quarta-feira, dezembro 17, 2008

Festa de Natal da Freguesia...


As crianças de São Martinho do Porto viveram no passado Domingo a sua festa de Natal pelo segundo ano consecutivo, no Pavilhão Gimnodesportivo da Vila, numa organização conjunta da Assembleia e Junta de Freguesia, este ano também com a colaboração da Câmara Municipal de Alcobaça.
Queiramos ou não, a verdade é que a crise e o mau tempo que se fez sentir, não nos trouxe desta vez, a afluência esperada, que o ano anterior prometeu.
Porém, as quase cem crianças com as respectivas famílias, num total aproximado de quatrocentas pessoas, ficaram agradadas com o evento e a participação activa dos miúdos com as palhaças numa interacção brilhante, foram a nota dominante desta Festa.
Durante o evento foram dedicadas aos presentes, algumas palavras de Boas Festas proferidas pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, Comandante Antunes Pereira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Dr. Gonçalves Sapinho, pelo Pároco da Freguesia, Padre Joaquim, pelo representante da Assembleia de Freguesia, Dr. Ernesto Feliciano, e por António Inglês em nome da organização.
Foram menos de metade dos participantes do ano anterior, mas os que tiveram a coragem de enfrentar uma tarde chuvosa e de forte ventania, gostaram do que viram, principalmente as crianças que deram mostras da sua alegria durante o espectáculo, ora batendo palmas, ora gritando aos apelos da Palhaça Fru-Fru, ora pulando no insuflável, e acabando com as caritas pintadas pelas duendes. A magia esteve presente e o Pai Natal não teve descanso pois andou numa roda-viva com os garotos que não o largaram e se fartaram de passear pelo recinto às “cavalitas” do pobre Pai Natal.
O espectáculo terminou com a intervenção dos Palhaços Kaki e Pintarolas que no seu número alegre e bem disposto envolveram miúdos e graúdos, encerrando em beleza esta tarde/ noite de festa natalícia.
Texto adaptado do blogue "Por entre montes e vales"

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Dr. Ernesto,
Conforme prometi lá estive e fiquei bastante contente com o que vi!
As nossas crianças merecem tudo...
Os meus sinceros Parabens à Organização.
Um abraço amigo,
Paula Monteiro

Anónimo disse...

Foi pena que o mau tempo não permitiu mais afluência das crianças da Vila à Festa Natal, mas contudo devemos continuar a apostar nesta festa que permite um dia diferente a todos os miúdos.
Haverá sempre aspectos a melhorar de ano para ano, e aqui deixo algumas sugestões, a publicidade deverá ser maior, com pequenos convites, personalizados ou não, entregue nas Escolas e Fundação, em que os Pais ou Enc. de Educação deverão inscrever os seus filhos/educandos (como ocorreu no ano anterior e julgo que resultou melhor); o espectáculo do Mágico ou dos Palhaços deverá ser antecipado para a hora do lanche e não no final de tarde pois estamos no Inverno, o que implica o recolher mais cedo; o espaço em si deverá estar mais acolhedor em termos de aquecimento pois estamos a falar de um espaço amplo e grande; talvez procurar mais actividades ou outras companhias, com mais antecipação, pois nesta altura existem muitas festas e os melhores ficam logo contratados; ou talvez envolverem a participação dos pais, pois tenho visto alguns apresentarem em grupo, teatros, cenários e jogos interessantes tanto na Escola como na Fundação, e têm sido bastante engraçados.
É este o espírito de união que tanto falo e que deverá de existir em S. Martinho, sempre com a intenção de criar bem estar à comunidade, independentemente daquilo que somos ou que acreditamos.
Parabéns a todos os que tornaram esta festa possível e continuem.

António Inglês disse...

