sexta-feira, março 28, 2008

Sócrates considerou a Concessão Litoral Oeste “um investimento histórico para Leiria"...

Nova marginal de São Martinho do Porto...
.
O primeiro-ministro considerou que a Concessão Litoral Oeste, que representa a construção de estradas no valor de 26 milhões de euros nos distritos de Leiria e Santarém "é um investimento histórico para Leiria" e uma "prova de confiança".
Em Leiria, onde lançou o concurso público para a Concessão do Litoral Oeste (composta por intervenções no IC2 e construção do IC9, IC36 e das variantes de Alcobaça e Nazaré), José Sócrates sublinhou a relevância do investimento de 260 milhões de euros, que será adjudicado ainda este ano e que até 2011 significará 85 quilómetros de novas estradas abrangendo nove concelhos dos distritos de Leiria e Santarém.
"É um investimento histórico no distrito de Leiria. Não me recordo de ter havido uma decisão de construir ao mesmo tempo 85 quilómetros de infra-estruturas rodoviárias absolutamente indispensáveis no distrito de Leiria, num único contrato, de uma única vez, de uma forma a afirmar um investimento público desta ordem de grandeza, para construir auto-estradas e vias rápidas", disse o primeiro-ministro.
Alcobaça vê garantidas, nesse pacote, várias obras nomeadamente uma nova Marginal em São Martinho do Porto, a variante Externa de Alcobaça (que fará a ligação da VCI ao IC), o IC9 (que irá para o terreno dentro de pouco tempo) e obras de requalificação da EN 242, entre Alfeizerão e a Nazaré.
Já a Nazaré vê garantidas nesse pacote a variante e a sua ligação ao interior da região, através do IC9 ,e a variante da Nazaré que irá desviar todo o trânsito que é hoje obrigado a passar dentro da vila para seguir vários destinos.
O Presidente da Câmara de Porto de Mós, João Salgueiro, acredita que a intervenção do IC2 é, agora, apenas uma questão de tempo. O autarca considera que existe, agora, maior abertura e sensibilidade para um caso sério da segurança rodoviária que se arrasta há décadas e que se agravou nos últimos anos. O IC2 continua a ser a estrada mais procurada pelo trânsito de pesados que fogem das portagens da A8, consideradas demasiado caras.
José Sócrates considera que os investimentos hoje lançados "há muito tempo deviam ter figurado no topo das prioridades" do Governo, porque "respondem aos principais problemas do distrito":
"Se olharmos para os últimos 20 anos e para o que foi o dinamismo económico de Leiria, e esforço empreendedor de abertura de novos negócios e novos sectores para a economia nacional, há muito tempo que esta região teria merecido um investimento nacional que permitisse dotar o distrito de infra-estruturas que estivessem à altura do desenvolvimento do país".
Os 260 milhões de euros a investir na Concessão do Litoral Oeste são por isso "uma prova de confiança no distrito de Leiria" e um "desafio" à sua estrutura económica, para "desenvolverem as suas actividades, para aumentarem os seus investimentos e olharem com mais tranquilidade e confiança o futuro".
Por outro lado, o primeiro-ministro sublinhou o impacto das novas vias na redução da sinistralidade:
"Portugal foi um dos países da União Europeia que nos últimos dez anos mais reduziu a sinistralidade. Pela primeira vez Portugal está no conjunto dos países médios em termos de sinistralidade. Mas este esforço tem de continuar. ".

In Lusa/ Rádio Cister

Sem comentários: