quinta-feira, novembro 02, 2006


Aquando as autárquicas de 2001, insistiram comigo para concorrer à Junta de Freguesia. Nunca tinha pensado nisso e apesar de vários terem sido os apelos … não aceitei.
No entanto, o chamamento ao serviço à minha terra cresceu cada vez mais.
Em 2005 o convite foi reformulado e a pressão aumentou. Ouvi, ouvi… o chamamento cresceu …
Foi um mês difícil… de reflexões, de conversas. A certa altura, um só pensamento prevalecia: o mais importante é São Martinho do Porto.
Curiosamente surgiram convites de várias facções políticas.
Independentemente da cor política que estivesse nos meus cartazes, importava sim construir um projecto para a freguesia de São Martinho e para os seus cidadãos.
A lista do PSD, no meu entender, não oferecia assim como continua a não oferecer, as soluções ou o caminho rumo ao Futuro. Era só mais do mesmo.
Aceitei o desafio!
Formou-se uma lista PS como alternativa ao que existia na freguesia mas, com a condição de não haver interferência partidária. E assim aconteceu…
Muitas foram as pessoas que nos apoiaram E que se quiseram associar a esta lista. A nossa lista integrava 101 pessoas. Facto único na nossa freguesia, no concelho e atrevo-me a dizer no país. Uma lista candidata a uma freguesia com cerca de 2300 eleitores foi composta por 101 pessoas!
Eram 101 razões para votarem em nós.
Formámos grupos de trabalho, elaborámos os programas, visitámos toda a freguesia e identificamos as suas necessidades e potencialidades. Fizemos vários convívios, onde expusemos as nossas convicções e ouvimos a população.
Foi uma campanha com poucos recursos económicos mas feita numa perspectiva positiva. Organizámos convívios, debates.
Havia uma outra lista… com muitos recursos económicos, com a actuação de artistas de renome nacional, com muitos artigos de campanha a serem dados!
A Onda quis realmente fazer a mudança servindo de modelo, de exemplo. Mas… não foi conseguido por 35 pessoas!!! Foram 35 pessoas que não quiseram a mudança.
Ainda hoje algumas pessoas comentam a estranheza dos resultados. Estivemos na altura e estamos agora para dar continuidade ao serviço a que fomos chamados… por São Martinho e pelas pessoas de São Martinho.

Sem comentários: