sexta-feira, março 06, 2009

Marinha fez exercício de combate à poluição...



A Marinha/Autoridade Marítima Nacional realizou na passada quarta-feira, 4 de Março, na praia e na Baía de S. Martinho do Porto, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, baptizado de “Concha 2009″, no qual simulou a contenção e a recolha do combustível derramado de um navio, que se assume ter encalhado perto da embocadura daquela baía, e vários aspectos de limpeza da praia afectada pelo derrame.
O exercício “Concha 2009″ enquadra-se no Plano Mar Limpo - plano nacional de contingência em caso de incidente de poluição em espaços marítimos sob jurisdição de Portugal - e visa treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional na contenção e recolha de hidrocarbonetos em espaços marítimos restritos, e a mobilização e a actuação em terra, em coordenação com as autoridades locais.
Desenvolveu-se no 3º grau de prontidão do Plano Mar Limpo e foi dirigido pelo Capitão de Porto da Nazaré com os meios humanos e materiais da sua capitania, e com o apoio em pessoal e em material do Departamento Marítimo do Centro, da Capitania do Porto de Peniche e do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos.
Colaboram ainda no exercício “Concha 2009″, com meios materiais e equipas de intervenção, no âmbito das suas atribuições e das valências de que dispõem, a Câmara Municipal de Alcobaça, e em especial o seu Serviço Municipal de Protecção Civil, a Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, e os Bombeiros Voluntários da Nazaré, de Pataias e de S. Martinho do Porto.

Sem comentários: