quinta-feira, novembro 30, 2006


PSP de S. M. do Porto apontada como uma das “condenadas”


O Governo pode estar a preparar-se para fechar os postos territoriais da GNR com menos de 12 efectivos e as esquadras da PSP com menos de 20, acatando, assim, o relatório final da consultora Accenture.

Segundo o projecto, encomendado pelo Ministério da Administração Interna (MAI), estão nesta situação 22% (108) dos postos territoriais da GNR e 18% (37) das esquadras genéricas da PSP.

As propostas da consultora deverão definir a reestruturação das forças de segurança, um dos objectivos do ministro António Costa até ao início do próximo ano.

A esquadra da PSP de São Martinho do Porto, em Alcobaça, tem sido apontada como uma das “condenadas” ao encerramento no futuro reordenamento administrativo do país, mas a Câmara (CMA) continua a afirmar que desconhece, oficialmente, as intenções do Ministro António Costa com quem conta reunir em breve sobre este assunto.
In www.cister.fm

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma vez cabe á população de S. Martinho do Porto estar alerta para que tal não venha a concretizar-se.
esta politica governamental de redução de despesas não pode vir a pôr em risco a segurança das populações.
Se é verdade que este posto terá menos de 12 efectivos e a população durante a maior parte do ano é inferior a 3.000 habitantes, não é menos verdade que nos meses de verão este numero cresce drásticamente para valores aproximados a 50/60.000 habitantes.
Alem de tudo o mais interessa realçar que sendo S. Martinho do Porto uma terra eminentemente turistica, as habitações que em maior numero pertencem a essa população flutuante que nos visita no verão e aqui passa as suas férias, ficam por cá completamente fechadas e ao dispôr de qualquer bando menos bem intencionado.
Importa realçar desta forma, a importância que este posto de policia representa para S. Martinho do Porto pelas razões óbvias, e porque esta terra não merece que a pouco e pouco a venham mutilando disfarçadamente a pretexto das mais diversas razões que só a alguns interessam, vá-se lá saber porquê.
Força s. martinho, alerta como sei que sois capazes.
Não ao encerramento dos CTT, nem do posto da PSP.
Só falta um dia destes virem encerrar aquele primeiro andar que tem servido, mal, de Centro de Saúde a esta população, independentemente das promessas que nos vão fazendo de quatro em quatro anos.
Alerta pois.

Ernesto Feliciano disse...

Logo que se ouviu falar nesta eventualidade (Julho), solicitámos uma reunião de urgência com o executivo da Junta.
Por nossa iniciativa acordou-se, entre outras medidas, fazer um abaixo assinado. No verão conseguiriam-se milhares de assinaturas.
A Junta ficou incumbida da missão organizativa.
Desconhece-se até à data quantas assinaturas foram conseguidas.
Também por nossa iniciativa, o nosso grupo formulou na Assembleia de Freguesia de 29 de Setembro uma noção para a continuidade da PSP, alargando a sua área de actuação à Serra dos Mangues, Venda Nova, Bom Jesus e Vale do Paraíso (ver post).
A moção foi aprovada por unanimidade.

Anónimo disse...

Sejamos realistas... a Policia faz falta? Sim... mas... não nos moldes em que a vemos funcionar, i. é, no Verão de 2006 vimos por algumas raras vezes efectivos, "estagiários" armados de coldre e cães... pergunto-me para quê? a rua onde moro é escura paralela à marginal perto dos bares nocturnos, sou incomodado diáriamente, no Verão, e ao fim-de-semana, no Inverno, com a balburdia e desacatos de quem frequenta estes bares, grande parte, senão, na sua maioria, menores, que resolvem às 3h, 4h até às 7h da manhã, deambularem pela rua ou dentro de carros com a música em altos "berros".
Por vezes os moradores, vêem-se obrigados a levantar de suas camas, abrir as janelas e mandar calar, sendo muitas vezes insultados e os seus carros danificados.
Ora, todos nós sabemos que no Verão os "meninos de bem" não podem ser incomodados porque são os filhos do "Sr Dr. Tal", ou do "Sr Advogado Tal" e que logo que são chamados à razão estes fedelhos ameaçam com os papás, que para agravar a situação, os incobrem e dizem "amén" a todas as suas faltas de educação e marginalidades, pois, os mesmos estam de férias e não querem ser incomodados. Vimos míudos em bando alcoolizados, junto à praia, sem que à nossa vista, seja feita qualquer tentativa para que isto não aconteça. Vimos, durante a noiteda noite, míudos com roupas escondidas debaixo da sua própria roupa, que roubaram dos estendais e vimos o carro de patrulha a passar paralelamente à nossa sem que tome a iniciativa de voltar atrás para ver o que se passa.
Pergunto-me porquê? Provalvelmente porque os efectivos já estão cá há tantos anos que já conhecem demasiado bem o nome dos "Srs. Doutores"? ou porque já estão de tal forma acomodados ao lugar que já tudo lhes passa ao lado? ou porque é muito mais interessante multar o "pessoal" que não tem estacionamento junto ao Mercado e que, indevidamente e a transgredir, deixa o carro estacionado sobre o passeio?
Concordo que a Policia faz falta mas não desta forma tão passiva como temos observado ao longo destes anos, talvez esteja na altura de se ponderar e procurar novas formas de intervir para que em próximos fins de semana e Verões, não se voltem a repetir as mesmas e contantes situações de agressões voluntárias a tudo e a todos por parte destes pequenos grandes marginais.
Isto tudo para não falar de outro ponto que todos sabem que existe mas que não convém falar... a droga e o seu submundo, pois é mais fácil enterrar a cabeça como a avestruz e "fazer de conta" que nada se vê.

Companhia da Baía