sexta-feira, outubro 24, 2008

Recolha de alimentos...

37 comentários:

Anónimo disse...

E já agora tabaco também, pelo menos 2 maços por dia!

Anónimo disse...

RESPOSTA AO COMENTÁRIO DAS 11:10 -ESSE SENHOR O SENHORA NÃO TEM BURÁCOS PARA TAPAR !
ALGUEM OS TÁPA TAMBEM!
GANHEM VERGONHA NA CARA ,O DÊM A CARA , NÃO DEFENDÃO OS VIGARISTAS,E PESSOAS MAL FORMÁDAS!

TENHO VERGONHA DESTE PAIS, E DESSAS PESSOAS QUE PENSAM ASSIM.

OS POBRES.

Anónimo disse...

Meu caro Dr. Ernesto,
Muito obrigada pela ajuda na divulgação deste evento.
Os membros da Conferencia de S.Vicente de Paulo saõ completamente isentos quanto à posição que os trabalhadores estão a tomar, a forma como o assunto do encerramento foi tratado, isso fica para ser tratado por "quem de direito", agora não conseguimos foi ficar indiferentes pelo menos à situação de fome de sete familias. Tentámos recorrer ao Banco Alimentar do Oeste, mas os produtos estão quase a esgotar pois estamos perto da próxima recolha a nivel nacional que irão efectuar no final de Novembro, por isso lembrámo-nos de efectuar esta acção de rua junto da população.
Posso dizer-lhe que, pelo menos até agora, a adesão tem sido grande e já recolhemos muitos alimentos.
Depois darei noticias sobre amanhã e informarei o balanço final.
Bem haja por toda a sua boa vontade e espirito de solidariedade.
Um abraço,
Paula Monteiro

Quanto ao comentário anterior do anónimo, não posso ficar indiferente, pois nesta vida ha coisas com as quais não devemos brincar, pois além de tudo o mais, quem sabe se um dia não se passará connosco. Mas enfim, só posso desejar que as pessoas se tornem mais sensiveis, se informem e se não concordam, pelo menos tenham respeito pelos outros.

Anónimo disse...

Exactamente, quem não tem dinheiro para comer também não tem vicios, mas como em tudo pagam uns pelos outros...

Anónimo disse...

Resposta ao sr "Os Pobes" do comentário de 25 de Outubro. Em 1º lugar aconselho o sr. ou sra. a ir para a escola aprender a escrever porque não se percebe nada do conteúdo escrito...
Além disso a maioria das pessoas que trabalham na fábrica não estão assim tão necessitadas porque já receberam o 1º subsídeo de desemprego e quando nós passamos à porta da fábrica vimos sempre as mesmas pessoas de cigarrinho na mão, ora bem, quem está assim tão necessitado tem de se orientar e ter prioridades na vida, o tabaco não é um bem de 1ª necessidade e um maço de tabaco não é assim tão barato, como se costuma dizer, quem não tem dinheiro não tem vícios e o estômago está em 1º lugar.
Pela sua resposta deve ser um dos tais trabalhadores que não larga o cigarrinho, logo o sr. ou sra. é que devia ter vergonha, porque se este país está como está é por haver pessoas assim que exploram a caridade alheia sem que realmente o necessitem.

Anónimo disse...

RESPOSTA O COMENTÁRIO DAS 21:08
O Sr. O A SENHORA, O É ENGENHEIRO(A)O ENTÃO FÁLA DE BARRIGA CHEIA!
EU NÃO TENHO VERGONHA DEZER QUE TENHO A 4º CLASSE.
E QUE POSSA DAR ENRROS.
O AGORA A ESCRITA É SÓ PARA OS RICOS?
NÃO TENHO NÁDA AVER COM A EMPRESA,MAS O POUCO QUE GANHO AINDA DÁ PARA AJUDAR AQUELAS POBRES PESSOAS.
NÃO É MUITO MAS AJUDO SEMPRE.
AGORA NÃO PASSO A FESCALIZAR,E CRITICAR,QUEM ESTÁ A FUMAR,A BEBER,O QUE ESTÃO A FAZER ETC.ETC
COMO O SENHOR(a) O FAZ.
SE CALHAR AS VESES QUE LÁ PASSOU, COMO DIZ!
NUNCA DEICHOU LÁ NÁDA,NEM NUNCA PAROU PARA FALAR COM AS PESSOAS!

Á JÁ AGORA! EU COM A 4º CLASSE ESCREVO ASSIM ( OS POBRES )
E NÃO COMO O Sr. O A SENHORA ESCREVE NO SEU COMENTÁRIO ASSIM "OS POBES" Ó SÃO BIMBOS O FALTAM-LHES O (R) NO TECLADO.

FORÇA TRABALHADORES VOSSES JÁ VENCERAM!
NÃO LIGUEM ÁS CRITICAS DOS PARAZITAS,TODOS NÓS SEREMOS COMIDOS PELA MESMA TERRA,TANTO RICOS COMO POBRES,AI NÃO Á DISEGUALDADES.


OS POBRES

Anónimo disse...

Que tristeza. Alguns dos comentários descambaram e sao despropositados.
Recomendo ao autor do blog uma maior selecçao nas mensagens publicadas. Insultos, nao se admitem.
AReis

Anónimo disse...

Sr. "Os Pobres", este espaço não é um ringue de boxe, mas sim um espaço onde podemos expressar as nossas opiniões, tal como disse no meu comentário referia-me "Á MAIORIA DAS PESSOAS" não estava a falar daquelas famílias que necessitam mesmo, acho que a situação deles todos é muito complicada, mas mais para uns do que para outros. Não sou insensível, apenas realista, porque acho que algumas pessoas podiam fazer um esforço e ser mais orientadas, aliás não sou só eu a pensar assim, a avaliar pelo 1º e 4º comentários que não foram feitos por mim.

Anónimo disse...

Como em tudo na vida existem dois lados, neste caso o patrão e os empregados. Seria bom ouvir o lado do patrão, pelo que se ouve aqui por S. Martinho falta contar uma parte importante da história, parece que há empregados que não estão de acordo com o que estes estão a fazer.
Tambem como sempre há quem se aproveite da situação de uns e dos sentimentos de outros. É de louvar a iniciativa de recolha de alimentos porque certamente que existem familias necessitadas. Esta boa accão em nada deve ser confundida, a meu ver, com alguns interesses politicos ou até pessoais que têm dado a esta situação um caminho que apenas beneficia esses interesses. Nem a empresa, nem os trabalhadores e nem mesmo o patrão beneficiam com esta situação.
Estamos a "americanizar" a nossa sociedade, dando importância a "parasitas" que ganham com o mal alheio e o sentimento do povo, tornando situações dificeis em escândalos nacionais. Um dos casos disso é o tunel do marquês em Lisboa, está feito na mesma, custou mais uns milhares de euros, dificultou durante meses o trânsito e deu mediatismo a um sr que não é responsabilizado pelos prejuízos causados.
É preciso que as pessoas em dificuldades se saibam defender destes "amigos" que aparecem logo nestas alturas.
ASilva

Anónimo disse...

Olá bom dia.
Já há alguns dias que tenho estado para visitar o blog pois calculava que este assunto fosse debatido.
Eu não estou a favor da recolha de alimentos, nem dei, nem darei absolutamente nada.
Os empregados da fábrica já se encontram a receber o subsídio de desemprego e, sendo calculo, o montante deste é superior ao valor recebido na fábrica visto que é isento de descontos.
Além do mais se se encontravam já 5 salários em atraso as dificuldades alimentares não apareceriam de repente quando o encerramento começou a ser mediatizado. A ser assim as dificuldades já se fariam sentir e não teriam efectivamente nada a ver com o encerramento efectivo da fábrica.
Lamento que se continue a auxiliar pessoas que abusam da confiança e da bondade alheia. Quantas pessoas não existem, por esse país fora, que, apesar de se encontrarem empregadas, têm muita dificuldade de colocar comer na mesa para os filhos? E para essas pessoas nem sequer há um 2º olhar, uma ajuda, porque não pedem, não andam a chorar-se pelos cantos... A esses sim, deveria ser dada ajuda.

Anónimo disse...

resposta ao comentário das 21:25.Sr. "Os Pobres", este espaço não é um ringue de boxe, mas sim um espaço onde podemos expressar as nossas opiniões.
- até aqui tudo certo!
-avaliar o 1º 4º isso para mim é dor de cotuvelo,o de pessoas que nunca fizeram náda na vida!
- eu gostava de ver,o Sr. o senhora com 4 a 5 ordenádos em atraso,como é que comia, e mais alguem !
-por palávras suas:Além disso a maioria das pessoas que trabalham na fábrica não estão assim tão necessitadas porque já receberam o 1º subsídeo de desemprego e quando nós passamos à porta da fábrica vimos sempre as mesmas pessoas de cigarrinho na mão.
- certo?
- os ordenádos é para quê!
- para pagar o quê!
- os 4 a 5 meses de devidas em atráso!
- não toquem na ferida que me doi amim tambem!
-já agora não tenha vergonha,de qem não sabe escrever, nem ler, porque são pessoas normais, epuras,e sabem o que sufrer odia,dia para vever.


SEM OUTRO ASSUNTO.

OS POBRES

Anónimo disse...

Julgo que a notícia da Recolha de alimentos não seria de modo algum para debater sobre os problemas de escolaridade de cada um ou se as pessoas têm mais de 5 meses de salário em atraso. Acima de tudo esta notícia seria sim, uma forma de dar a conhecer a conferência de S. Vicente de Paulo e uma das suas muitas actividades.
Quanto à forma de como cada um de nós vê esta recolha só depende de cada um, independentemente daquilo que os outros possam ou não pensar.
Já tive em situação de incumprimento de salário numa empresa, há muitos anos atrás, ainda não se falava em recessão económica ou globalização, mas tive o bom senso de sair e procurar dar outro rumo à minha vida, não ficando à espera da "machadada final".
Neste momento e em relação à situação que aqui se retrata, julgo que poderão existir esporádicamente, um caso ou outro de pobreza envergonhada, mas que não se denuncia.
Em relação ao estarem dias a fio na porta da fábrica, como todos nós sabemos, é uma forma que os advogados e delegados sindicais vêem para forçar todo o processo. A empresa teve tempo suficiente para se descapitalizar, bem como, de retirar bens que pudessem ser utilizados ou vendidos.
Em relação às campanhas de recolhas de bens, quem participa faz-o voluntáriamente, quem dá voluntáriamente o entrega.
Eu sou mais apologista do ditado chinês: "quando vires alguém com fome, não lhe dês o peixe, ensina-o antes a pescar".
Por esta razão não participarei desta campanha, nem de outras, porque quem necessita não será contemplada com estes produtos, porque terá demasiada vergonha da sua situação para os receber. Quem, na sua maioria, usufruirá sempre destas campanhas serão aqueles que pedir ou ir buscar passou a fazer parte do sistema e modo de vida, passando a entender que dar é uma obrigação dos outros e procurar um novo rumo na sua vida não faz parte do seu vocabulário.
Voluntária,sou sim, para aqueles que perto de mim necessitam da minha ajuda e que tentam a todo o custo mudar de vida, apesar de todas as adversidades.

Anónimo disse...

Parabéns e obrigada pela iniciativa deste blogue e pela divulgação que faz dos eventos que acontecem em São Martinho.

Filipa R.

Anónimo disse...

Bloco de Esquerda promove jantar de desagravo para com o escultor António Delgado •



“A liberdade de expressão e de criação não está garantida na província”



Helena Pinto, Adelino Granja
e António Delgado
O Bloco de Esquerda realizou, no dia 18 de Outubro, um jantar de desagravo para com o escultor António Delgado, impedido pela Câmara Municipal de Alcobaça de participar na mostra de artes plásticas Apple Parade, promovida pela Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, integrada na feira Mundo da Maçã. Ao jantar, que reuniu cerca de 80 pessoas, compareceram a deputada da Assembleia da República Helena Pinto, o coordenador autárquico nacional do BE, Pedro Soares, o sociólogo e professor universitário Moisés Espírito Santo, o deputado municipal Adelino Granja e o homenageado, que é simultaneamente, membro da Comissão Política Concelhia do PS de Alcobaça.

NO JANTAR ESTIVERAM AINDA PRESENTES ELEMENTOS DA COMISSÃO DE TRABALHADORES DA EMPRESA DE FAIANÇAS NETO & GOMES, LDA, EM SÃO MARTINHO DO PORTO.

Os trabalhadores desta fábrica permaneciam nas instalações desta fábrica sediada na Serra dos Mangues,, de forma a impedir a saída do recheio da empresa, uma forma de poder garantir o pagamento dos salários em atraso e indemnizações. Presentes estiveram também militantes do PS, entre os quais, Portugal da Silveira, membro da Comissão Política Concelhia do PS de Alcobaça. Antes das intervenções políticas, houve ainda lugar a um apontamento musical, a cargo de Francisco Peças e Ruben Palmeira.



http://www.tintafresca.net/News/newsdetail.aspx?news=090bfe20-48e8-4c16-bf34-c0fd566d74f8&edition=96

Não é preciso dizer mais, pois nao?...
Se tornaram o acontecimento público a nível nacional, não podem aceitar só os apoios, terão de ter o discernimento de aceitar as outras opiniões também.

V.Vieira

Anónimo disse...

Quero desde já agradecer ao sr.Ernesto pela divulgação de todos os acontecimentos nesta freguesia e é de louvar que não faça selecção dos comentários pois todas as pessoas têm direito a dizer o que pensam.
Mas nesta realidade é muito triste que haja paessoas que só pensem que estas coisas jamais lhe vão acontecer.Quando menos se espera elas acontecem.
Tambem é de louvar a conferência s. vicente pela espectacular campanha que conseguiram fazer,com o apoio da paróquia e da junta de freguesia e da escola c+s, e apesar destes comentários uma boa percentagem das pessoas aderiram.
No fundo ainda há muita solidariedade nesta freguesia.

BEM HAJAM E QUE DEUS ESTEJA COM TODAS AS PESSOAS QUE COLABORARAM CERTAMENTE UM DIA SERÃO RECOMPEMSADAS.

Maria Alves disse...

Teremos que nos arrepender desta geração, não tanto das más acções de gente perversa mas do inesplicavel de gente inábil.

A educação não esta directamente relacionada com o grau de escolaridade, pois todos temos o dever de nos educar com o tempo.

Como é possivel pessoas de S. Martinho do Porto, uma vila com uma beleza natural fantastica, serem tão mesquinhas, usando um blog para denegrir outras pessoas, quando o deveriam de usar para encontrar soluções crediveis. Usem o blog para dignificar e honrar a Vila de S. Martinho do Porto e os seus habitantes.

Questiono "Os Pobres", face a ser assim que querem ser chamados. Estarem no fundo de desemprego a receber é pior que estar na fabrica sem salarios?????? O que levou a fabrica a fechar????? Porque é que os funcionarios não deixaram sair a carga para ajudar a resolver a situação dos vencimentos????? Como é que viveram durante 5 meses sem receber nada???? Estão a viver pior agora a receber o fundo de desemprego????? Será que os patrões não se esforçaram para pagar os salários????? Será que os patrões gostaram de fechar a Fábrica????


Esta liberdade de expressão é uma maravilha para nós sabermos onde estão os idiotas.

