sábado, março 01, 2008

Atentado ao ambiente...


Há vários dias que os esgotos domésticos da Vila de São Martinho do Porto e, possivelmente, de Salir do Porto estão a ser lançados na baía sem qualquer tratamento.
A estação elevatória existente junto à ETAR, não está em funcionamento, e os esgotos domésticos são lançados na Vala Real que desagua na Baia de São Martinho do Porto.
Segundo alguns populares, as águas residuais estão a ser lançadas para a Vala Real há vários dias.
Este é mais um crime ambiental contra a “nossa” Baia, que frequentemente é alvo de atentados deste género.
Com o objectivo de resolver este problema, e de serem encontrados os responsáveis por este “atentado” ambiental, foi efectuada denúncia no Posto da GNR de São Martinho do Porto, que se deslocaram ao referido local e identificaram a ocorrência e os denunciantes.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ora Bolas!

Logo agora que a despoluição estava em marcha...
Alguém de maus instintos anda a boicotar o trabalho meritório que tem vindo a ser feito e que estava prestes a terminar... faltavam só mais dois a três anos... ou mesmo quatro ou cinco... não sei... bem é só fazer as contas... ora se a despoluição já começou em 1858.... estamos em 2008... portanto...
Grandes malandros.
E o mais engraçado é que ao lado deste ladrão que descarrega toda esta imundice que se vê nas fotos, está um outro, sem descarregar neste momento, mas que a água que tem por debaixo denuncia que também ele funciona.
Quer isto dizer, que afinal continuam-se a fazer descargas para a Baía, e isto meus senhores são esgotos domésticos, penso, sem que os causadores destes atentados sejam punidos ou apanhados...
A confirmar-se pelo que alguma população afirma, esta situação já se desenrola há duas ou três semanas, sem que que ninguém com responsabilidades tenha feito algo.
Estou cá desconfiado que foi a oposição que fez esta marosca para depois a denunciar... e ao mesmo tempo prejudicar a boa imagem do executivo da Junta... Ele há gente para tudo!
O que vale é que podem sempre alegar que não o tinham feito por mal... que nem sabiam que estavam a cometer um crime... que quem fez estas descargas não estava preparado para as fazer de forma legal... que quem as fez é pessoal sem classificação pois nenhum quis tirar um curso de descargas... que o fizerem em prol da Freguesia e sempre a pensar no bem da Freguesia pois o lixo e toda a restante porcaria que é descarregada até serve de fertilizante para as terras circundantes, o que representa uma enorme ajuda social aos proprietários dos referidos terrenos que ficam assim com eles adubados, enfim estes malandros são capazes de tudo...
Quem não devia gostar muito desta história seria a empresa que está a construir ali bem perto destas descargas, mas como elas se verificam há duas ou três semanas e ninguém da empresa deu sequer pelo cheiro, é porque se calhar este foi sempre o cheiro que por ali sentiram e nem estranharam... só que esta situação não deverá ser um bom argumento de venda dos seus andares... digo eu...
Quando é que esta terra entra nos eixos, Santo Deus....
VENTOS DA BAÍA

Maria Faia disse...

Mais um crime meu Amigo...
Pelo que descreve, não será preciso procurar muito para conhecer os responsáveis...

Um abraço amigo,
Maria Faia

Anónimo disse...

Boa tarde!

Esta situação, alem de ser crime, é uma vergonha.
Desloquei-me hoje (Domingo) com a GNR de São Martinho e com Nucleo de Protecção Ambiental da GNR das Caldas ao local de descarga e foram tomadas previdências para resolver o problema.
Foram feitos contactos com a Protecção Civil de Alcobaça, Serviços Municipalizados e Águas do Oeste.
Esperemos que o problema seja resolvido ainda hoje, pois a quantidade de efluentes largados na Vala Real é enorme.
Tanto quanto soube o executivo da Junta de SMP já tinha conhecimento do facto, mas a única denuncia/queixa existente na GNR foi feita em conjunto por mim e pelo Sr. Lino Neves.
Está na altura de deixar-mos de pactuar com estes "assassinos" e tomar as medidas necessárias. Já chega de fazer ofícios à CMA para resolver os problemas de São Martinho do Porto. Há que agir criminalmente contra estes criminosos.
Cumprimentos,

Rodrigo Neto

Nota: Queria lançar um apelo a todos os que lêem este blog e que o passem a quem o lê: estes crimes feitos contra a nossa baia não devem ser deixados passar em branco. A solução Junta de Freguesia e CMA também, pelos vistos, não resolve o problema. Como tal sugiro que DENUCIEM ESTES CRIMES À GNR DE SÃO MARTINHO, pois eles têm os meios, a vontade e a capacidade de resolver estes problemas.

aramis disse...

