sexta-feira, outubro 31, 2008

CTT vão investir em S. Martinho...


Os CTT – Correios de Portugal vão investir 680 mil euros no distrito de Leiria até 2010. A aposta no distrito foi hoje anunciada numa visita do Conselho de Administração (CA) da empresa a Leiria, que coincidiu com a apresentação do novo serviço Alerta SMS para correio registado, revela a empresa em comunicado.
O investimento tem como objectivo «aumentar a atractividade das instalações de atendimento, as condições de trabalho e garantir a manutenção de padrões elevados de qualidade de serviço», adianta o documento.
Estão na lista de investimentos até 2010 os Centros de Distribuição Postal das Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós/Batalha e Pombal, as Estações de Correio das Caldas da Rainha, Alcobaça, Marrazes, Alfeizerão, Batalha, Benedita, Atouguia da Baleia, Gafa, Juncal, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e São Martinho do Porto e, também, o Centro de Apoio à Distribuição Postal de Maceira/Liz.
In Leiriaeconómica

quinta-feira, outubro 30, 2008

Escritura por Usucapião...


Fui alertado pela população, da ocorrência no passado dia 17 de Outubro, de escritura por usucapião, celebrada por parte da Câmara Municipal de Alcobaça, de alguns imóveis sitos na freguesia.
Pelo seu teor, reproduzo na imagem, cópia do aviso publicado no Região de Cister de 23/10/2008, e aconselho uma atenta leitura.

quinta-feira, outubro 23, 2008

Extensão de Saúde de Alfeizerão inaugurada no próximo dia 27...


Localizada na Quinta da Pote, que abarca um conjunto de equipamentos urbanos essenciais para a população da zona envolvente como o Centro Cultural de Alfeizerão, Mercado e Escolas do Ensino Básico, a Extensão de Saúde de Alfeizerão vai ser inaugurada a 27 de Outubro, às 11h30.
Para a cerimónia, o Município de Alcobaça conta com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro.
A obra teve um custo total de 420,5 mil euros e vai servir cerca de 4 mil utentes, em substituição das antigas instalações sitas na Casa do Povo de Alfeizerão.
Ao entrar no Centro de Saúde de Alfeizerão o utente pode encontrar uma área de espera e instalações sanitárias públicas e de serviço. No corredor onde se encontra a recepção e atendimento, estão localizados os gabinetes de enfermagem e consulta. A Extensão alberga ainda um bar interno e uma sala de reuniões.

sábado, outubro 18, 2008

quinta-feira, outubro 16, 2008

11º Convívio dos Ex Combatentes...


Realizou-se no passado dia 11 de Outubro, o 11º Convívio os Ex Combatentes no Ultramar e Além Fronteiras, com o seguinte programa:
11:00 - Concentração junto à Igreja Matriz de São Martinho do Porto
11:30 - Missa a celebrar em homenagem aos falecidos
12:15 - Romagem ao cemitério local, para homenagem aos colegas já falecidos
12:45 - Deslocação para o restaurante
13:00 - Sessão de fotografias ao grupo
13:15 - Início do almoço

terça-feira, outubro 14, 2008

Alcobaça quer integrar Turismo do Oeste...

A Câmara de Alcobaça vai deixar de fazer parte do Turismo Leiria-Fátima. O executivo camarário decidiu enviar esta segunda-feira ao Governo uma proposta para que o município passe a integrar o Turismo do Oeste.
A proposta foi aprovada com os votos do PSD e do PS. A CDU votou contra em “protesto contra o que classifica de trapalhada legislativa do Governo e as pressas da Câmara”.
“Enquanto for presidente da Câmara de Alcobaça, tomarei as decisões que achar melhores para o concelho. Não preciso de autorização de ninguém para as tomar. Penso pela minha própria cabeça ” disse Gonçalves Sapinho que acrescentou “não tenho nada contra Leiria-Fátima mas Alcobaça, que já pertence a vários organismos do Oeste, nomeadamente a Associação de Municípios do Oeste, e de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente ao nível da educação e saúde, deve, em matéria de turismo, ficar junto dos ricos”.
A decisão aconteceu no dia em que os estatutos do Turismo de Leiria –Fátima, que integra os municípios de Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós, e do Turismo do Oeste foram publicados em Diário da República. Esta nova estrutura engloba o território dos municípios de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. Se a proposta de Gonçalves Sapinho for aprovada, passará, também, a incluir o território do concelho de Alcobaça.
A decisão desta segunda-feira aconteceu, também, depois de uma troca de informações entre os presidentes de Câmara de Alcobaça e Nazaré. De acordo com Gonçalves Sapinho, existirá alguma sintonia nesta matéria entre os dois municípios.
In www.cister.fm

sábado, outubro 11, 2008

Elevador foi finalmente inaugurado...

Foi ontem inaugurado o elevador que faz a ligação entre a Rua Vasco da Gama (mais conhecida por Rua dos Cafés), a Rua da Bela Vista e o Largo Comendador José Bento da Silva.
A estrutura, que assume uma arquitectura contemporânea, é composta por três pisos. No piso térreo desenvolve-se um espaço totalmente aberto que permite a visualização de todo o edifício, onde os utentes poderão também encontrar uma caixa multibanco. No piso 1 será implementado o Posto de Turismo da vila, onde os visitantes poderão solicitar informações e aceder, de forma individualizada, à internet. O piso 2 é um espaço equipado com infra-estruturas com capacidades para acolher inúmeras e diversificadas actividades lúdico/educativas como: exposições, eventos culturais, conferências, workshops entre outras. Os espaços de apoio como arrumos, sanitários femininos e masculinos estão localizados no piso -1.A empreitada não se resumiu à construção do elevador.
Os trabalhos englobaram também a requalificação do Largo José Bento da Silva, antigo Adro, um dos mais belos miradouros de São Martinho do Porto.
A obra do Elevador Panorâmico assume grande importância para os habitantes residentes na vila, uma vez que vai ligar a parte baixa à zona alta, também conhecida por Outeiro, que há muito se deparam com dificuldades de ligação, devido ao desnível acentuado do piso neste, ainda que curto, trajecto.
Assim, este novo equipamento vai facilitar a mobilidade dos habitantes, principalmente para os cidadãos com dificuldades motoras, idosos, grávidas e pais com crianças pequenas. Trata-se de uma nave em vidro, que permite total visibilidade do utilizador para o exterior.Ao nível da cobertura do Posto de Turismo e com acesso a partir da Rua da Bela Vista foi construído, para além de uma escada pública de ligação ao Largo Comendador José Bento da Silva, um bar com esplanada.
A obra é da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne, faz parte do pacote da Requalificação Urbana de São Martinho do Porto e custou cerca de 860 mil Euros ao orçamento municipal, havendo uma comparticipação de Fundos Comunitários..
.
Nota:
Para a inauguração não foram convidados os membros da Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto.
Lamentável!

EB 2-3 distinguida com a bandeira verde...


A escola EB 2,3/Sec. de S. Martinho do Porto foi distinguida com a Bandeira Verde Eco-escola, um galardão que simboliza o reconhecimento da existência de um empenhado trabalho na área da educação ambiental e para a sustentabilidade, seguindo a metodologia do Programa Eco-Escolas.
A Bandeira Verde que será hasteada nas 622 escolas de 154 municípios do continente e regiões autónomas, envolvendo de mais de 50% dos municípios (o Programa decorreu em 176 concelhos).
O Programa Eco-Escolas, já desde 2003 reconhecido pela UNEP (United Nations Environmental Program) como um dos instrumentos fundamentais para trabalhar o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 21 Local, emprega uma metodologia que constitui um valioso contributo para a melhoria da gestão ambiental dentro no espaço escolar, bem como para a mudança de atitudes relativamente ao ambiente dos pais e restante comunidade.
Os passos do Programa Eco-Escolas permitem a criação da que pode ser designada como Agenda 21 Escolar, um dos alicerces da Agenda 21 local.Desenvolve, por outro lado, nos estudantes a capacidade de agir e intervir no sentido de melhorar o ambiente envolvente, em suma uma verdadeira educação para a cidadania.
A iniciativa é promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa.

segunda-feira, outubro 06, 2008

Proposta aprovada em Assembleia de Freguesia...

PROPOSTA DE COLABORAÇÃO
DA JUNTA FREGUESIA DE SÃO MARTINHO DO PORTO COM A AMI
.
.
1. Descrição da proposta:
A presente proposta, tem como objectivo a participação dos habitantes da Freguesia de São Martinho do Porto na Campanha de recolha de consumíveis e óleos de fritura usados para posterior entrega à instituição Assistência Médica Internacional (AMI) para a recolha de fundos de apoio a esta instituição.
.
2. Introdução:
A pedido da AMI, os membros da Assembleia de Freguesia de São Martinho do Porto abaixo designados, vêem pela presente propor a colaboração da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto com a instituição AMI – Assistência Médica Internacional na campanha de recolha de consumíveis usados (tinteiros, telemóveis, toners, entre outros) e de óleos de fritura usados para angariação de fundos para projectos em que a AMI está envolvida pelo mundo inteiro.
Esta proposta serve também para reciclar alguns dos materiais/resíduos mais perigosos para o ambiente, assim como, sensibilizar a população de São Martinho do Porto para a reciclagem.
Segundo a AMI, a degradação ambiental, é responsável pela morte de 13 milhões de pessoas por ano.
A título de exemplo, um litro de óleo de fritura usado contamina cerca de um milhão de litros de água.
.
3. Proposta:
Propõe-se que a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto colabore com a AMI – Assistência Médica Internacional, através das campanhas de Recolhas de Óleos Alimentares e de Reutilização de tinteiros, toners e telemóveis, de acordo com os documentos enviados pela AMI (em anexo).
.
ANEXOS: 1- Reutilização de tinteiros, toners e telemóveis
2- Recolha de Óleos Alimentares Usados
3- Ficha de Adesão
.
São Martinho do Porto, 26 de Setembro de 2008,
.
OS PROPONENTES, MEMBROS DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA,
Ernesto Feliciano
Acácio Gomes
Lino Neves
Rodrigo Neto
.
Nota: A proposta foi aprovada com seis votos a favor e 3 abstenções.

Trabalhadores recorrem a tribunal...

In Região de Cister de 02/10/2008

Apresentação das Equipas do Concha Azul...

In Região de Cister de 02/10/2008