Não vamos tornar pessimo o que já está dificil!!!!!

Cumprimentos

Maria Alves

Anónimo disse...

em resposta á sr.Maria Alves:

eu pergunto onde estão os dinheiros dos camiões que os empregados carregaram??????
você secalhar não tem conhecimento das quantidades carregadas mas posso adiantar-lhe que foram uns milhares de peças.
os cinco meses de salários devidos correspondem aos meses de julho ,agosto,um subsidio de natal de 2005,o subsidio de natal e férias deste ano e 18 dias de setembro que foi a data que nos despediu efectivamente.
eu pergunto o nosso patrão deve á segurança social nada mais nada menos que 650 000 euros,deve a fornecedores,deve aos trabalhadores onde está o dinheiro????????
não deu para pagar a ninguem ??????
secalhar o nosso patrão criou outra firma para lavar os dinheiros???
A NOSSA LEI É MUITO PERMISSIVA NESTAS COISAS.
será que a senhora está ASSIM TÃO BEM INFORMADA DESTAS REALIDADES.
SE ELE QUERIA FAZER AS COISAS COM A MAIOR DAS TRANSPARÊNCIAS PORQUE NÃO NOS DESPEDIU DEPOIS DAS FÉRIAS GOZADAS PORQUÊ A DATA DE 31 DE AGOSTO?????
QUANDO ELE SABIA QUE SÓ IRIAMOS RECEBER QUANDO FOSSEMOS AO FUNDO DE DESEMPREGO COM AS DOCUMENTAÇÕES.
ATENCIOSAMENTE

Anónimo disse...

PARA A D. MARIA ALVES UMAS RESPOSTAS:
1- Estarem no fundo de desemprego a receber é pior que estar na fabrica sem salarios?
R:CLARO QUE NÃO, ISSO NEM É PERGUNTA QUE SE FAÇA.
2- O que levou a fabrica a fechar?
R:A MÁ GESTÃO DOS PATRÕES.
3- Porque é que os funcionarios nã o deixaram sair a carga para ajudar a resolver a situação dos vencimentos?
R:DESCULPE NÃO PERCEBI!
DEIXAR QUE ENCHESSEM MAIS OS BOLSOS AINDA!
NÃO OBRIGADA, JÁ TIRARAM O QUE TINHAM A TIRAR, AS PESSOAS NÃO SÃO TODAS COMO ELES PENSAVAM.
4- omo é que viveram durante 5 meses sem receber nada?
R: 3 MESES E 2 SUBCIDIOS, ACHO QUE OS SUBCIDIOS TANBEM SÃO MESES DE ORDENADO!
COM AJUDAS DOS PAIS E DE FAMILIARES.
NÃO ERA COM 100 A 120€,quando ele queria que as pessoas vivião!
acha justo?????
nunca passou por uma situação destas pois não???
mas tanbem não a desejo a ninguem.
5- Estão a viver pior agora a receber o fundo de desemprego?
R: CLÁRO QUE NÃO!
MAS O DINHEIRO DO FUNDO DE DEZEMPREGO É PARA PAGAR AS DIVIDAS DOS MESES ATRAZADOS.
ACHA QUE ESTÁ CERTO????
6- Será que os patrões não se esforçaram para pagar os salários?
R: A SENHORA AINDA AQUERDITA NO PAI NATAL?
PARESSE! A ONDE ESTÃO TODOS OS EUROS (MILHARES DE EUROS) DE CONTENTORES DE MUITOS MESES DE TRABALHO QUE ERAM PAGOS 30 DIAS E ELES DIZIAM QUE SÓ LHES PAGAVAM A 90 DIAS.
ISTO É SERTO?????
7- Será que os patrões gostaram de fechar a Fábrica?
R: QUEM É QUE A FECHOU FUI EU!
CLARO QUE GOSTARAM!
O CINTO ESTÁVA A COMESSAR A FICAR A PERTADO,TINHA QUE ARREBENTAR POR ALGUM LÁDO.
MUITAS DIVIDAS, MUITAS,MUITAS MESMO
MAIS Á FRENTE VAI-SE SABER.

VAMOS LÁ VER QUEM SÃO OS IDIOTAS??

COMPRIMENTOS

SEMPRE ATENTO

Anónimo disse...

PARA A DOUTORA SUSANA:
MUITO BEM, FÁLA AQUI MUITO BEM!
MAS NUNCA DIGA QUE DESTA ÁGUA NÃO BEBEREI!
PORQUE AS PESSOAS QUANDO FALAM ASSIM O PERTENCEM AOS MESMOS, O FALAM DE BARRIGA CHEIA!
ISTO QUI ACHO QUE NÃO É A REVISTA MARIA.

Maria Alves disse...

Quero acreditar que um assunto desta dimensão e delicadeza, ninguem o use como se fosse uma revista de péssimo gosto "maria".

Quero agradecer desde já aos anónimos que cuidadosamente responderam as minhas questões embora continuo a afirmar que este assunto delicado não devesse ser tratado em blogues, mas sim judicialmente. A denegrição de pessoas não é forma de tratar os assuntos dos trabalhadores.

Não faço juízos de valores, sem questionar.

É de grande importância o blogue para se poder questionar e obter respostas credíveis.

Pessoas inteligentes falam de ideias
Pessoas comuns falam de coisas
Pessoas medíocres falam de pessoas.

Cumprimentos

Maria Alves

Anónimo disse...

Esclarecimento ao anónimo:
Dra., não o sou.
De ambos os lados também já estive e continuo a estar, por essa razão tenho a experiência profissional de como gerir uma empresa ou secção, em tempos de crescimento, como em tempos de crise, bem como de ser trabalhador contratado, porque também o sou.
A revista que menciona, não menosprezando os seus leitores, não faz parte do meu ideal de leitura.
Julgo que está na altura de voltarem a página, darem outro rumo à vida e deixarem os tribunais e quem de direito decidir em termos judiciais a obtenção dos direitos adquiridos de todos aqueles que trabalharam.
Todos nós sabemos que a gestão desta fábrica foi sempre feita aos soluços, tal como o pagamento de salários e compromissos, isto era já uma realidade do passado e não só do presente.

Maria Alves disse...

Com todo o respeito pela atitude da Susana, que se assumiu com nome.

Concordo plenamente que chega de julgamento público, ninguém tem o directo de o fazer, são assuntos pessoais que apenas dizem respeito aos próprios e as entidades competentes que o vão resolver.

Para os anónimos com todo o respeito, como seres humanos que o são, sejam dignos de vós próprios, todo o ser humano tem nome, ate nas tribos longe da civilização, se tratam pelo nome de cada um.

As leis existem, num tribunal, julgados e inocentes todos são tratados com respeito e pelo nome.

Em praça pública, todos fazem julgamentos, no entanto escondem-se atráz de um anónimato.
Quando toda a verdade chegar, ninguém falou ou escreveu.

Quem nasceu lagartixa nunca chega a jacaré.

Cumprimentos
Maria Alves

Anónimo disse...

Resposta à Sra. D. Maria Alves, do seu comentário do dia 1 de Novembro pelas 13h e 17m.

NÃO temos de nos arrepender desta geração.
Temos de nos defender das más acções de gente preversa,
e mostrar o explicável da gente a que chama: inábil.

Não sei se a Sra é de S. Martinho, ou apenas simpatizante. Possivelmente simpatizante, porque senão saberia que a tradição desta sempre foi deitar abaixo algo que surja e seja bom.
Se houver uma pessoa a querer fazer algo de bom, aparecem logo 2 ou 3 para desfazer. Lamentavelmente sempre foi assim. E quanto a isso, nada a fazer.

O caso que anda na “baila” é sobre o encerramento da empresa Faianças Neto & Gomes, Lda., cujos sócios criaram uma outra paralela, a Faiagomes, para fazer, ao que tudo indica, e como fazem muitas, e como se diz na gíria, branqueamento e evasão fiscal. Mas isso os tribunais decerto saberão determinar e julgar.
A primeira pergunta que a senhora faz é que:

*** Se não terá sido melhor continuarem a trabalhar do que estar no desemprego !!!

Seria de certeza muito melhor continuarem a ter o seu ganha pão. Mas... qual ganha pão ? Trabalhar sim, mas ser-se remunerado, receber a contrapartida. Tanto quanto sei, estes trabalhadores não foram pagos. Cumpriram as suas obrigações, criaram riqueza ao patronato, e cuja retribuição que sempre tiveram foi: salários em dívida, salários sempre em atraso, em pelo menos dois anos e meio a esta parte, e pagos em prestações de esta semana 100€, daqui a duas semanas 50€, depois com um bocadito de sorte 200€ e sem nunca saberem quando viria o resto.
Promessas que quase nunca eram cumpridas, e mentiras. A pior de todas, a que se deu com o despedimento, que depois de lhes ser pedido que atrasassem a férias para terminarem uma encomenda, a cujo pedido atenderam, e depois enquanto pensavam estar de férias, estavam despedidas. E ainda por cima com a falsa promessa de serem reintegradas daí a um mês, após a venda de máquinas para lhes serem pagos os salários. Reintegração essa que nunca iria ser feita pois a causa mencionada no despedimento foi: Extinção do posto de trabalho, e não salários em atraso, que era o que se passava na realidade. Na minha opinião a má fé neste despedimento começou aí.
Para quem não saiba, o subsídio de desemprego é um valor, abaixo do valor liquido que se recebe ao serviço duma empresa.
Mas apesar dos maus tratos remuneratórios que esta gente sofria, tenho a certeza que a maior parte preferia que os seus postos de trabalho se mantivessem, pois embora recebendo ás “mijinhas” e não recebendo, a certeza de terem “ganha pão” é mais reconfortante que receber um subsídio durante uns meses e depois enfrentarem o horror de não o ter.

*** O que levou a fábrica a fechar ?

A facilidade que os empresários deste país sempre tiveram em safar-se de encargos e responsabilidades que não souberam gerir, e ficarem impunes. E como disseram os Gatos Fedorentos ao comentar os abortos, encerrar uma empresa começou a ser também, um estado de espírito. Fecha-se: quando...e... como se quer...porque não lhe apetece tê-la mais !!!

