sexta-feira, março 07, 2008

Câmara de Alcobaça compra terreno para a construção do Hospital Oeste Norte...


A Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) deliberou, na reunião de 25 de Fevereiro, a compra de um terreno em Alfeizerão, destinado à instalação do futuro Hospital Oeste Norte.
Em Dezembro de 2007, o executivo municipal, “por um princípio de prudência”, e uma vez que já havia apresentado esta opção à equipa da Escola de Gestão do Porto (EGP), incluiu no PPI - Plano Plurianual de Investimentos uma verba destinada a esta eventual compra.
Esta opção ganhou força com a divulgação oficiosa do estudo realizado pela EGP, coordenado por Daniel Bessa, que define como a melhor solução para a instalação do Hospital Oeste Norte o terreno apresentado pela CMA, localizado na vila de Alfeizerão, a seiscentos metros da auto-estrada A8.
O terreno tem 107 mil metros quadrados e o valor de venda proposto é de 3,5 milhões de euros.
Para o local, na Quinta da Cela, estava previsto um conjunto de equipamentos e um hotel, em consonância com o PDM de Alcobaça.
Para a construção do Hospital, há que resolver a questão de uma linha eléctrica de 30Kv a atravessar a propriedade, pelo que a EDP terá de ser contactada, e também por estar perto da EN242, tem de ser ouvida a Estradas de Portugal.
O terreno está hipotecado e foi avaliado em 4,066 milhões de euros, tendo as conversações com a Câmara começado em Agosto do ano passado.
A Câmara começou por propor 3,2 milhões de euros e acabou por chegar a um acordo de 3,5 milhões de euros, com pagamento no acto da escritura de 500 mil euros e o restante até Julho de 2008.
A verba sai directamente dos cofres da autarquia, que poderá não ter de recorrer à banca, uma vez que espera arrecadar cerca de 5 milhões euros de IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis.

Sem comentários: