, pergunto-lhe a que verdades é que o sr. se refere pois não consegui descortinar nenhuma em qualquer coisa que o sr. tenha dito a meu respeito.
Senti-me ofendido sim, porque a insinuação que faz sobre se fui uma das testemunhas desta escritura é feita com raiva e de má fé, pois são já do domínio público os nomes dessas testemunhas, logo deixar no ar a pergunta se terei sido uma das testemunhas, prova as suas intenções.
Eu seria sempre o último a testemunhar numa situação destas pois apenas vivo na freguesia há cerca de 14/15 anos, logo tudo o que pudesse ir testemunhar neste sentido seriam mentiras e não tenho por costume andar cá para agradar a ninguém.
Meu caro amigo sr. C. Garcia, não o posso obrigar a gostar de mim ou a ser meu amigo, mas acredite que não terá em mim nenhum inimigo pois não sinto necessidade de andar em busca de inimizades gratuitas e com pessoas com as quais não tenho nenhuma afinidade.
Se me encontrar numa rua de São Martinho, pode abordar-me e dizer-me quem é pois não procuro no que digo ser dono da verdade nem pretendo encontrar inimizades por razões que não merecem que aconteçam.
Quanto às gotas, agradeço-lhe o seu cuidado e espero que se sinta bem, porque eu estou óptimo e vista não me falta, graças a Deus. Vejo até bem demais algumas vezes.
Um abraço meu caro e não leve as coisas tão a peito porque este seu amigo não pretende nem nunca pretendeu ser o salvador de nada nem de ninguém. Apenas se tem envolvido na vida pública da nossa Vila e sempre no sentido de ajudar a repor a moralização da vida pública. Se souber de alguma coisa que alguma vez eu tenha feito em prejuízo de São Martinho do Porto, diga-o, pois não me pesa na consciência nada mesmo.
Saudações.

Um nota mais:
Quando a oposição souber concretamente o que se passou, então penso que o grupo a que pertenço se pronunciará e não eu particularmente. Se quiser saber a minha particular opinião, cá estarei para lha dar, mas pessoalmente.
Dou mesmo por encerrado este diálogo com o Sr. C. Garcia pois não penso que nos leve a lugar algum. Lamento.

António Inglês

António Inglês disse...

Meu caro Sr. C. Garcia

Só mais uma coisinha. Se reparar bem nos comentários que tenho feito em resposta aos seus, nunca lhe chamei cobarde, por isso agradeço-lhe que repare bem quem lhos atribui, que não eu.
Cumprimentos,
António Inglês

Anónimo disse...

Sr.Antonio Ingles,O Sr diz que vive a cerca de 14 ou 15 anos em S.martinho,que eu saiba o Sr vive a alguns anos numa localidade que nao tem nada a haver com S.martinho,parece-me que o Sr nao esteve com atento,quando fala nos depositos da agua esta enganado,mas sim na fontinha que e na serra dos mangues,peço imensa descupa se o ofendi nalguma situaçao,os meus reipeitosos cumprimentos e que na sexta-feira lhe de os parabens pela vitoria do seu benfica.

António Inglês disse...

Meu caro senhor C Garcia

É verdade que vivo aqui ao lado no Chão da Parada há já cinco anos e tive de o fazer por ter tido necessidade de encontrar uma casa de piso térreo para morar, dado viver em S. Martinho numa casa de quatro pisos que dava cabo dos meus joelhos, infelizmente. No entanto, quero dizer-lhe que continuo a pagar os meus impostos em Alcobaça.
De qualquer das formas, estou aqui ao lado e se calhar bem mais perto do centro de São Martinho do que quem vive na Serra dos Mangues (onde também já tive casa também), ou mesmo quem vive em Vale do Paraíso.
Não vejo nisso qualquer impedimento para continuar a participar activamente na vida pública de S. Martinho do Porto, onde passo a maior parte da minha vida.
Quanto ao terreno a que se refere, eu já sabia era o terreno da Fontinha na Serra dos Mangues, e por informação da Junta de Freguesia, foi-me dito que lá existiam depósitos de água da freguesia. Verdade que ainda não fui ao local por questão de tempo e também porque aguardo alguns outros dados que nos parecem importantes para podermos ficar totalmente esclarecidos sobre tudo o que se passou em concreto, mas em breve poderemos tomar publicamente uma posição sobre os verdadeiros motivos e objectivos da Câmara Municipal de Alcobaça com esta escritura. Repare que digo "poderemos" pois eu pertenço a um grupo e a nossa posição será sempre uma posição de grupo e nunca individual. A minha particular opinião não é relevante para a vida de São Martinho do Porto.

Percebo agora que afinal nos conhecemos, embora continue sem saber quem o senhor é, mas seguramente que na sexta-feira vou querer mesmo que me dê os parabéns pelo meu Benfica, o que será bom sinal, e poderemos assim trocar dois dedos de conversa.
Quanto às ofensas, esqueça! Mas reafirmo que não deve levar as coisas tão a peito meu caro amigo, pois se me conhece como parece, saberá que eu seria incapaz de prejudicar São Martinho do Porto fosse no que fosse. Aliás tenho disso dado provas ao longo destes anos todos. Pelo contrário eu já me prejudiquei em algumas situações, por amor à terra e por força das circunstâncias, que terei muito gosto em lhas contar mas pessoalmente, visto entender que este não é o local próprio para o fazer.
SM Porto não é a minha terra Natal, mas foi a terra que me acolheu e onde eduquei o meu filho mais novo. Considero-me tão de São Martinho como qualquer outro, pois gostar desta baía não é difícil.

Um abraço e está posta uma pedra sobre este pequeno desentendimento.

António Inglês