*** Porque é que os funcionarios não deixaram sair a carga para ajudar a resolver a situação dos vencimentos?????

Porque, ao sairem cargas todas as semanas,e durante os últimos anos, nunca lhes garantiu pagamento de salários. Porque haveriam de acreditar que a carga, que com a sua boa vontade acabaram dentro da data em que ja deveriam estar de férias, seria para lhes pagar os salários ? Assim, está lá na fábrica. Quando o tribunal decidir será considerado um bem que eventualmente cobrirá uma parte das dívidas que a empresa tem aos seus funcionários. E senão para eles, pelo menos irá para onde a justiça decidir.

*** Como é que viveram durante 5 meses sem receber nada???

Tal e qual como a senhora viveria se estivesse no lugar deles, com as mesmas dificuldades.
Tudo depende: se têm o cônjuge a trabalhar, se o cônjuge tiver uma profissão bem remunerada, ou se tem patrões iguais a estes. Melhor ainda era se tivessem pais ricos...
Ficando a dever a renda de casa, tirar da própria boca para dar aos filhos, pedir ajuda aos sogros e pais, comer umas salsichas e ovo estrelado em vez de bifes, umas latinhas de atum... tal e qual como a senhora teria de fazer. É horrível não é ?
Embora as pessoas tenham adquirido alguns vicios, como o do tabaco, por exemplo, e serem censuradas por isso, lamentavelmente têem-no, e não devemos julgá-las por isso. Ninguém diga que é perfeito.

*** Estão a viver pior agora a receber o fundo de desemprego?????

Provavelmente os mais carentes continuarão na mesma. As dívidas acumularam, as dificuldades que já existiam continuarão a existir. Os menos carentes continuam com a mesma qualidade de vida, recebem menos, embora a tempo e horas, mas as dívidas criadas e as dificuldades que ja existiam, continuarão a existir.
E como atrás já referi, eles preferiam continuar a ter o seu posto de trabalho. E isso foi-lhes tirado.

*** Será que os patrões não se esforçaram para pagar os salários?????

Na minha opinião: não. Mas tenho a certeza que não declararam salários dos funcionários à Segurança Social, em totais que nem me atreveria a contabilizar. E para além disso descontaram os 11% aos mesmos, e arrecadaram-no no seu bolso.

*** Será que os patrões gostaram de fechar a Fábrica????

Sem dúvida. Podem é não vir a gostar do resultado. Ou se calhar até gostarão do resultado, porque neste país, infelizmente, a culpa costuma morrer solteira.
Mas nunca é demais frisar que os patrões encerraram a fábrica voluntáriamente, ninguém sequer havia pedido a insolvência da empresa. Os próprios fornecedores não esperavam esse desfecho.
Mas fala-se á boca cheia, e francamente aí nem faço a mínima ideia da sua veracidade, que eles ja estão a trabalhar algures. Mas não vamos especular.

***Esta liberdade de expressão é uma maravilha para nós sabermos onde estão os idiotas.

Não duvide desta sua afirmação. O que lamento imenso é que tenham querido fazer passar por idiotas todos os funcionários. Mas uns foram mais idiotas que outros.
No fim é que se irá saber quais foram: se aqueles que lutam pelos seus direitos, ou se aqueles que foram na “cantiga do ceguinho” e que fizeram precisamente o que os patrões esperavam deles..
E ponho já de parte alguns idiotas que questionam, porque nem sabem que o são, nem onde estão.

*** Não faço juízos de valores, sem questionar.
É de grande importância o blogue para se poder questionar e obter respostas credíveis.

Pessoas inteligentes falam de ideias
Pessoas comuns falam de coisas
Pessoas medíocres falam de pessoas.***

Questionou, agora já pode fazer juízo de valores.
Mas quero dizer-lhe que só quem passou pelas situações de injustiça tem a noção dos valores que nunca existiram para com elas.
Pode-se falar de ideias, sem se ser inteligente. Pode-se ser inteligente e no entanto não ter ideias.
Não são pessoas comuns por falarem de coisas, são pessoas comuns porque são povo, e estas “coisas” aconteceram com elas.
Quem está por dentro da situação pode até falar de pessoas sem ser medíocre. Basta para isso estar consciente da mediocridade dos outros.

Espero ter satisfeito a sua curiosidade.
Mas não me vou sem lhe responder ao que disse: quem nasce sardanisca nunca chegará a jacaré.
Sabe porquê ? Porque quem nasce pobre (sardanisca) raramente é deixado evoluir num mundo que só pertence aos afortunados (jacarés); e muitos destes são afortunados não á sua custa, mas á custa das sardaniscas.
O.C.L.Carreira

Anónimo disse...

Resposta ao anónimo do dia 29 ás 12h 31m

Ainda bem que a senhora não sabe o que é estar desempregada, pois se alguma vez o tivesse estado saberia que o valor do subsídio é inferior ao valor auferido como salário.
É verdade que os problemas económicos de cada um não surgiram de causa imediata do encerramento da empresa, apenas se agravaram. Esses problemas surgiram ao longo do seu serviço nessa empresa, e também pelos problemas que todos conhecemos da economia do país, e quem mais pobre é, mais pobre ficará.

A Conferência de S. Vicente de Paula faz aquilo para que foi criada: Ajudar.
Só dá quem quer. E quem dá o que pode, a mais não é obrigado.
A senhora não deu ! fez o que a sua consciência lhe mandou.
Mas não censure a acção dessa instituição nem quem ajuda.
Já agora diga-me como quer que sejam rotulados e escolhidos os pobres desta terra ?
Talvez quem sabe… eleições ? Põe-se as fotos daqueles que a senhora “acha” que são pobres nos boletins de voto, chama-se os eleitores, e mediante a sua simpatia ou antipatia aos apresentados, assim votarão ???

A solidariedade tem de ser de coração aberto, global, sem contar quantos cigarros ou bicas as pessoas consomem por dia. Se bem que como o povo diz: onde não existe dinheiro não existem vícios.
E não falo apenas dos ex-funcionários da fábrica mencionada nestes comentários.

Existe uma máxima religiosa que diz: FAZ BEM… SEM OLHARES A QUEM.

O castigo divino mais tarde poderá recair naqueles que pediram e não precisavam, e poderão ser abençoados e recompensados aqueles que nunca pediram por vergonha, ou que não pedindo aceitaram.

A senhora castiga e recompensa por suas próprias mãos, segundo o seu juízo.
Deixe essa tarefa para Deus.

O.C.L. Carreira

Anónimo disse...

Tive a ler com muita atenção os comentários.
Concordo que os trabalhadores lutem pelos seus direitos...
Mas muitos trabalhadores deviam por a mão na consciência!
Será que eram bons trabalhadores?
Dificuldades quase todos temos.
Mas quando alguns trabalhadores se dão ao "luxo" de recusar emprego e disser que vão é desfrutar do subsidio de desemprego.
Com coméntários destes e atitudes tais como passar a vida no café, a fumar e muitos outros caprichos...
Acho que não e de ter "pena".

Anónimo disse...

ALGUNS NÃO ERAM BONS TRABALHADORES????
ENTÃO PORQUE NÃO FORAM DESPEDIDOS QUANDO AINDA ERAM EMPREGADOS DAS FAIANÇAS ?????
POIS É AGORA TODOS SÃO PARASITAS!!
É UMA TRISTEZA REALMENTE QUE ESTAS PESSOAS PENSEM DESTA MANEIRA!
NÓS NÃO PRECISAMOS QUE TENHAM, PENA DE NÓS !
QUEM NOS AJUDOU FE-LO DE LIVRE VONTADE E DESDE JÁ O NOSSO MUITO OBRIGADO .
NÃO PASSO A VIDA NO CAFÉ MAS TENHO OS MEUS VICIOS COMO TODA AS PESSOAS .
NINGUEM TEM O DIREITO DE FAZER JUIZO DA DE VIDA DE CADA UM .
AGORA PESSOAS A QUEM LHE FOI DADA CASA ,NÃO TEM FILHOS DEVE SER MUITO FÁCIL FALAR .IMAGINEM SE TIVESSEM A PAGAR UMA RENDA DE CASA E COM FILHOS PARA SUSTENTAR COMO FAZIAM???
POIS É SECALHAR POR SEREM ASSIM TÃO RELES E MESQUINAS NUNCA FORAM PRESENTIADOS POR DEUS,PORQUE EU REALMENTO ACREDITO QUE DEUS NÃO DORME EM SERVIÇO. MUITO OBRIGADO A TODAS AS PESSOAS QUE NOS AJUDARAM E CONTINUAM A AJUDAR CUMPRIMENTOS

Anónimo disse...

Pois é D.Elizabete está muito ofendida...
Mas acho que a senhora foi uma das que teve uma oferta de emprego e recusou.
Por isso não deve ser assim tão dificil sustentar os filhos e pagar a renda...

Anónimo disse...

está assim tão bem informada então deve saber que a oferta de emprego era para aljubarrota concelho de alcobaça,mais própriamente na estrada nacional nº1, quando eu moro nas caldas da rainha, Para ir ganhar 426 euros iliquidos, APAGAR 183EUROS DE CRECHE DOS MEUS FILHOS , A GASOLINA PARA IR PARA LÁ agora diga-me se valia a pena ir trabalhar para lá pois é é muito facil falar . fazendo bem as contas ainda tinha que pagar para ir trabalhar acha normal !!
já agora se for uma pessoa bem intencionada porque não se identifica deve ter medo de qualquer coisa não ou então é uma pessoa que não tem escrupulos porque acusar em anonimato é muito fáil ,não é ?????
não estou nada ofendida pois tenho consciencia que fiz tudo o que pude para ao serviço da firma faianças neto & gomes ja da parte deles não houve respeito pelos trabalhadores .
mas já agora o meu nome é ELISABETE COM S E NÃO COM Z SECALHAR NÃO ERA A MIM QUE QUERIA RESPONDER
MUITO OBRIGADO PELO COMENTÁRIO

"FALEM BEM ,FALEM MAL , MAS FALEM DE MIM"

Anónimo disse...

