sexta-feira, março 27, 2009

Quaresma e Semana Santa...


Têm inicio este sábado, dia 28 de Março, as cerimónias da Semana Santa, em São Martinho do Porto.
As celebrações decorrem até dia 12 de Abril, num programa marcado pelas cerimónias dos Passos do Senhor, do Domingo de Ramos e do Triduo Pascal.
Da programação destaca-se a Procissão dos Passos do Senhor e a Dramatização da descida da Cruz e Procissão do Enterro do Senhor.
No dia 28 de Março, pelas 21h30 está em exibição, no Salão dos Bombeiros, do filme “Paixão de Cristo e no dia 5 de Abril, pelas 18h o concerto musical.
A organização está a cargo da comissão organizadora constituída pela Câmara Municipal de Alcobaça, Junta de Freguesia de São Martinho do , Casa da Cultura José Bento da Silva e pela Paróquia de São Martinho do Porto.

Assembleia Geral do Concha Azul...

quinta-feira, março 26, 2009

Escola de São Martinho promove intercâmbio com Chipre...

Dois alunos, acompanhados por duas professoras, da Escola Básica 2,3 c/S de São Martinho do Porto, estiveram presentes no Fórum Europeu denominado “Europe is my Home”, que teve lugar em Limassol, Chipre entre os dias 5 e 9 de Março. Este fórum destinou-se ao debate de temas relacionados com os problemas ambientais que os diversos países da Europa enfrentam na actualidade.
A Escola Básica 2,3 com Secundário de São Martinho do Porto tem vindo a integrar, ao longo da última década diversos grupos de trabalho em parceria com escolas de outros países da União Europeia no âmbito do projecto Comenius. No biénio 2008/2010 está a desenvolver actividades de forma apresentar, em final de Março em Leipzig, Alemanha, um trabalho subordinado título geral Supporting Entrepreneurship in Schools and Sustainable Development in EU Regions (Sentsuder).
De referir que, na sequência destes projectos e encontros em que a Escola de São Martinho se encontrou envolvida em anos anteriores foram convidados dois alunos do secundário, por uma prestigiada escola de Chipre para participar num encontro em que apresentaram um trabalho por eles desenvolvido e que foi apresentado a alunos de vinte e três países Europeus. De cada um dos países foi escolhida uma escola para estar presente e, no caso português, a seleccionada pelos organizadores do evento foi a Escola de São Martinho do Porto.Os alunos José Pereira e João Frazão elaboraram um trabalho em que, apresentaram aos outros alunos e professores dos países presentes neste fórum, a beleza única da baía de S. Martinho, alguns dos principais problemas ambientais que a afectam e alguma das soluções até à data encontradas bem como algumas hipóteses de soluções para o futuro. Estes alunos apresentaram-se perante escolas que representavam cada um dos seus países e foram acolhidos por Paula Cavaleiro, em nome da Embaixada Portuguesa no Chipre.
Este foi o primeiro encontro oficial entre uma escola portuguesa e a Embaixada do nosso país, pois até à data não era do conhecimento das entidades portuguesas ali estabelecidas que existissem parcerias/contactos entre estabelecimentos de educação dos dois países.
Foi, portanto, possível actualizar as entidades relativamente a algumas das parcerias existentes, projectos futuros, bem como a disponibilidade que os jovens dinâmicos das escolas portuguesas, nomeadamente os que se encontravam presentes – os alunos da Escola de São Martinho do Porto – para participar em projectos futuros.
In www.jornaldascaldas.com

sábado, março 21, 2009

CDU volta a apostar em Rogério Raimundo para a CMA...


Rogério Raimundo foi indigitado, pela quarta vez, pela CDU de Alcobaça como candidato à Câmara Municipal de Alcobaça nas eleições autárquicas deste ano. Isabel Granada será, por sua vez, a cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal.

O mandatário da CDU para as Autárquicas, Basílio Martins, afirmou que as razões de aposta em Rogério Raimundo e Isabel Granada se prendem com a “qualidade humana e politica dos candidatos”.

“Os dois cabeças de lista são pessoas que já deram provas imensas de uma dedicação à causa pública e têm uma capacidade de intervenção e de diálogo que merece, por parte da CDU, uma nova aposta como candidatos”, afirmou.

Basílio Martins referiu ainda que o processo de escolha dos candidatos às Juntas de Freguesia já se iniciou há algum tempo mas irá intensificar-se a partir de agora já que se está a “cerca de seis meses” das eleições.

A apresentação de Rogério Raimundo como candidato à Câmara de Alcobaça e da deputada municipal Isabel Granada como candidata à Assembleia Municipal está marcada para o dia 2 de Abril.
.

quinta-feira, março 19, 2009

Ana Mafalda Ferreira é campeã nacional de sub-23...


A atleta de São Martinho, Ana Mafalda Ferreira, sagrou-se no passado domingo, campeã nacional de corta mato na categoria de sub-23.
A atleta colocou-se desde início na frente da corrida, controlando as iniciativas das possíveis candidatas à vitória final.
Numa prova de difícil percurso e com muito calor a não ajudar, Ana Mafalda Ferreira foi sempre resistindo às adversidades da prova com a distância de 8.000 metros, e acabou por vencer o seu 1.º título nacional de corta mato.
A atleta do Estreito, da Madeira, continua a dar cartas no panorama do atletismo nacional.

Classificação de Seniores e Sub 23 Femininos:
1ª Ines Monteiro 80SEN MCP 2 6 4 2
2ª Analia Rosa 76SEN MCP 2 6 5 2
3ª Ana Dias 74SEN CBF 2 7 0 6
4ª Sara Moreira 85SEN MCP 2 7 2 3
5ª Ana Dulce Felix 82SEN SCB 2 7 5 2
6ª Elisabete Lopes 75SEN MCP 2 8 2 1
7ª Filomena Costa 85SEN SCB 2 8 4 8
8ª Sara Pinho 81SEN SCP 2 9 0 2
9ª Carla Martinho 76SEN ADERCU 2 9 4 6
10ª Ercilia Machado 86SEN SCB 2 9 5 7
11ª Ana Ferreira 88S23 GDE 3 0 1 3
12ª Claudia Pereira 76SEN SCB 3 0 2 7
13ª Patricia Pereira 81SEN NAJ 3 0 3 0
14ª M Lurdes Pereira 83SEN SZRT 3 0 5 6
15ª Tania Ferreira 87S23 GJPB 3 1 1 3
16ª Solange Jesus 87S23 ADERCU 3 2 0 0
17ª Marcia Martins 83SEN ADERCU 3 2 2 7
18ª M Rosario Pais 81SEN ADERCU 3 2 2 8
19ª Sandra Filipa Dias 83SEN UDV 3 2 2 9
20ª Sara Carvalho 88S23 CDCC 3 2 4 3


Ana Branco condenada por agressão na forma simples...


A munícipe Ana Branco, levada a tribunal pelo presidente da Junta de freguesia de São Martinho do Porto, Manuel Antunes Pereira, por agressão numa reunião pública, foi condenada, na terça-feira, no Tribunal de Alcobaça, ao pagamento de uma indemnização, ao autarca, no valor de 750 euros e a 90 dias de multa, no valor de seis euros por dia.
A advogada de Manuel Antunes Pereira, Ana Montalvo, insatisfeita com a sentença, acredita que “na Relação a condenação seria agravada” mas, o autarca, que já ficou satisfeito com o facto de a
arguida não ter sido absolvida, ainda não decidiu se vai recorrer.
Ana Branco foi absolvida da acusação por ofensa à integridade física na forma qualificada e ondenada na forma simples, não tendo ficado provada perversidade no acto da agressão. O tribunal considerou ter havido um contexto de troca de palavras que favoreceram a agressão.
O tribunal considerou o valor da indemnização avançado pela defesa de Manuel Antunes Pereira (24 mil euros) “excessivo”.
In www.regiaodecister.pt

quarta-feira, março 18, 2009

Praia acessível...

O Projecto Praia Acessível/Praia para Todos nasceu de uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (CNCAEPD) e tem os seguintes objectivos:
a) Tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada, incentivando a aplicação do Decreto-Lei nº163/06, de 8 de Agosto;
b) Sensibilizar todas as pessoas, em especial as que intervenham como agentes e as que são utentes das praias como veraneantes, para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada;
c) Dar a conhecer às pessoas com deficiência e, de um modo geral, a todas as pessoas com mobilidade condicionada, com especial destaque para os idosos, as praias com acessibilidade e promovê-las, a nível nacional e internacional, como destino de férias;
d) Mobilizar, através das parcerias estabelecidas, as autarquias locais e os concessionários das praias para a necessidade de:
- promover a acessibilidade às praias criando ou melhorando rampas, estendendo passadeiras de acesso, instalando corrimãos, adaptando instalações sanitárias;
- disponibilizar cadeiras de rodas anfíbias (tiralós), canadianas anfíbias ou outros instrumentos auxiliares, tendo em vista a possibilidade das pessoas com mobilidade condicionada acederem à água e aí se banharem.

Este Projecto, que envolve zonas balneares costeiras e interiores designadas no âmbito do artigo 51º do Decreto-Lei nº 236/98, de 1 de Agosto, teve início em 2004 e terá continuidade, pelo menos, até 2009, na sequência da sua inscrição no 1º Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiências ou Incapacidade (PAIPDI), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 120/2006, de 31 de Agosto.

Neste instrumento orientador o Projecto figura como Medida de Reparação no âmbito da Estratégia "Promover mais Cultura mais Desporto e melhor Lazer", com um prazo de execução até 2009, e sob a responsabilidade conjunta dos seguintes Ministérios:
-Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS);
-Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR);
-Ministério da Defesa Nacional (MDN);
-Ministério da Economia e da Inovação (MEI).

Cabe ao Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., o seu acompanhamento técnico permanente.

Critérios definidos para a atribuição da bandeira "Praia acessível"
Para merecerem a designação de praias acessíveis, com direito ao galardão indicativo de acessibilidade total, há que satisfazer um conjunto de seis imperativos, designadamente:
-acesso pedonal;
-estacionamento ordenado;
-acesso à zona de banhos;
-passadeira no areal;
-sanitários adaptados;
-acesso ao posto de socorros .

Como factores facultativos consideram-se, ainda, o acesso a bares e restaurantes e a existência de apoios anfíbios para o banho.
.
Penso que S. Martinho tem todas as condições para ter este símbolo na sua praia já nesta época balnear.

sábado, março 14, 2009

José Acácio Barbosa é o candidato do PS à CMA...

A Comissão Política Concelhia de Alcobaça do Partido Socialista, reunida no dia 13 de Março, na sede concelhia, decidiu por ampla maioria indigitar a candidato à presidência da Camâra Municipal de Alcobaça o advogado José Acácio Barbosa e como candidato à presidência da Assembleia Municipal de Alcobaça José António Canha, actual presidente da Direcçao Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo e ex-vereador da Câmara Municipal de Alcobaça.

sexta-feira, março 13, 2009

Buracos e mais buracos...


Por causa do mau tempo, ou de obras, ou de reparações mal efectuadas, enfim, o certo é que os buracos são uma constante nas nossas vias.
Poderia fazer uma listagem das ruas da freguesia onde existem buracos quer na estrada e/ ou nos passeios.
Mas a lista era longa…
Sugiro um raciocínio no inverso e bem mais fácil:
Qual é a rua da freguesia que não tem buracos na estrada ou nos passeios?

Inês Brito 4ª classificada no nacional...


Inês Brito (Academia de Karaté de São Martinho do Porto) foi 4ª classificada no campeonato nacional de karaté, na prova de kumité, no escalão -50kg, prova que decorreu no passado sábado, em Fazendas de Almeirim.
Actual campeã regional Centro Norte neste peso e escalão, a atleta do concelho de Alcobaça não conseguiu subir ao pódio, mas obteve uma classificação positiva.
A Academia de Karaté de São Martinho do Porto, pertencente à Associação de Karaté Luso Francesa, contínua a ser orientada pelos treinadores de nível 1 e 3º Dan, Gonçalo Clérigo e José Sebastião.

Munícipe julgada por agressão a autarca...


Se na próxima terça-feira a munícipe Ana Branco for condenada por ofensa à integridade física qualificada, será que pagar ao presidente da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto uma indemnização no valor de 24 mil euros. É este o valor que Manuel Antunes Pereira exige pela bofetada que recebeu, durante uma reunião da Junta, em Dezembro de 2006.
Em sede de tribunal, Ana Branco admitiu que deu a bofetada ao presidente, após uma troca acesa de palavras.
Na passada quinta-feira, depois de se ouvir as testemunhas, decorreram as alegações finais.
A procuradora do Ministério Público pediu a condenação por um crime de ofensa à integridade física simples. Segundo Sandra Barbosa, a bofetada foi dada “num contexto de palavras. Não houve perversidade” no acto.
Já a advogada do presidente da Junta defendeu que Ana Branco agiu com agressividade e perversidade. “São comportamentos censurantes que não podemos de qualquer modo suavizar”, afirmou Ana Montalvo.
A advogada da arguida, Carla Rodeira, concordou com as alegações da procuradora do Ministério Público e referiu que o valor exigido pelos danos alegados causados é exagerado.
O episódio da bofetada ocorreu há pouco mais de dois anos, quando, durante uma reunião pública da Junta, Ana Branco pediu ao autarca explicações sobre pinos no cais, que dificultavam a passagem de embarcações.
Não agradada com a resposta de Manuel Antunes Pereira, Ana Branco disse que o presidente era incompetente e que devia demitir-se. Palavras que não agradaram ao autarca, que referiu Ana Branco estava a fazer uma “peixeirada”.
Após o diálogo pouco amistoso, a arguida Ana Branco desferiu uma bofetada no presidente da Junta.

Município lança cartão que dá descontos a seniores...


Os seniores do concelho de Alcobaça vão ter direito a descontos no acesso a alguns serviços da Autarquia, através do Cartão Sénior Municipal.

Numa primeira fase, os beneficiários vão ter direito a descontos nos espectáculos promovidos pela Câmara Municipal e nas facturas do consumo de água.
.
De futuro, o cartão sénior irá dar descontos nas taxas e licenças camarárias, em lojas do comércio tradicional e em farmácias aderentes, segundo explicou Alcina Gonçalves, vereadora da Acção Social.

Apesar de aprovada por unanimidade, na Câmara e na Assembleia Municipal , a medida não escapou às críticas do vereador da CDU, nomeadamente a idade mínima de acesso.
Rogério Raimundo lamenta que o Cartão Sénior não permita o acesso de pessoas carenciadas e com menos de 65 anos pois existem reformados com pensões baixas e que ainda não completaram os 65 anos de idade.

O vereador da CDU sugeriu, por seu lado, que a autarquia trabalhe em conjunto com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e Juntas de Freguesia na procura de respostas que minimizem as dificuldades dos mais idosos e desfavorecidos, dando como exemplo a constituição de brigadas que fizessem "pequenas reparações" nas habitações dos idosos que vivem isolados.

O PS também aprovou, por seu lado, o cartão sénior por entender que se está a ajudar quem mais precisa.

O cartão sénior estará, dentro de pouco tempo, disponível aos munícipes, residentes em Alcobaça, que tenham mais de 65 anos e aufiram de um rendimento inferior ao salário mínimo.

In www.cister.fm

Francisco Nunes Elyseu: o Professor que fazia de escola...


Todos os dias, fizesse chuva ou sol, Francisco Nunes Elyseu partia de sua casa em Alcobaça em direcção a São Martinho do Porto. A bicicleta era o seu único companheiro de viagem.

Partia com um único propósito: dar aulas no Colégio José Bento da Silva, nome do comendador que legou à vila o estabelecimento de ensino. No terreno, Francisco Nunes Elyseu mantinha a luta de dar continuidade ao Ensino Secundário Liceal, quando na região, durante vários séculos, apenas as sedes de distrito o possuíam.

Francisco Nunes Elyseu nasceu na freguesia de Alcobaça em 1874 e faleceu, em Lisboa, em 1965, depois de uma vida dedicada aos outros e à terra que adoptou como sua, São Martinho do Porto.

O professor foi sempre um homem determinado. Com apenas 19, enquanto estudante, decidiu, voluntariamente, assentar praça no Regimento de Cavalaria nº 9, em Alcobaça. Mais tarde, passou pelo Regimento de Cavalaria nº2 - Lanceiros de D’El Rei.

Durante o serviço militar, Francisco Nunes Elyseu frequentou a Escola Politécnica e o Instituto Industrial e Comercial de Lisboa.

Com pouco mais de 20 anos, o “mestre de sucessivas gerações”, como muitos o chamam sentiu a necessidade de ensinar e partilhar os seus conhecimentos. Fê-lo sempre de coração aberto e de livre e espontânea vontade.

