sexta-feira, março 06, 2009

Fundação envolta em polémica...


O encerramento das valências de creche, jardim-de-infância e ATL da Fundação Manuel Francisco Clérigo de São Martinho do Porto, durante o mês de Agosto, está a deixar vários pais e encarregados de educação “insatisfeitos”.
Através de um e-mail, os “Amigos de São Martinho do Porto”, que preferem não dar a cara em público, insurgem-se contra o funcionamento daquela instituição. O grupo lamenta que, pelo segundo ano consecutivo, a Fundação encerre. São Martinho “situa-se numa zona balnear e é precisamente durante o mês de Agosto que os pais das crianças têm de trabalhar mais”, pode ler-se na mensagem de correio electrónico.
No ano passado, face ao encerramento dos serviços da Fundação, os encarregados de educação tiveram que recorrer aos serviços de outras instituições, bem como a amas ou familiares. Houve casos em que um dos pais “teve de deixar de trabalhar por não ter onde deixar as crianças, perdendo-se assim o conceito de férias em família”, pode ler-se no documento enviado a vários órgão de comunicação social. A Fundação Manuel Francisco Clérigo, de acordo com os “Amigos de São Martinho do Porto”, cobra 20% do valor da mensalidade “para que no mês seguinte, em Setembro, as crianças tenham vaga”. Um pagamento “descabido”, segundo aquele grupo, já que “obriga a um grande esforço no orçamento das famílias durante o mês de Agosto”, num momento “em que tanto se fala de crise”.
Em Outubro, do ano passado circulou na vila um abaixo--assinado contra o encerramento da instituição no mês de Agosto. Foram cem as pessoas que se manifestaram contra o não funcionamento da Fundação naquele período. Tudo leva a crer, porém, que as assinaturas não foram suficientes para demover a vontade do Conselho de Administração.
O documento foi encaminhado, a 18 de Novembro do ano passado, pela Junta de Freguesia para a Câmara de Alcobaça, Segurança Social e Governo Civil de Leiria. Mas até ao momento ainda não receberam qualquer resposta. Apesar dos contactos, não foi possível ouvir, até ao fecho desta edição, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel Francisco Clérigo.
In www.regiaocister.pt

15 comentários:

aramis disse...

Sr. Dr. Ernesto, atenção que tentei abrir o documento com o texto e não consegui. Por mim tudo bem, pois foi enviado para o meu email, mas por favor verifique se está tudo bem, pois é pertinente que as pessoas consigam abrir o documento.
Farei o meu comentário mais tarde!
Um abraço,

Anónimo disse...

