terça-feira, dezembro 02, 2008

Alguns considerandos...

A liberdade de expressão…

Tenho assistido, em silêncio, e com alguma tristeza a alguns comentários que se vão fazendo pelo blogue. Falo em tristeza, pois não foram esses os princípios para que o blogue foi criado.
Comentar um artigo ou partilhar uma opinião não é a mesma coisa que expor uma pessoa ou situação a comentários altamente depreciativos ou a lançar ofensas pessoais, seja contra quem for.
Penso ser importante existir maior contenção por parte das pessoas que, com frequência têm marcado as suas opiniões desta forma. Caso contrário, pondero a não publicação desses mesmos comentários e opiniões. Seria a primeira vez a fazê-lo.
É meu desejo que este seja um espaço de partilha de opiniões, pensamentos e comentários sobre São Martinho e sobre o que aqui se passa, tenha como principal virtude a liberdade de expressão, desde que esta não interfira com Direitos de outros. Este blogue não pode ser um ringue de boxe!
Quebro agora este silêncio para relembrar a todos que não é com divisões que vamos tornar S. Martinho uma freguesia melhor.

Ser oposição…

Volto a reflectir com todos os que visitam este espaço sobre o tema de "Ser oposição". Este voltar ao tema está relacionado com uma perspectiva errónea daquilo que é estar na Oposição. Na minha visão, Ser oposição não é estar sistematicamente do contra.
Orgulho-me de nestes três anos termos tido a preocupação de defender o que consideramos ser o melhor para a freguesia, e o termos feito de forma construtiva.
Foi esta posição construtiva para a nossa Freguesia que fez com o executivo da Junta reconheça, considere e ouça a "Oposição" nas principais decisões que toma, abandonando um estilo autístico de governação.
Foram quase 2 anos, em que sistematicamente a legislação era esquecida acerca do Estatuto da Oposição; sobre a obrigatoriedade de todos os representantes da população serem ouvidos. Como tal, não abdico, e estarei sempre disponível para mostrar à Junta de Freguesia o que consideramos ser o melhor para a freguesia; assim como não abdico de reunir seja com quem for para fazer com que esta freguesia cresça de uma forma sustentável.
Nestes 3 anos S. Martinho tem assistido a uma oposição forte, coesa e dinâmica, e isso vai continuar a acontecer.


A escritura de Usucapião…

Ainda sobre a recente escritura de usucapião feita pela Câmara Municipal de Alcobaça, penso ser pertinente refutar alguns considerandos e comentários que algumas pessoas fizeram relativamente à posição da Oposição. Assim:
* Só interpretações abusivas é que poderão afirmar que estamos do lado A ou do lado B;
* Refuto todas e quaisquer afirmações de que tive conhecimento prévio da escritura;
* Face aos imóveis em causa, deveria não só a Assembleia de Freguesia ter conhecimento do que se iria passar, como as demais partes envolvidas;
* Disso dei conta ao presidente da Junta logo que informado pela população da ocorrência desta escritura. Ao invés, tudo foi feito envolto em secretismos.

Acrescento ainda que penso que seria importante por parte da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários ter feito uma comunicação aos seus associados a explicar a situação, ou até mesmo a convocação de uma Assembleia Extraordinária para debater o assunto.

12 comentários:

Anónimo disse...

Venho apenas cumprimentá-lo e agradecer o seu blogue, mais uma vez, assim como a serenidade com que o gere. Para mim, tornou-se um ponto de contacto diário com a minha vila, penso que nos presta verdadeiramente um serviço público de divulgação. E dá azo ao debate, o que também é importante. Faço votos de que continue por aqui.
Filipa R

Anónimo disse...

Perde todo o intere-se porque o Sr,acaba por poblicar quem o SR,intende sera´so´os da sua cor politica,como fizeram na assembleia perdeu o intere-se vai tudo cozinhado.

aramis disse...

Meu caro amigo,
Os meus parabens pelo excelente "ponto de situação"! Por vezes temos mesmo de colocar os pontos nos is...
Não me chocava nada e até achava bem se fizesse uma selecção dos comentários, pois alguns como atrás de mim se pode ver, são mesmo perda de tempo...
Um grande abraço,

Anónimo disse...