O professor Elyseu possibilitou a muitos jovens a continuidade da actividade escolar para além da quarta classe.

Para além da batalha diária de manter o Ensino Secundário Liceal em São Martinho, Francisco Nunes Elyseu, durante a sua docência, leccionou sozinho no Colégio José Bento da Silva. A seu cargo teve várias dezenas de alunos e disciplinas, do 1º ao 7º ano do liceu, mas ainda assim nunca baixou os braços ou sentiu-se desamparado.

Inicialmente, o seu objectivo era ministrar Cursos de Pilotagem, mas a realidade era outra. A terra apresentava fortes carências de instrução.

Anos depois, optou por fixar residência em São Martinho do Porto. A 29 de Outubro de 1898, o docente, com apenas 24 anos e já casado, recebeu do Ministério do Reino - Direcção Geral de Instrução Pública, o diploma que lhe permitia exercer as funções de professor particular do ensino secundário. Estava, assim, criado o Ensino Secundário na vila. A partir desta data, o professor Elyseu trabalhou arduamente para preservar este grau de ensino na região. 35 anos depois, a Inspecção Geral do Ensino Particular atribuiu-lhe o diploma de director, pelos serviços e dedicação prestada àquele estabelecimento de ensino.

Sozinho, leccionou todas as disciplinas do currículo liceal e, para além disso, acompanhou os alunos nos exames efectuados no Liceu Rodrigues Lobo, em Leiria. Os resultados foram sempre exemplares e, por isso, elogiado pelos professores-examinadores daquele estabelecimento de ensino.

O mérito de Francisco Nunes Elyseu não se fica por aqui. Aos 69 anos, ainda dava aulas. Foi com esta idade que viu o trabalho de uma vida agraciado com o Grau de Oficial da ordem de Instrução Pública.

Pela sua dedicação ao ensino, ainda em vida, a rua que serve de entrada ao Colégio José Bento da Silva recebeu o seu nome, por proposta do então presidente da Junta de Turismo da vila de São Martinho.

Durante meio século, o “mestre de sucessivas gerações” possibilitou a muitos jovens a actividade educativa. Em troca, apenas exigia que os alunos fossem educados, estudassem e tivessem uma boa vida. Foi graças a Francisco Nunes Elyseu que muitos filhos da terra prosseguiram os estudos.

In www.regiaodecister.pt

sexta-feira, março 06, 2009

Pinheiros plantados na marginal...

Foram finalmente plantadas esta semana, na marginal de São Martinho do Porto, árvores ao longo do paredão.
Os pinheiros foram preencher os espaços, há algum tempo deixados, aquando das obras de requalificação urbana e satisfazer um pormenor de acabamento muito aguardado pelos munícipes e entidades locais.

Fundação envolta em polémica...


O encerramento das valências de creche, jardim-de-infância e ATL da Fundação Manuel Francisco Clérigo de São Martinho do Porto, durante o mês de Agosto, está a deixar vários pais e encarregados de educação “insatisfeitos”.
Através de um e-mail, os “Amigos de São Martinho do Porto”, que preferem não dar a cara em público, insurgem-se contra o funcionamento daquela instituição. O grupo lamenta que, pelo segundo ano consecutivo, a Fundação encerre. São Martinho “situa-se numa zona balnear e é precisamente durante o mês de Agosto que os pais das crianças têm de trabalhar mais”, pode ler-se na mensagem de correio electrónico.
No ano passado, face ao encerramento dos serviços da Fundação, os encarregados de educação tiveram que recorrer aos serviços de outras instituições, bem como a amas ou familiares. Houve casos em que um dos pais “teve de deixar de trabalhar por não ter onde deixar as crianças, perdendo-se assim o conceito de férias em família”, pode ler-se no documento enviado a vários órgão de comunicação social. A Fundação Manuel Francisco Clérigo, de acordo com os “Amigos de São Martinho do Porto”, cobra 20% do valor da mensalidade “para que no mês seguinte, em Setembro, as crianças tenham vaga”. Um pagamento “descabido”, segundo aquele grupo, já que “obriga a um grande esforço no orçamento das famílias durante o mês de Agosto”, num momento “em que tanto se fala de crise”.
Em Outubro, do ano passado circulou na vila um abaixo--assinado contra o encerramento da instituição no mês de Agosto. Foram cem as pessoas que se manifestaram contra o não funcionamento da Fundação naquele período. Tudo leva a crer, porém, que as assinaturas não foram suficientes para demover a vontade do Conselho de Administração.
O documento foi encaminhado, a 18 de Novembro do ano passado, pela Junta de Freguesia para a Câmara de Alcobaça, Segurança Social e Governo Civil de Leiria. Mas até ao momento ainda não receberam qualquer resposta. Apesar dos contactos, não foi possível ouvir, até ao fecho desta edição, o presidente do Conselho de Administração da Fundação Manuel Francisco Clérigo.
In www.regiaocister.pt