Eu sou amiga da Elizabete e gostava de ver o sr. ou sra. na mesma situação, com 2 filhos pequenos para criar, prestação da casa para pagar e arranjar um emprego a 40-50 Km de casa a ganhar o ordenado mínimo, ainda se o ordenado fosse bom que compensasse a deslocação até podia valer a pena, agora assim mais vale ficar em casa a receber o subsídeo de desemprego até aparecer uma oferta de emprego melhor, ou o sr. ou sra. é daqueles que gosta de trabalhar para aquecer?! Pois é, é muito fácil falar quando não sentimos os problemas na pele, além disso quem somos nós para julgar seja quem for... sejamos humanos uns com os outros...

Anónimo disse...

Resposta ao comentário da anónima do dia 7 ás 12h 40m.

Do que eu acho que é de ter pena é de virem para aqui tecer comentários, ofender, levantar falsos testemunhos, e julgar os outros, cobrindo-se com o anonimato. Por alguma razão que possa ter, perde-a toda. Porque cobardia é um defeito muito maior que todos aqueles que aponta a estas pessoas.

Anónimo disse...

Como pessoa idónia que sou, penso que insultos e falsos testemunhos todos lemos aqui de ambos os lados, com a balança a pesar mais para o lado dos ex trabalhadores das Faianças.
Quando nos apoiam ou elogiam é tão bom, não é?... Agora quando os comentários não nos são favoráveis...
Tenham lá calma...

Anónimo disse...

NO MEU PONTO DE VISTA NÃO ME IMPORTA SE SÃO FAVORÁVEIS OU NÃO OS COMENTÁRIOS,PARA MIM DESDE QUE SEJAM VERDADEIROS SERÃO CONCERTEZA BENVINDOS,O QUE NÃO É O SEU CASO.


DIZ-SE UMA PESSOA IDÓNIA,PARA QUE FIQUE SABEDORA ESSA PALAVRA NÃO SE ESCREVE ASSIM MAS SIM IDÓNEA.
EU PERGUNTO FOI MORALMENTE CORRECTO O SEU COMENTÁRIO?????
ACUSOU-ME SEM SABER REALMENTE O QUE SE TINHA PASSADO!!


DOU POR ENCERRADOS TODOS OS MEUS COMENTÁRIOS A PESSOAS QUE SE ESCONDEM ATRÁS DE UM ANONIMATO POIS CONSIDERO QUE NÃO VALE A PENA !!
DESEJO-LHE O MESMO QUE DESEJA PARA MIM MAS JÁ AGORA EM DOBRO
ATENCIOSAMENTE ELISABETE RODRIGUES

Anónimo disse...

D. Elisabete, já que sabe corrigir, e muito bem, os erros ortográficos das outras pessoas, talvez seja boa ideia corrigir os seus... Não vou aqui mencioná-los porque gastaria uma boa parcela desta página... mas enriquecia em muito o seu pobre vocabulário escrito! Pode não responder, mas observe com atênção e reflita...

Anónimo disse...

E antes que me caia o carmo e a trindade, vou corrigir já os meus, atenção=ATENÇÃO reflita=REFLICTA

Maria Alves disse...

É evidente que tenho todo o gosto de responder ao Sr. O.C. L. Carreira, desde já merece todo o respeito por ter nome não se esconde atrás de um anonimato.

Todo o seu comentário é digno de ser lido e certamente que algumas pessoas ficaram mais esclarecidas sobre o assunto.

Nasci em S. Martinho do Porto e tenho muita honra nisso e concordo plenamente com a sua opinião sobre as pessoas serem destrutivas umas com as outras, com a maior facilidade aniquilam-se mutuamente. Nunca entendi porquê ???????

O que me transcende e não vou alterar a minha opinião é o facto de um assunto desta dimensão ser tratado num blogue a denegrir. Quem lê não sabe o que se esta a passar de concreto, é sempre o nome da nossa terra que esta a ser enegrecida.

Com todo o respeito e consideração pelos trabalhadores, que têm as suas razões, continuo a afirmar que não é deste modo que vão resolver as suas questões laborais mas sim judicialmente.


“quem nasce sardanisca nunca chegará a jacaré.
Sabe porquê ? Porque quem nasce pobre (sardanisca) raramente é deixado evoluir num mundo que só pertence aos afortunados (jacarés);”,

Não é esta a minha filosofia. O que acontece é que afortunados onde não existe respeito, dignidade e verdade não passam de sardaniscas ao serem confortados fogem. Acredito e tenho conhecimento de pessoas que respeitam e dignificam os outros não fazendo julgamentos do que não tem conhecimento são autênticos jacarés, sem medo e sem fuga.

Lagartixa e Jacaré não tem a haver com a situação económica mas sim com a dignidade, caracter e honra de cada pessoa.

Cumprimentos

Maria Alves

Anónimo disse...

"atenção=ATENÇÃO" - qual é a diferença de uma palavra para a outra, não está escrito da mesma maneira???
"Reflicta" - essa palavra existe?! Deixe-se de tretas e comente o que interessa.
Além disso o sr. é que deve reflectir e arrumar esse sótão que está todo desarrumado e parar de defender o vigarista do patrão e atacar os colegas de trabalho, mas o sr. deve ser como os "burros" tem duas palas e só vê aquilo e aquilo mesmo e contra isso não há nada a fazer.

Anónimo disse...

Reflicta:

1ª pess. sing. pres. conj. de reflectir

3ª pess. sing. imp. de reflectir

3ª pess. sing. pres. conj. de reflectir