Boa! Até que enfim que alguém teve a coragem de lançar a publico o que se passa na Fundação MF Clerigo....E isto ainda é pouco!
Por lei tem de se respeitar o testamento do fundador e não os estatutos elaborados posteriormente.
Para mim e algumas pessoas um dos maiores escandalos foi o presidente, sr. oliveira, à sucapa, ter nomeado a assistente social Dra. Teresa de Directora Técnica. Ou seja, sózinho, deu-lhe todos os poderes para fazer da casa o que quer e bem lhe apeteçe... Lá pelo facto de serem "amantes" e almoçarem juntos na fundação de maozinha dada e passearem-se na marginal tambem de mãozinha dada, qual avô babado e neta mal comportada, não era igual a ter-lhe dado todas as regalias e mais algumas.
A senhora em causa tem uma excelente casa ao pé da Igreja, pertença da Fundação, e por isso não paga renda, carro e 2 ordenados.... Um de assistente social e outro de directora técnica e mais regalias que nem dá para contar- Mas o mais grave é que ela podia ter tudo isto e saber ser uma boa assistente social e directora técnica e não ter tornado a fundação numa em presa dela e do sr. oliveira, em que mais parece um autentico ambiente de tropa (dos tempos antigos) e de medo para os desgraçados de alguns funcionários. Por exemplo, uma empregada pelo facto de ter dado mais um prato de sopa a um utente, ela instaurou-lhe um processo disciplinar! E essa funcionária tem nome e vive entre nós, e contou-nos e... é verdade!
Qualquer pessoa que recorra sem meios financeiros, a resposta desta senhora é sempre: não estamos vocacionados para os pobres...!
Vamos a ver se isto dá uma volta de vez. Para mim em primeiro lugar era mudar a Direção (nomear as pessoas certas) e despedir a dra. teresa com justa causa, devido ao mau e grave desempenho das suas funções!
Se mudarem só a direção e ela se mantiver como directora técnica, vão ver que nada muda. Ela devia ir fazer mal as funções para outro lado e cuidar da velhice do sr. oliveira...
Consta que uma vez um grupo de senhoras lhe foi propor que diariamente fossem buscar o excedente da conida para o ir distribuir aos necessitados em vez de deitar no lixo e ela "mandou-as passear", dizendo que isso ia contra o tipo de funcionamento da casa. Todos os dias, contado pelas empregadas da cozinhas, quantidades grandes de comida para o lixo.... Como alguem foi para a comunicação social denunciar a situação na altura, sabem o que ela e ele decidiram? Comprar uma trituradora de comida, onde as empregadas deitavam diariamente os excedentes de comida e desaparecia e desaparece cano a baixo para o esgoto. O que é isto? Quanto gastaram nessa máquina? Isto porque tiveram medo que se visse ou fotografasse os nacos de carne e peixe que iam para o lixo em vez de serem dados aos mais carenciados da terra. Isso sim era muito boa ideia! Essas senhoras tentaram faze lo várias vezes e o resultado foi este!
E muito mais haveria para contar... fica para a próxima!
Acredito que a Fundação agora tome um rumo certo! O que se tornou publico penso que já é suficiente!
Veremos e tenhamos esperança...
Cumprimentos,

Anónimo disse...

Infelizmente para a população que a Fundação de há uns anos para cá deixou de "servir para ser servida". Isto é, em relação às valências de Creche, Jardim e ATL os Pais são cada vez mais penalizados nas prestações a pagar mensalmente pelos seus educandos e de ano para ano se verifica que o seriço é cada vez pior. As mensalidades pagas após o dia 8 são penalizadas em 50%, as valências fecham em Agosto quando vivemos numa zona balnear de emprego sazonal, as actividades ou visitas de estudo que antes não eram suportadas pelos Pais, hoje são todas pagas, como se já não bastasse o elevado valor das prestações. Os miúdos não têm a piscina que tanto adoravam utilizar no Verão, principalmente no mês de Agosto. O Carnaval é feito sem a motivação de alguns anos atrás, pareceu-me este ano algo apenas para cumprir calendário e nada mais. Contudo a Fundação é uma IPSS fundada com o objectivo de apoiar a população e para além do mais recebe valores da Segurança Social para as suas valências. É com desagrado que vejo que esta Direcção e a Assistente Social se limitem apenas na obtenção desvairada de lucros ao invês de manter um serviço/qualidade/preço. Neste momento aceitam crianças colocadas pela Seg. Social e CPCJ porque são forçosamente obrigados. Julgo que o objectivo destes senhores seria provalvelmente transformar esta instituição no Colégio de "Meninos de Bem" com valores incomportavéis para o são martinhense comum. Felizmente os meus filhos já não usufrem destes serviços e ainda utilizaram as valências numa altura em que se viam funcionários motivados e o serviço tinha como objectivo principalmente servir a populção e as crianças.

Anónimo disse...

Ai agora é que é desta! O casalinho de pombinhos vai perder o tacho...
Tou a falar do Sr. Oliveira e da menina dele, a Dra. Teresa. Estava-lhes a correr bem a vida, mas parece-me que vai acabar!
Outra coisa que me faz confusão é onde está o dinheiro das rendas que recebem dos muitos andares em Lisboa mensalmente? A Fundação deve de estar com imenso dinheiro no Banco, pois é apoiada pela Seg. Social.
Se alguem já viu algumas vez as contas que me diga...
Cá para mim nada sai cá para fora, e a Fundação é da população de são martinho, pois foi isso que o Sr. MFClérigo deixou no testamento!

Anónimo disse...

Não estou a gostar do andamento aqui dos comentários que certas pessoas utilizam cada vez mais para vir aqui "lavar a roupa suja".
Para a politica e para a vida privada das pessoas. Já soa a Mesquinhez

Ernesto Feliciano disse...

Neste espaço são sempre acolhidos comentários de expressão plural que signifiquem uma mais valia para a reflexão do que vai acontecendo em S. Martinho do Porto. Considero, contudo, pouco pertinentes os que não são assumidos pelos seus autores acrescido o facto de assumirem caracteristicas de "má-língua". Para reflexão, saliento o meu desagrado pelo que está a acontecer nesta noticia, não da minha responsabilidade, mas retirada da Imprensa local.

Anónimo disse...

Pois é, se dizer a verdade e relatar as verdades é "lavar roupa supa", então o que se passa? O anónimo se calhar não lhe convem "tocar" na Fundação ou então faz parte dos "Velhos do Restelo" ou, pior ainda tem algum interesse em que a situação se mantenha como está...Mas.... o pior é que tipo de interesse em querer calar a realidade?
Melhores cumprimentos,

Anónimo disse...

Obrigada, mais uma vez, por este blogue. Quanto a este post, penso que a própria notícia de jornal já era um pouco sensacionalista. Os pais têm todo o direito de se fazer ouvir e a Fundação a obrigação de lhes dar resposta, resolvendo os seus problemas ou explicando porque não pode fazê-lo. Daí ao título da notícia vai um passo ainda largo.

Quanto aos comentários aqui feitos têm tanto valor como qualquer carta anónima - nenhum.

Aquilo de que precisamos é de pessoas que exerçam os seus papéis activos de cidadãos. Só não erra quem nada faz.

Cumprimentos,
Filipa R

Anónimo disse...

Boa noite!

Muito se tem escrito e dito sobre a Fundação Manuel Francisco Clérigo nestes últimos anos.
Há coisas na gestão desta Instituição que envergonham a sua história e o seu fundador.
É pena que, a ser verdade o que se fala em S. Martinho, ninguém actue e deixe as coisas andarem ao sabor do vento.
Em todas estas questões, há que saber quem são os responsáveis, julgo que não é só os gestores e/ou a directora técnica como se tem falado neste blogue. A Junta de Freguesia, assim com a CMA e Governo Civil têm também uma palavra a dizer, pois são eles que nomeiam a direcção desta Instituição, e não vale andarem a empurrar a batata quente uns para os outros, há que assumir as responsabilidades, a bem de S. Martinho (embora para isso é preciso ter coragem e vontade, e ambas não abundam nestas paragens).
Infelizmente desta instituição também tenho uma notícia que, honestamente, e como Sãomartinheiro, me envergonha e julgo que também envergonharia o Fundador da Fundação MFC e que passo a contar:
Soube esta semana que um dos computadores da creche, que era habitualmente utilizado pelas crianças, está avariado há alguns meses. Como tal, algumas mães resolveram questionar a Fundação sobre esta questão e foi-lhes dito que a Instituição NÃO TINHA DINHEIRO para arranjar o computador.
Ora, como felizmente algumas pessoas não cruzam os braços, algumas mães vão-se juntar e fazer bolos para venda para angariar dinheiro para um computador novo.
Será possível?
Será possível, uma Instituição como esta, não ter dinheiro para arranjar este computador? E ainda por cima cobram 20% da mensalidade em Agosto, quando a instituição está fechada.
Hoje ouvi uma expressão que se encaixa como uma luva: “ Se o Manuel Francisco Clérigo voltasse à terra morreria de desgosto…”
A ser verdade é, no mínimo, vergonhosa esta situação…


Cumprimentos,
Rodrigo Neto

Anónimo disse...