Nao tenha medo,SRA.ARAMIS que nao e´ a sua cabeça que vai rolar,mas amanha publico as cabeças que vao rolar,so´nao serao publicadas se o SR,ERNESTO tiver medo da SRA.ARAMIS.Egaranto-lhe que nunca mais mando qualquer comentario para este blog,vou começar a mandar para o seu porque ninguem vai ao seu blog.EU nunca a ofendi a si nem a ninguem nao se podem dizer as verdades?A seleçao de comentarios esta feita,em breve todos me vao conhecer pessoalmente para que possam dormir descançados.

Anónimo disse...

O curioso deste blog é que alterna o bom, o mau e o oportunismo!

Anónimo disse...

Expulsos de socios dos BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE S.MARTINHO DO PORTO. MANUEL ANTUNES PEREIRA,PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA,JOAQUIM PEREIRA,ANTIGO PRESIDENTE DA JUNTA ALEXANDRE FERREIRA ANTIGO,PRESIDENTE E COMANDANTE DOS BOMBEIROS,VASCO GANHAO,ANTIGO DIRECTOR,BOMBEIROS VOLUNTARIOS. POR PRESTAREM DECLARAÇOES FALSAS,CONTRA A ASSOCIAÇAO DE BOMBEIROS,NO QUAL VAO RESPONDER CRIMINALMENTE.

Anónimo disse...

Para quem não sabe, no próximo dia 19 de Dezembro a Associação Humanitária dos Bombeiros de SMP, vai realizar uma Assembleia, pelas 21h00, no seu Salão de Festas, cujos pontos de trabalho são:
Ponto 1 - Escritura de justificação da C.M. de Alcobaça- Impugnação Judicial
Ponto 2 - Proposta de expulsão de Sócios desta Associação, Art.26, a linha E dos Estatutos
Ponto 3 - Eleições de Noos Corpos Gerentes para o TRIÉNIO 2009/2011.

Escusado será dizer que penso que todos os associados deviam estar presentes, sobretudo para ver se ficam esclarecidos de vez sobre o que se está a passar e não andarem certos assuntos a passear de boca em boca em alguns, perfeitamente infundados e sem veracidade.

Um associado de 50 anos

Anónimo disse...

Em relação ao assunto debatido pelo Sr. José, qualquer sócio de uma Associação tem liberdade de expressão e de optar por uma decisão. Quanto à sua informação, a mesma não está escrita na convocatória enviada a todos os sócios dos Bombeiros Voluntários de S. Martinho do Porto, pelo que os nomes por si avançados não passam de especulação.
Em relação à expulsão de sócios julgo que só acontece se existir unanimidade na votação.
A presunção de inocência e aos direitos decorrentes da mesma, constitui um direito fundamental, tanto em direito internacional como a nível europeu, reconhecido a todo o arguido, sem restrições, independentemente da natureza do procedimento em causa. Pelo que não se poderá nunca julgar alguém sem que se conclua o processo judicial, que neste caso tem haver com a escritura do antigo quartel.
Esta é a minha opinião pessoal independemente de gostar ou não das pessoas envolvidas. Mas como afirmo os nomes por si mencionados não surgem na respectiva convocatória.

Anónimo disse...

A denúncia de nomes que a Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto quer expulsar de sócios é por si só um linchamento público de quatro associados dos Bombeiros que até à presente data não foram condenados em nada pela única entidade que tem poderes para os condenar ou absolver, o Tribunal.
Para além de tudo o mais, esta votação só poderá ter efeitos se a decisão for unânime dos associados presentes na Assembleia.
Acho todo este processo ferido à partida de muita legalidade e leviandade que cega quem anda atrás de qualquer coisa.
Espero que os sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros de São Martinho do Porto não se deixem levar por interesses menos claros.

Anónimo disse...

O SR.ANTONIO INGLES,Agora tambem ja´e´anonimo?

António Inglês disse...

Sr José Carlos

O Sr António Inglês não tem necessidade de ser anónimo e aconselho-o a ter cuidado com as insinuações que faz, pelo menos com as que me faz a mim.
Nem entendo esta sua última insinuação.
Cumprimentos
António Inglês

Anónimo disse...

oO SR,esta enganado no meu nome,J.CARLOS,pode nao querer dizer JOSE CARLOS,ENTENDEU?SR.ANTONIO INGLES,e mais nao quero entrar em dialogo com voce porque nao o conheço de lado nenhum,um feliz NATAL para si e para a sua familia.