Minha cara Suzana

Esta festa só é possível graças à carolice de alguns, e como deve imaginar a organização de um evento deste género implica um esforço financeiro por parte da Junta de Freguesia, bastante grande.
Lutamos com essas limitações e por isso, estamos sempre dependentes dos valores aprovados em Assembleia, o que acontece normalmente muito tarde, condicionando assim os contactos que são feitos.
No que diz respeito à publicidade que foi feita, digo-lhe que assumo a inteira responsabilidade pela forma como foi conduzida, pois foi entendimento que as crianças de São Martinho estavam já inscritas do ano anterior, (o primeiro em que a Festa foi feita), e dessa forma não encontrámos necessidade de voltar a enviar inscrições.
Foi fatal este raciocínio, e o resultado esteve à vista, se bem que dois factores tivessem prejudicado o evento, o mau tempo e um outro evento que se desenrolava à mesma hora em São Martinho do Porto.
Teria sido uma boa medida, reconheço, o envio através de cada menino, de uma nota dando conhecimento da Festa, mas os erros é que nos fazem crescer, e para a próxima será certamente o caminho.
A prática utilizada para a publicidade, foi exactamente a mesma que é praticada em outras festas e acreditámos que a população acabaria por ter conhecimento do evento, tal como tem dos outros todos que são feitos ao longo do ano.
Além de tudo o mais, foram tantas as pessoas que nos meses que antecederam o evento nos perguntaram sobre a Festa, que mais uma vez acreditámos que a população estaria atenta.
Entendemos que a inscrever novas crianças, se justificava apenas enviar inscrições para todos os que nasceram no presente ano e dessa forma, solicitámos à Fundação Manuel Francisco Clérigo que, tal como tinha feito no ano anterior, fizesse chegar aos pais desses meninos a dita inscrição, e também a um ou outro que não tivesse feito a sua no ano anterior.
Como apurei pessoalmente, o número destas crianças andaria na casa das vinte e quero dizer-lhe que me foram entregues apenas três inscrições, sendo que nenhuma delas era dos meninos que ainda não tinham completado um ano. Desinteresse dos pais? Má divulgação? Mau trabalho? Não sei, pois no ano anterior a prática resultou.
Quanto aos palhaços, este ano foram uma oferta de última hora da Câmara Municipal de Alcobaça e por esse motivo acrescento-lhe que os mesmos vieram " a voar" do Porto, onde tiveram um espectáculo, só para estarem presentes na nossa festa. Este foi o motivo que levou a que só aparecessem no final do espectáculo.
No que à orgânica do espectáculo diz respeito, estamos sempre a aprender, e seguramente iremos melhorar. Mas digo-lhe que é apanágio desta terra a critica fácil sempre que algo se faz de novo, e desta vez não fugiram à regra pois sentimos algumas em relação ao evento. Chegou-se ao ponto de se afirmar que se as crianças queriam prendas de Natal, os pais que lhas comprassem. Lamentável.
A metodologia utilizada no programa, foi também condicionada pelos ensinamentos que a organização do ano anterior nos mostrou, pois pais houve que assim que receberam o "lanchinho" e a "prenda", agarraram nos meninos e
regressaram a casa ou a onde bem entenderam.
Não é fácil organizar um evento destes, e o nosso Gimno é o único local apropriado para o efeito, por isso arranjar aquecimentos para um equipamento desta dimensão, afigura-se-nos muito complicado. No entanto, sabemos que a Câmara Municipal de Alcobaça tem alguns e no próximo ano tentaremos, uma vez que agora parece estarem dispostos a colaborar com esta festa, que cá os coloquem.
Todas as sugestões são bem vindas e toda a colaboração igualmente, pois no fim de contas os que trabalham acabam normalmente por ser os mesmos.
Se reparou, a festa deste ano foi um pouco melhor da do ano passado, tal como a decoração do pavilhão, segundo o balanço das opiniões que nos chegaram, e certamente que as próximas serão ainda melhores.
Todos os anos nos vão ajudando a corrigir métodos e elencos e em 2009 quem a organizar, tentará fazer mais e melhor. Estou certo que sim.
Espero e desejo apenas que a cegueira dos interesses não prejudiquem ainda mais esta Vila e as suas gentes, porque acima dos interesses de cada um está o interesse do bem comum, o desenvolvimento e o progresso de São Martinho do Porto.
Obrigado pelo seu comentário e pelas sugestões que são nele apresentadas, e os próximos organizadores seguramente as levarão em linha de conta. Todas são bem vindas quando vêm por bem.
Cumprimentos
António Inglês