Há um descontentamento generalizado por parte dos pais, funcionários e dos utentes em geral da Fundação e o anonimato muitas vezes tem de ser visto como uma forma das pessoas se protegerem, nomeadamente aqueles que lá trabalham e que têm medo de represálias da Drª Teresa. Por muito menos, foram levantados processos disciplinares e repreensões sem qualquer legalidade. E, os trabalhadores não podem recorrer à administração, porque o Sr. Presidente está feito com ela e os restantes fecham os olhos e fingem que nada veêm, dizendo que já deviam ter sido subsitituídos, porque o mandato deles há muito acabou. Quantos são os pais que conseguem por lá os filhos sem recurso económicos ? A ficha de inscrição nem sequer chega à administração e, depois dizem que tem de ser feita de novo, porque ao fim de 1 ano deixa de ter validade. Esta é uma instituição de solidariedade social e não uma instituição particular, portanto a sua gestão deve ser responsabilizada. São Martinho não pode continuar a admitir um Presidente da Administração que já perdeu a credibilidade e a razão e que se deixa manipular por uma sua subalterna, por razões que são públicas.

Anónimo disse...

Acho indecente uma instituição como a Fundação Manuel Francisco Clérigo encerrar durante o mês de Agosto, porque muitos pais não tiram férias nesse mês e não têm onde, nem com quem deixar os seus filhos, no meu entender não é uma acção coerente, o problema aqui passa por ser a única instituição em São Martiho. Já viram se os hospitais tb se lembrassem de fazer o mesmo o que seria de nós.
Acho que os funcionários podiam tirar férias individualmete ao longo do ano, isso sim era mais justo para todos.

Anónimo disse...

so tenho pena que a fundação tenha sido criada para ajudar os mais necessitados...e neste momento funcione apenas para os mais "abastados"...

Anónimo disse...

Em resposta aqueie sr ou sra qu e dizia ser indecente alguem vir para aqui lavar roupa suja faço uma chamada de atençao ...que só se vem lavar roupa suja se ela existir e se alguem, a andou a espalhar por aí ...ou nao????

PS: Nao sujem a vossa roupa para que nao tenha que ser lavada por aí.

Anónimo disse...

OLÁ boa noite amigos de S.MARTINHO então onde esta a vossa força falam falam e não fazem nada esperava mais de voçês pelos vistos vão aceitar tudo edeixar que os dois pombihos continuem a mandar na fundação como se nada fosse espero bem que não pois há coisas que e preciso esclarecer e se pararem agora nunca mais se resolve nada vou estar atento e se for preciso entro também para o grupo isto se precisarem é claro

Anónimo disse...

Anónimo diz:Hoje vou escrever,em relação ao comentário de 8 de Março.Quero esclarecer que não foi por uma empregada dar um prato de sopa a mais a um idoso que foi castigada, o castigo foi ,porque a empregada em questão estava a fazer o horário da noite na cozinha e como é costume há sempre sobras ela humanamente,em vez de deitar fora levava a uma familia carenciada e com problemas ,como não era do conhecimento das duas pessoas que estão há frente, e como naquela casa há muita maldade a empregada em questão foi descoberta por outra que dizia ser sua amiga, resultado levou um processo disciplinar, e cortaram 2dias de salário,que de certeza lhe fez bastante falta, sim, porque ela não tem 2 ordenados, epaga renda de casa,e tem familia Agora pergunto eu?Acham que estas pessoas que estão há frente desta instituição têm alguns sentimentos de humildade? Fica a pergunta?acrescento ainda que esta empregada dava as sobras que iam para o lixo e a sra.Doutora como lhe chamam levava da primeira sopa que saia da panela para o filho,Será que ela com 2 ordenados tinha necessidade? para acabar por hoje gostava que pensassem um pouco no FUNDADOR DESSA CASA ,POIS PASSOU MUITA FOME PARA DEIXAR ALGO PARA OS POBRES E NÃO PARA SE TRANSFORMAR NUMA EMPRESA,ONDE SÓ OS RICOS TÊM LUGAR. PRESTEM~LHE HOMENAGEM FAZENDO O BEM E CUMPRINDO A SUA VONTADE olhem ao vosso redor bem perto até, e vejam quantas pessoas precisam mesmo dessas sobras que todos os dias vão para o lixo.P.S.ESTAMOS A VIVER A SEMANA SANTA QUE DEUS VOS ILUMINE A SEREM MAIS HUMILDES,