Amigo Ernesto, isto está lindo!...
Ao menos que as chatices e broncas venham todas ao mesmo tempo!!!
O que se passa? Onde estão "os olhos" dos responsáveis da nossa Freguesia? Como sempre... semi cerrados, lentos e no "deixa andar"...
Mas para as jantaradas no "Farol", está sempre tudo a geito! Ainda por cima nem tiram partido, no bom sentido, de por vezes terem à mesa pessoas com as quais podiam conversar mesmo a sério e obter alguns beneficios para a nossa terra.
Alguém dizia com uma certa graça hoje de manhã no mercado: Isto até pareçe bruxedo! São umas atrás das outras... Mas "quem semeia ventos, colhe tempestades!!!"
Um abraço amigo,

Anónimo disse...

Caro Rodrigo,

Quero deixar o meu agradecimento pessoal e, julgo, que de todos os habitantes e utilizadores desta linda Baia.
É com homens como você e a restante equipa que São Martinho precisa.
Tanto quanto percebi, foi o único a apresentar queixa na GNR.
Onde andava o Sr Pereira e restantes subordinados?
Se calhar estava a preparar o ofício à CMA…
Soube hoje que o Sr. Pereira tinha conhecimento desta situação há pelo menos uma semana (parece que o oficio vai para Alcobaça a pé).
Passei hoje pelo local das descargas e verifiquei que a bomba da estação elevatória esta avariada. O que me leva a concluir que a responsabilidade é dos SMAS da CMA.
Agora compreendo o porquê da não candidatura à Bandeira Azul. Não é devido às possíveis descargas das suiniculturas, mas sim das “descargas” feitas pelos SMAS da Câmara.
Esse sim, é o verdadeiro problema.
Aliás, o verdadeiro problema de S. Martinho é o executivo da Junta e da CMA. Sem eles esta terra era muito melhor…

Cumprimentos,
João Carlos

Nota: Estranho a Dª Raquel e a Dª Cristina não fazerem comentários a este post. Será que elas só defendem o Pereira. Cada vez tenho mais certeza que “comem do mesmo tacho”.

Ernesto Feliciano disse...

SMAS poluem Vala Real em S. Martinho do Porto
Os Serviços Municipalizados de Alcobaça (SMAS) estiveram a largar esgotos na Vala Real, em S. Martinho do Porto, durante alguns dias. Alguns populares afirmam que o “crime ambiental já está a acontecer há cerca de três semanas” e que se trata de uma situação grave pois a vala desagua na Baía de São Martinho do Porto.


Uma avaria na Estação Elevatória dos SMAS terá estado na origem desta descarga denunciada por Rodrigo Neto à Brigada do Ambiente da GNR.


Os Serviços Municipalizados já reconheceram o problema da estação elevatória adiantando que este está em fase de reparação por uma empresa contratada. De acordo com o vereador José Vinagre, o “problema deveria ficado solucionado antes do fim-de-semana mas devido a dificuldades de aquisição de um material especifico a reparação da avaria atrasou-se”.


Tal como os populares que denunciaram o caso à GNR, o Presidente da Junta, Antunes Pereira, admite que não é a primeira vez que acontecem estas descargas pelo sistema de tratamento de esgotos domésticos da freguesia na vala Real. Segundo o autarca, “cada vez que há um problema com a Estação Elevatória, os esgotos saem para a Vala Real” que vai desaguar na Baía, recentemente alvo de um “profundo processo de despoluição”.


Os SMAS garantem, por seu lado, que apesar desta situação, a qualidade das águas não está em risco.


O caso do passado fim-de-semana deu origem à primeira queixa ambiental de S. Martinho do Porto na GNR.
.
SM.

In www.cister.fm