Época balnear já está definida...


Foi publicada no Diário da República a portaria que determina que a época balnear é fixada de 1 de Junho a 15 de Setembro no município de Alcobaça, para as praias de São Martinho de Porto, Paredes da Vitória, Pedra do Ouro e Polvoeira, e de 15 de Junho a 1 de Setembro para as praias de Água de Madeiros e Légua, de 15 de Junho a 15 de Setembro nos municípios de Torres Vedras e Lourinhã e de 1 de Junho a 15 de Setembro nos municípios da Marinha Grande e Caldas da Rainha.
À época balnear aplica-se legislação diferenciada, disponibilização de meios de segurança específicos e licenciamento específico de actividades turísticas, comerciais e recreativas.

Marinha fez exercício de combate à poluição...



A Marinha/Autoridade Marítima Nacional realizou na passada quarta-feira, 4 de Março, na praia e na Baía de S. Martinho do Porto, um exercício de combate à poluição do mar por hidrocarbonetos, baptizado de “Concha 2009″, no qual simulou a contenção e a recolha do combustível derramado de um navio, que se assume ter encalhado perto da embocadura daquela baía, e vários aspectos de limpeza da praia afectada pelo derrame.
O exercício “Concha 2009″ enquadra-se no Plano Mar Limpo - plano nacional de contingência em caso de incidente de poluição em espaços marítimos sob jurisdição de Portugal - e visa treinar os meios da Marinha/Autoridade Marítima Nacional na contenção e recolha de hidrocarbonetos em espaços marítimos restritos, e a mobilização e a actuação em terra, em coordenação com as autoridades locais.
Desenvolveu-se no 3º grau de prontidão do Plano Mar Limpo e foi dirigido pelo Capitão de Porto da Nazaré com os meios humanos e materiais da sua capitania, e com o apoio em pessoal e em material do Departamento Marítimo do Centro, da Capitania do Porto de Peniche e do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos.
Colaboram ainda no exercício “Concha 2009″, com meios materiais e equipas de intervenção, no âmbito das suas atribuições e das valências de que dispõem, a Câmara Municipal de Alcobaça, e em especial o seu Serviço Municipal de Protecção Civil, a Junta de Freguesia de S. Martinho do Porto, e os Bombeiros Voluntários da Nazaré, de Pataias e de S. Martinho do Porto.

Alcobaça avança com quartel para Destacamento da GNR...

A Câmara de Alcobaça vai avançar com a construção de um quartel que servirá de sede ao destacamento da GNR de Alcobaça, criado em Diário da República a 6 de Novembro de 2007, mas que ainda não é uma realidade, devido à falta de condições do actual posto da guarda alcobacense.
O edifício será instalado num terreno cedido pela autarquia na zona da Quinta das Freiras, junto à Escola Profissional de Agricultura de Alcobaça, e a sua construção será custeado pela própria Câmara, que depois será ressarcida pela Direcção-Geral de Infra-Estruturas e Equipamentos (DGIE).
As condições em que a empreitada será levada a cabo estão firmadas num protocolo assinado entre a autarquia alcobacense, GNR e DGIE no passado dia 25 de Fevereiro, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Administração Interna, Rui Sá Gomes, e que teve lugar Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Reclamado há muito tempo pela autarquia, o destacamento da GNR de Alcobaça vai agrupar os postos de Alcobaça, Benedita, Pataias, S. martinho do porto e Alcobaça, que saem da alçada do destacamento das Caldas da Rainha. Actualmente a área de actuação do destacamento caldense estende-se pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche.