quinta-feira, março 06, 2008

Roubo de azulejos...

In Região de Cister de 06/03/2008

6 comentários:

Anónimo disse...

Lamentável!

É a única expressão que me ocorre...

Numa altura em que se tenta requalificar e preservar o centro histórico de SMP, são noticias como esta que deixam a vila mais pobre.
Conheço muito bem a casa assim como os seus proprietários, que há várias gerações aqui se deslocam para as suas férias de verão.
Esta casa, assim como a outra habitação que possuem no cais, é um marco na Família Megre.
É pena que hajam indivíduos sem escrúpulos capazes de, a troco de uns euros, cometer este crime.

Cumprimentos

Rodrigo Neto

aramis disse...

Por acaso estava presente quando a D.Maria José e alguns vizinhos se depararam com esta situação!Ninguem queria acreditar, mas que faltava qulquer coisa na fachada da casa, era uma realidade!
Foi tudo muito bem estudado e preparado, pois não havia sequer um grão de areia no chão...
Quem o fez sabe decerto o valor que direi "incalculável" destes azulejos centenários! A perícia foi mais que muita pois foram retirando como que "em fachas" e preparavam-se para, a pouco e pouco tirarem o resto...
A zona mais antiga de S.Martinho é muito mal iluminada e também muito pouco visitada pela policia. Já o disse ao Comandante e acrescentei pedindo que pelo menos, passassem algumas vezes com o carro patrulha, pois assim talvez se mostrasse mais respeito!
Teria imensa pena que isto se passasse com qualquer familia, mas custa-me muito que seja com a familia Megre , uma das mais antigas que tanto tem feito pela nossa terra. Concretamente o falecido Dr. Domingos Megre foi uma pessoa de grande generosidade!
Esperemos que se acabe com o vandalismo!

António Inglês disse...

Não é só nesta casa que isso acontece.
E nem sempre a intenção é roubar. Algumas vezes é apenas para destruir.
Veja-se os azulejos da capela de Stº António...
Andam de tudo por cá infelizmente.
António Inglês

Marta disse...

É com emoção que vejo a frase que se refere ao meu avô Domingos, falecido há mais de 15 anos como homem de grande generosidade que de facto o era... Fico contente de mais pessoas o lembrarem desta forma...

A boa noticia, é que 40 dos azulejps roubados foram encontrados!! faltam outros tantos cujo paradeiro pode estar numa feira em Lisboa. A Policia Judiciária está a tratar da ocorrência e esperamos resultados positivos!

Um grande abraço e obrigada

Marta

Unknown disse...

Sobre o descaminho de azulejos, e a sua comercialização, que tal visitar periodicamente este site americano, propriedade do ex-presidente da Associação Portuguesa de Antiquários.

http://www.solarantiquetiles.com/

Não obstante não duvidarmos da licitude desta actividade comercial que não nos compete pôr em dúvida, é pertinente a interrogação de quantas das exportações definitivas de pedras históricas e azulejos com mais de cem anos é que foram autorizadas pelo Ministério da Cultura ?

Com consideração

Unknown disse...

Sobre o descaminho de azulejos e elementos arquitectónicos de edifícios históricos nacionais, recomendo a consulta ao site americano da actividade comercial do, até á pouco tempo, presidente da Associação Portuguesa de Antiquários, onde se pode observar um inacreditável catálogo de peças portuguesas desses géneros, actualmente á venda nos E.U.A.

http://www.solarantiquetiles.com/

Não obstante não duvidar da licitude desta actividade, que não ponho em causa, é pertinente interrogarmo-nos sobre quantas destas exportações definitivas de património histórico-artístico com mais de cem anos, é que foram solicitadas, e autorizadas pelos serviços competentes do Ministério da Cultura ?

Antiquário que até presta serviços de consutadoria á PJ no programa "SOS Azulejo" (?).

http://mais.uol.com.br/view/7945qmbpogar/tradicionais-azulejos-de-lisboa-sao-cada-vez-mais-roubados-0402306ECC916326?types=A&

Peças que há cerca de duas décadas são sistematicamente furtadas em Portugal por catálogo e por encomenda, por elementos de uma organização criminosa internacional, constituida por bandos de gatunos operacionais, de etnia cigana, e seus associados italianos e dos Países Baixos, que os organizam e distribuiem a mercadoria ilícita pelo mercado mundial. Indivíduos sobejamente conhecidos das autoridades judiciais nacionais, e internacionais, e que estranhamente não são eficazmente combatidos. Sendo classificados de um "grupo de ladrões ainda não identificado" !

http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Reportagem+Especial/2009/1/sospatrimonio.htm

Faz-se entretanto pesquisa na net, designadamente na Ebay, para alegadamente cumprir e explicar o desempenho de funções, onde se detectam azulejos a vulso, produto da pequena delinquência, e "esquece-se" o impune "comércio a grosso" das obras de arte valiosas.

http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-br&vid=6f951fda-f648-4302-a426-462c531a269d

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/roubo-de-azulejos-em-portugal-ameaca-patrimonio-historico-040262DCC16366?types=A&

Com consideração.